Jump to content


Photo
- - - - -

Reforma Ortográfica


  • Faça o login para participar
44 replies to this topic

#16 Humberto Rodrigues

Humberto Rodrigues

    Turista

  • Usuários
  • 59 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 07/01/2009, 14:23

Bem, enquando eu puder utilizar a regra antiga, vou utilizar.
Odeio estudar português

#17 Inu

Inu

    Veterano

  • Usuários
  • 1138 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Canela, Rio Grande do Sul, Brasil

Posted 07/01/2009, 16:08

" sem.Ponto, e o MSN? :P Teria que acabar também. Nossa, muita gente escreve tudo errado ou abreviado lá. rs

#18 Alex Hiroshi

Alex Hiroshi

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 4923 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 07/01/2009, 16:51

Na internet não vai mudar tão cedo. É como o sem.Ponto falou.
Eu acho que principalmente os freelas não precisam se preocupar tanto com as novas regras, eles devem primeiro aprender a escrever as coisas básicas. Afinal, o que muda mais é a acentuação e algumas palavras compostas, que é o que muita gente não usa, inclusive eu. :D

acho que esta palavra terá assento, e terá (tera)

creio que não vai mudar tão cedo na web, com excessão de sites importantes,

:P
Fórum WMO - Equipe de Desenvolvimento / Banco de Dados - Ex-Administrador

#19 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 08/01/2009, 18:38

Escrevi excessão de propósito, pra ver se vocês são bons de português. :P

Realmente o MSN também aumenta os erros de português do pessoal. Esse negócio de escrever tudo abreviado no MSN e Orkut é ruim demais, a pessoa vicia e... adeus o português correto! Na hora de escrever um texto sério a pessoa não consegue com o português antigo e nem com o português novo.
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#20 -SORRISO-

-SORRISO-

    Moderador Sumido

  • Usuários
  • 354 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 09/01/2009, 05:56

a gente quer simplificar a lingua cada vez mais. não existe umportugues correto. a gente é que faz o português. minha professora dizia que "o português é uma lingua viva" se sabe quando escrever coloquialemte no msn e orkut e se sabe quando escrever formalmente um texto. claro, tem casos de quem não teve aulas de português concretas e o simples fato de passar o que queria dizer já basta (vem a cirticar o sistema educacional do brasil). alguns dicionários já aceitam "vc" e "naum"; é errado? não, mas é informal. do mesmo modo que hoje se fala "você" sem problemas, antigamente se dizia "vossa mercedes" e se repudiava o "vosmecê".



#21 Paulo André

Paulo André

    Why so serious?

  • Ex-Admins
  • 5114 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte - MG
  • Interesses:O.Q.F.J.?

Posted 09/01/2009, 06:24

Quem conversa comigo no MSN ou vê aqui mesmo no fórum percebe que eu evito ao máximo escrever informalmente, como o 'vc', 'ñ', 'tb' e outras abreviações. Isso porque antigamente eu era tão preso a este "português" que acabava escrevendo na escola da mesma forma, inclusive em provas e trabalhos e acabava perdendo pontos por este motivo. Então eu mesmo me disciplinei a sempre procurar escrever certo, na medida do possível. :D

Mas eu penso da mesma forma que a reforma ortográfica na internet será diferente fora dela, tanto no tempo quanto na forma que será adotada. Eu particularmente acho que escrever certo na internet pode refletir muito na "vida real", assim como você passar uma boa impressão em redes sociais, fóruns e etc. Outro dia eu li uma matéria em alguma revista que dizia como as redes sociais e fóruns podem ter boa influência (ou não) na vida profissional.

Esse negócio de ser Neo em uma vida e Sr. Anderson em outra eu não concordo muito. :huh:

[]'sAté mais
Paulo André G Rodrigues,
ex-administrador Fórum WMO.


www.CanalDev.com.br

#22 Inu

Inu

    Veterano

  • Usuários
  • 1138 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Canela, Rio Grande do Sul, Brasil

Posted 09/01/2009, 08:06

Paulo André, não tem como sermos duas pessoas em uma vida não rs e mesmo que sejamos, teríamos que ser um Fernando Pessoa da vida, pois é difícil a gente se adaptar... E, vai acabar tendo momentos em que não saberemos se está certo ou não, culpa de quem? Do msn, claro... Eu escrevo abreviado no MSN, mas estou tentando perder o costume. Mas na escola, escrevo superbem, segundo as professoras.
Já tive de corrigir redações de colegas (um projeto do colégio) que nossa, eles escreviam cada coisa... Tinha uns que não dava para ler, outros nem para entender dava... E umas redações engraçadas (as tais pérolas hahahah).
Sinceramente? Eu ODEIO corrigir esse tipo de redação. Pior ainda é quando a pessoa sabe que não deve deixar o original a lápis e deixa. Daí, como eu tenho mania de escrever de lápis por cima pra corrigir a palavra errada, é ruim. (Só a professora corrige de caneta, fica a dica rs.)

Edição feita por: Inu, 09/01/2009, 08:08.


#23 helioth

helioth

    Projeção A

  • Usuários
  • 683 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Mauá city - ABC - SP

Posted 09/01/2009, 10:27

Bom a internet atualmente faz com que escrevemos errado, isso sem dúvidas nenhuma, mas muitas vezes na vida temos que nos adaptar. Temos que separar tudo, como por exemplo: Se vamos em uma "festa pagodeira", vamos ouvir pagode e se enturmar com os pagodeiros; Se vamos no show do "Sepultura" vamos vestir-mos de preto e agitar; Se vamos para o Rio Grande do Sul, vamos voltar falando "bah". Tudo é questão de adaptação.

