Jump to content


Photo
- - - - -

Atrair Visitantes Para O Fórum?


  • Faça o login para participar
8 replies to this topic

#1 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 29/05/2009, 14:19

Olá!

Sou um dos administradores do MessBrasil, um dos maiores sites sobre o Messenger da Microsoft no Brasil.

É sabido que graaande parte dos nossos usuários são pessoas novas e sem muito contato TÉCNICO com o computador...
Por isso que muitas vezes essas pessoas têm várias dúvidas sobre um monte de coisas, possuem uma ÓTIMA ferramentas para suporte (que é o Invision Board) e não sabem desfrutar desta corretamente.

Eu tenho um ótimo número de usuários registrados.. mas o número de usuários ativos é bem abaixo do esperado:

http://forum.messbrasil.com.br

Antigamente tínhamos um ótimo fórum, com membros fiéis e bastante ativos... o problema é que tivemos inúmeros problemas com o sistema... por várias vezes enfretamos problemas com servidores, bugs, patrocinadores e nesse tempo tivemos idas e vindas do fórum... e acabou que todos os bons usuários ficaram só na história. :/

Mesmo sabendo que a grande maioria dos que entendem um pouco e sabem o que significa um fórum, vai lá só para tirar dúvidas e não voltam nem pra agradecer, queria uma maneira de poder trazer novamente membros que sejam utilizadores frequentes do sistema...

Alguém com uma boa ideia em mente? :P

A primeira ideia que tive foi a criação de uma campanha que estimulasse a participação dos usuários.. provavelmente ela será posta em prática dentro de alguns dias no fórum.. mas não resolve o principal problema.. que é o desconhecimento da ferramenta pela maioria dos usuários... queria despertar o instinto de ajuda nesses usuários novos.. que eles resolvam os seus problemas e ajudem no problema dos outros.. entendeu?

É isso...

[]'s !
Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#2 helioth

helioth

    Projeção A

  • Usuários
  • 683 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Mauá city - ABC - SP

Posted 29/05/2009, 20:56

Bom isso é uma grande questão em um fórum hoje em dia, para atrair visitantes tem que ter uma boa equipe, ou melhor, pessoas dispostas a ajudar com precisão e velocidade, pois é o que manda na web atualmente.
Lembrando que o fórum de discussão é uma ferramenta para um site que aborda um determinado assunto. É indispensável que o site que tenha essa ferramenta tenha também um bom movimento em acessos, assim poderá ter um bom uso para essa ferramenta.

Concluindo meu raciocínio, acho que para o sucesso de um fórum precisa ter primeiro um sucesso do site principal.

(y)
Fórum WMO - Equipe de Design - Monitor
Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.
Posted Image

#3 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 29/05/2009, 21:21

No caso do site principal há ótimas médias.. o fórum contraria muito as estatísticas.. Talvez por todos os usuários se acostumarem com essa situação de não entenderem NADA do fórum.. :S
Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#4 helioth

helioth

    Projeção A

  • Usuários
  • 683 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Mauá city - ABC - SP

Posted 29/05/2009, 22:26

Bom agora que eu vi o seguimento do seu site, realmente é complicado isso, será extremamente díficil.
Faça um tutorial explicando e destacando no site principal e coloque também na comunidade no orkut e no próprio fórum da mess.
De preferência em video.... (ok2)

Infelizmente o tipo de usúario de seu site é o mais leigo de todos em relação a como usufruir dessas ferramentas.
Você lida com usuarios que adiciona centenas de comunidades no orkut só porque gosta do nome da comunidade... <_<

Em outras palavras o usúario vai ter extrema dificuldade em criar um simples tópico.
Fórum WMO - Equipe de Design - Monitor
Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.
Posted Image

#5 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 30/05/2009, 12:29

Bom agora que eu vi o seguimento do seu site, realmente é complicado isso, será extremamente díficil.
Faça um tutorial explicando e destacando no site principal e coloque também na comunidade no orkut e no próprio fórum da mess.
De preferência em video.... (ok2)

Infelizmente o tipo de usúario de seu site é o mais leigo de todos em relação a como usufruir dessas ferramentas.
Você lida com usuarios que adiciona centenas de comunidades no orkut só porque gosta do nome da comunidade... <_<

Em outras palavras o usúario vai ter extrema dificuldade em criar um simples tópico.


Disse tudo... na verdade eu nem entendo como tem gente que consegue se virar ali sem entender nada, rs!
Nós temos uma comunidade no Orkut, tem bastante registro.. to pensando em bloquear a criação de tópicos e colocar assim no 'about' da comu: para tirar dúvidas sobre messenger, utilize o fórum...

Como seria esse tutorial em vídeo q vc falou? Seria explicando o uso do fórum???

[]'s !
Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#6 helioth

helioth

    Projeção A

  • Usuários
  • 683 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Mauá city - ABC - SP

Posted 30/05/2009, 20:40

Sim, explicando o básico.
O que acontece com esses usuários é muitas vezes a preguiça de ler, então não vai funcionar muito um tutorial de texto e imagens. Diferentimente de video, que muitas vezes o cara espera carregar e vai vendo outras coisas, depois é só assistir e já era.
Acho que para esse público funciona mais um tutorial de video e audio mesmo... ;)

Existe vários softwares que capturam a tela do computador e gravam o audio, inclusive os free,.... Dá uma procurada no baixaki que tu acha... :P
Fórum WMO - Equipe de Design - Monitor
Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.
Posted Image

#7 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 31/05/2009, 12:36

Eu vejo dois tipos de interesse nesse tipo de site/ajuda...

Existem os que querem ajudar e tirar lucro $ com isso.... e existem os que querem ajudar e só ajudar...

Pros que querem ajudar e ter lucro em cima disso, sem duvida o lucro é a "meta" desse tipo de pessoa, sendo assim, com sites, foruns e etc, ele tem que investir para lucrar com prograpanda ou venda de algum produto (o alvo do cara é lucrar...)

Pros que tem intento de ajudar por simplismente serem boas pessoas, acredito que não se importaria em ajudar no orkut, ajudar nos foruns, ou quaisquer ferramentas que sejam, já que a intensão é apenas ajudar.. a ferramenta não importaria... nem o numero de visitas/usuarios/cadastros na ferramenta de ajuda


Eu acredito que voce primeiro deve buscar saber como voce quer ajudar, se é com lucro, ou sem lucro.... (claro, voce pode ajudar lucrando apenas o que cobre os gastos e se for generoso fará concursos com premios, estes comprados com dinheiro do que sobrou dos lucros após cobrir as dispesas "hospedagem, dominio.. etc" )

Eu acho que a combinação melhor que existe é a que a pessoa repassa os lucros do site para os visitantes em uma forma que alem de premiar o visitante, promove o site atraindo ainda mais visitantes... mas tudo isso exige muito tempo em cima da empreitada e pra isso seria necessario uma equipe com o mesmo pensamento...
Estas promoções poderiam ser feitas no forum de alguma maneira... e a divulgação poderia ser feita onde os usuários mais vão.. yourgut e no site..
Acredito que assim as visitas do forum seriam mais significativas..

A respeito do usuário não saber como usar a ferramenta, já que é IPB voce pode criar infinidades de maneiras para mostrar ao usuario como fazer, no proprio forum mesmo. (ex . um topico escrito, explicando como usar o forum).. já seria alguma coisa
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador

#8 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 02/06/2009, 22:25

@ helioth:

Tua ideia foi bem interessante... vou implementá-la.. ;)
OBRIGADO !

@ CswargameS:

Eu não sei se vc se referiu a mim quando disse que tem pessoas que ajudam pra lucrar..
Se tiver se referido a mim, eu discordo.. os anúncios são as fontes de rendas do site... a manutenção deste, depende diretamente dos anúncios.

Pros que tem intento de ajudar por simplismente serem boas pessoas, acredito que não se importaria em ajudar no orkut, ajudar nos foruns, ou quaisquer ferramentas que sejam, já que a intensão é apenas ajudar.. a ferramenta não importaria... nem o numero de visitas/usuarios/cadastros na ferramenta de ajuda

O problema é que os usuários tendo a possibilidade de postarem no orkut, tornaria o fórum completamente inútil.
Acho que uma das saídas seria limitar o suporte aos usuários exclusivamente ao fórum.

Eu acredito que voce primeiro deve buscar saber como voce quer ajudar, se é com lucro, ou sem lucro.... (claro, voce pode ajudar lucrando apenas o que cobre os gastos e se for generoso fará concursos com premios, estes comprados com dinheiro do que sobrou dos lucros após cobrir as dispesas "hospedagem, dominio.. etc" )

Eu acho que a combinação melhor que existe é a que a pessoa repassa os lucros do site para os visitantes em uma forma que alem de premiar o visitante, promove o site atraindo ainda mais visitantes... mas tudo isso exige muito tempo em cima da empreitada e pra isso seria necessario uma equipe com o mesmo pensamento...
Estas promoções poderiam ser feitas no forum de alguma maneira... e a divulgação poderia ser feita onde os usuários mais vão.. yourgut e no site..
Acredito que assim as visitas do forum seriam mais significativas..

Eu penso em fazer a promoção da img do fórum com distribuição de prêmios sim.. Eu não poderia premiar, por exemplo, alguém que simplesmente se cadastre no meu fórum.. até pq esse não é o problema..

Quanto a fazer divulgação no orkut e no site, isso é ideia bastante discutida entre o pessoal da equipe.

A respeito do usuário não saber como usar a ferramenta, já que é IPB voce pode criar infinidades de maneiras para mostrar ao usuario como fazer, no proprio forum mesmo. (ex . um topico escrito, explicando como usar o forum).. já seria alguma coisa

Isso eu tmb já pensei.. mas em contrapartida vem o que o helioth disse.. Os usuários são preguiçosos, odeiam ler.. tendeu? =/

Obrigado pelas dicas = )

[]'s
Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#9 CswargameS

CswargameS

    Eu não acredito!

  • Ex-Admins
  • 1490 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Franca/SP

Posted 05/06/2009, 22:22

Fábio, não interprete meu texto como uma critica a voce...

Eu disse que existem pessoas quem fazem assim.. e outras assado.... não cabe a mim julgar que voce é ..


E vendo o seu caso ... eu não acho que seria util ter o forum e orkut ... por que se o orkut existir .. as respostas de duvidas sempre existiram.... não é ?.. ou existe alguma maneira de fazer com que não seja possivel responder a estas duvidas... se for .. acho que esse é o caminho "não gosto de orkut.. por isso não sei"

Premiação sempre trás mais usuários... sempre .. é bem legal quando existe uma "competição" que faz as pessoas se envolverem e ainda por cima para ganhar um premio... "eu não gosto da ideia.. EU... mas a maioria gosta.. acho que esse é o caminho"

E a ideia do Helioth é muito boa.. umas videoaulas ensinando a pessoa como usar fica bem bacana...
Regras
Posted Image
Fórum WMO - Equipe de Design & Vídeo, Áudio e Mídias - Administrador




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq