Fórum WMO: Mudar Do Windows Para Linux - Fórum WMO

Ir para

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder
  • Ícone  Compartilhar

Mudar Do Windows Para Linux

#1 Membro offline   ThinkBrunus 

• Normal
  • Ícone
  • Grupo: Usuários
  • Cadastrado: 14/02/2007
Pontos: 0
Neutral

Postou 27/12/2009, 10:44

Bem-haja a todos!

Sou utilizador de Windows à algum tempo, recentemente a utilizar o Win7, estou disposto a começar a utilizar o Linux. Esta mudança é com base nos "blue sreens" (embora aconteçam raramente), antivirus e em especial vontade de aderir a uma comunidade opensource como o Linux.

O meu trabalho é mais especifico no desenvolvimento de sites e outras aplicações web, não sou expert e sim curioso, dedicando-me especialmente ao PHP, javascript, ajax, MySQL, entre outros que uso ocasionalmente. Também utilizo o Adobe Photoshop, o Ilustractor, o Dreamweaver e o WampServer para complementar o desenvolvimento de sites.

A minha dúvida que condiciona a mudança é, se consigo continuar a fazer o mesmo trabalho (mesmo que seja com aplicações diferentes) que faço actualmente face ás aplicações/tecnologias referidas? E quanto à sincronização do Outlook 2007 utilizando para tal o Nokia PC Suite, conseguirei alternativa para manter a sincronização, mesmo o utilizando o Thunderbird? (Ou outra solução que recomendem).

Gostaria de saber a opinião de utilizadores do Linux, e o que me poderão recomendar. Desde já obrigado!
0

#2 Membro offline   gaguinho 

• Yankes, go Rome!
  • Ícone
  • Cadastrado: 31/05/2005
  • Localidade:Longe demais
Pontos: 32
Excellent

Postou 28/12/2009, 17:50

não sou o mais adequado para responder sua questão, estou na fase parecida, buscando conhecer o Linux. Até por estar sem paciência mais pro Windows.
Dos programas que você citou talvez não haja um similar no linux, especialmente pro Photoshop.
Mas posso te dar uma dica. Teste o Linux antes de uma mudança definitiva. Ou, melhor, use ambos.
Eu comecei testando via Virtual Box. Mas não é muito legal assim.
Daí fiz uma instalação do Fedora num pendrive, existe um programa que cria isso. E volta e meia plugo o pendrive e vou mexer um pouco no Linux. Até o momento é só namoro :)
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação
0

#3 Membro offline   ThinkBrunus 

• Normal
  • Ícone
Neutral

Postou 29/12/2009, 18:54

Instalei o Fedora e já me arrependi, não porque tenha algum defeito, mas porque tenho trabalho dependente e a adaptação ao linux não seja compatível com o tempo/trabalho.

Também estou um pouco cansado do Windows, dai a vontade de mudar.

Vou seguir os teus passos e começar a namorar o linux aos poucos.

Obrigado pela opinião!
0

#4 Membro offline   beto 

• Doutor
  • Ícone
  • Grupo: Ex-Admins
  • Cadastrado: 22/06/2007
Pontos: 14

Postou 30/12/2009, 11:12

vc pode dar uma olhada nesse topico: http://forum.wmonlin...usa-e-o-porque/

tem algumas opinoes diferentes sobre os três sistemas operacionais mais conhecidos: Windows, Linux e Mac OS.

(y)
twitter: @robertorcezar
0

#5 Membro offline   Paulo Freitas 

• ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××
  • Ícone
  • Grupo: Ex-Admins
  • Cadastrado: 12/09/2004
  • Localidade:Campinas - SP
Neutral

Postou 30/12/2009, 12:23

Ver postThinkBrunus, em 27/12/2009, 11:44, disse:

O meu trabalho é mais especifico no desenvolvimento de sites e outras aplicações web, não sou expert e sim curioso, dedicando-me especialmente ao PHP, javascript, ajax, MySQL, entre outros que uso ocasionalmente. Também utilizo o Adobe Photoshop, o Ilustractor, o Dreamweaver e o WampServer para complementar o desenvolvimento de sites.

Como ambiente de programação o Linux sem dúvidas é a melhor opção, seguido do Mac OS X por ser quase a mesma coisa. Windows só serve para programar para linguagens da Microsoft. E só.
No lugar do WampServer você tem o LAMPP, que é a versão Linux do XAMPP, que também possui versões para Windows, Mac OS X e Solaris.
Quanto aos aplicativos da Adobe, este é um pequeno problema. No teu caso você se adaptaria melhor com o Mac OS X. No Linux você até consegue rodar os aplicativos da Adobe via Wine, mas dependendo da versão em uso não é a mesma coisa. Seguem as documentações:

Eis o problema: você tem um nível de qualidade de suporte diferente para cada aplicação. Isso via Wine.

Você ainda pode utilizar os aplicativos da Adobe via máquina virtual em seamless mode (tanto no VirtualBox como no VMWare), algo assim:

Arquivo anexado  seamless.png (118K)
Número de downloads: 4
Rodando o Windows 7 no VirtualBox em seamless mode dentro do Ubuntu.

Quanto melhor for o teu hardware, melhor será tua experiência. Perceba também que é possível tanto compartilhar diretórios da máquina virtual pra máquina hospedeira como o inverso disso. :)

Mas vale lembrar também que você possui as alternativas livres. No caso do Photoshop, temos o Gimp, o Gimpshot, o Cinepaint, o Krita, etc. Para o Illustrator temos o Xara, o Inkscape, o Skencil, dentre outros. Quanto ao Dreamweaver temos o Quanta Plus, o Aptana, o Bluefish, o KompoZer, dentre inúmeros outros editores - eu mesmo utilizo o gedit (padrão do GNOME) com vários plugins que fazem dele um super editor inigualável.

A minha dúvida que condiciona a mudança é, se consigo continuar a fazer o mesmo trabalho (mesmo que seja com aplicações diferentes) que faço actualmente face ás aplicações/tecnologias referidas?

Conseguir consegue sim, mas como toda adaptação requer tempo.

E quanto à sincronização do Outlook 2007 utilizando para tal o Nokia PC Suite, conseguirei alternativa para manter a sincronização, mesmo o utilizando o Thunderbird? (Ou outra solução que recomendem).

Pelo que vi não existe compatibilidade com o Thunderbird, mas isto é uma limitação do software da Nokia: http://en.wikipedia....ite#Limitations

[]’s Até mais
0

#6 Membro offline   ThinkBrunus 

• Normal
  • Ícone
Neutral

Postou 30/12/2009, 17:00

Obrigado pelas opiniões, diga-se que foram muito esclarecedoras!

Já optei por manter-me (como antes do Win7) no WinXP e instalar separadamente o Linux Ubunto, pois até adaptar-me irá levar algum tempo, mas estou certo que valerá o apena!
0

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)