Essa reforma ortográfica, por mais que demore para surgir na internet, temos que nos adaptar, e isso falando como desenvolvedor acima de tudo.

Edição feita por: helioth, 09/01/2009, 10:27.

Fórum WMO - Equipe de Design - Monitor
Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.
Posted Image

#24 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 10/01/2009, 00:45

... Eu levei todo esse tempo para aprender tudo e agora vou ter que mudar? ...


Você conseguiu aprender tudo :o

Eu já estava pensando em webwriters para os textos de meus trabalhos futuros, mas agora... já vão estipular um opcional na hora do orçamento.

Disse o webwriter: "- Com português reformado é tanto, no português antigo da pra dar um desconto"


:DAté mais

#25 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 10/01/2009, 06:41

Concordo com o PA na questão de se policiar e praticar o português correto. E nem sou bom em gramática mas tento evitar erros mais grosseiros. Outro dia estava falando com uma conhecida que precisava subir para atualizar uma coluna e papo vem, papo vai, ela falou que era bom usar o corretor ortográfico. Mas eu nãu uso. Primeiro que ele nunca saberia se quero escrever "para", "pára" ou "Pará". Qualquer das formas pode estar certa/errada. Depende do contexto.

Agora, reformular centenas de páginas não me anima não. É MUITO texto. Vários MB de texto. :/
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#26 -SORRISO-

-SORRISO-

    Moderador Sumido

  • Usuários
  • 354 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 10/01/2009, 08:44

eu acho que a gente tem que saber dosar como escrever em cada situação.
jamais que eu vou escrever formalmente em msn/orkut. na internet, quando falamos com outras pessoas, a gente quer rapidez, uma coisa dinâmica; não tem problema escrever abreviado se estou conversando com um amigo. Já se estou escrevendo um texto importante, criando um site sério, é claro que vou escrever o mais correto o possível e não usar o "internetês".
Eu mesmo leio dicionários, saramago e afins só pelo show de português que eles dão, cada palavra nova que você aprende... quando precisar escrever um texto culto é só usar o que você sabe. No msn eu escrevo porcamente, abrevio o maximo o possível, neologismo toda hora. Aqui no fórum eu não vejo necessidade de escrever cultamente, mas também não abuso das abreviações porque você compartilha o que está aqui com outras pessoas, então não dá pra abusar.



#27 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 10/01/2009, 11:36

Eu tento escrever certo por ser certo e até pra facilitar leitores de telas e indexadores. Vamos fazer uma internet melhor. :-]
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#28 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 10/01/2009, 20:08

Eu tento escrever certo por ser certo e até pra facilitar leitores de telas e indexadores. Vamos fazer uma internet melhor. :-]

Pode crer

Agora, reformular centenas de páginas não me anima não. É MUITO texto. Vários MB de texto. :/


Tá, mas 'vcs' não estão vendo uma coisa... nada que uma ER não resolva pelo menos 75% ou mais das correções em todos os textos em BD ou estático.
Taí o Cristiano que vai fazer uma função daquelas bem cabeludas e o Eclesiastes que vai montar aquela ER

Eu como idealizador da inciativa cuidarei da parte burocrática do registro dos direitos, que como o Cristiano diz, são totalmente negociáveis e portanto cuidarei das negociações com o google e planta da estrutura do nosso prédio, sede da empresa que prestará suporte ao google em relação à ferramenta.

Depois compro o WMO e a Hostnet... aí as coisas irão melhorar no WMO hehehehe

Sério... a criação desta ferramenta é uma ótima idéia para reduzir o trabalho de reforma nos textos web
Aposto que já devem estar produzindo algumas eficientes e outras nem tanto.

:DAté mais

#29 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 11/01/2009, 00:02

Tá, mas 'vcs' não estão vendo uma coisa... nada que uma ER não resolva pelo menos 75% ou mais das correções em todos os textos em BD ou estático.
Taí o Cristiano que vai fazer uma função daquelas bem cabeludas e o Eclesiastes que vai montar aquela ER
[...]

Eu acho que dá pra resolver até 99% dos problemas. Ainda não li todas as regras, só sei que caiu o trema e o acento diferencial, veja como que essa frase fica estranha:
- Eu pelo o pelo do cachorro pelo rabo.
Conseguem entender? :-] A frase com o português que está entrando em desuso é:
- Eu pélo o pêlo do cachorro pelo rabo.

Eu gostei das novas regras, mas acho que o acento diferencial vai fazer um pouco de falta e deixar algumas frases sem sentido num primeiro momento e necessitando de uma releitura.


Depois compro o WMO e a Hostnet... aí as coisas irão melhorar no WMO hehehehe

Está precisando mesmo, quem viveu isso aqui no passado sabe como está decadente hoje.
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#30 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 11/01/2009, 01:24

Boa idéia Crab, só que com ER vai dar muito trabalho. Prefiro criar dois arrays (um com a palavras antigas e o outro com as palavras novas), depois é só mandar o str_replace cuidar de tudo. :D

EDIT

Pensando bem, a minha idéia não iria funcionar não (pelo menos sozinha não), porque se eu mandar substituir dar por dor, não vai pegar apenas as palavras dar. Vai pegar TUDO que tiver dar como por exemplo cuidar que vai virar cuidor.

Bom, talvez com uma ER para verificar se a palavra não está dentro de outra palavra acho que vai dar certo.

Como a reforma ortográfica afeta somente a ortografia (óbvio né :P), podemos aumentar esses 75% aí para 100%, se for menos que 100% é porque a pessoa escreveu errado.

EDIT 2

Pensando bem de novo, melhor fazer isso quando existir uma lista pronta com todas as palavras afetadas, senão coitado de quem for digitar. kkk :lol:

(ok2)
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq