Jump to content


Photo
- - - - -

Resolução 800x600


  • Faça o login para participar
15 replies to this topic

#1 helioth

helioth

    Projeção A

  • Usuários
  • 683 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Mauá city - ABC - SP

Posted 16/12/2008, 17:17

Ainda compensa desenvolver sites para essa medida, visto que quase ninguém usa? Ainda mais com a invasão widescreen que chegou...
Fórum WMO - Equipe de Design - Monitor
Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.
Posted Image

#2 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 16/12/2008, 19:56

Acho que AINDA compensa helioth, e acho q é exagero dizer que quase ninguém mais usa, a passagem pra widescreen tá rolando (e cada vez mais rápida), e no fim, o importante é o site satisfazer o usuário... o formato muda, a estrutura (esqueleto) a diagramação, a interface, mas o conteúdo é o mesmo, desde o texto (matéria lida) até o filme (vídeo), o que será que virá depois disso?

A transição pro "formato" widescreen vai ser "alcançado" pelas facilidades que virão logo, logo...

E a troca de informações nessa passagem, vai ser boa pra todos, e assim o mundo gira ao redor do Sol...

:blink: :D

#3 infect0r

infect0r

    Normal

  • Usuários
  • 97 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio Branco/AC

Posted 16/12/2008, 20:12

acho q ainda muita gente usa, pelo menos eu ainda uso :D
Assinatura editada: favor ler as regras.

#4 helioth

helioth

    Projeção A

  • Usuários
  • 683 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Mauá city - ABC - SP

Posted 16/12/2008, 20:30

Então pen, fiz uma pesquisa rapida em meu msn, que tinha 20 users on-line, ninguém usa mais essa resolução, estranho, pois a 3 a 4 anos atráz havia um número muito grande.
Essa resolução vai morrer e rápido assim como 640 x 480 morreu, (aliás esses dias fiz uma manutenção em um pc que tinha essa resolução, tomei um susto... haha).

Eu fui ver no google, e vi que tem muita gente comentando sobre isso, e um dos cometários que vale a pena ressaltar é que até o site da revista A List APart a maior revista eletrônica do mundo sobre padrões web foi feito para resolução minima de 1024.
Aliás até o nosso fórum nesta resolução você terá a temida barra de rolagem embaixo.

Alguém além do infector aqui no fórum usa essa resolução de 800 x 600?

Edição feita por: helioth, 16/12/2008, 20:32.
não vi o post do infector

Fórum WMO - Equipe de Design - Monitor
Macho que é macho não chupa mel, masca abelha.
Posted Image

#5 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 16/12/2008, 22:22

Acho que larguei o 800x600 há uns 6 anos. Dai fui pro 1024 e pro 1280 (preferido). Atualmente tenho 1440x900 wide por causa do monitor.
Mas creio que menos de 5% dos usuários ficam abaixo de 1024 atualmente. Portanto é aceitável um site com tamanho fixo nessas medidas. Se for líquido nem há motivo para tanta preocupação. Wide como padrão ainda demora.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#6 Paulo André

Paulo André

    Why so serious?

  • Ex-Admins
  • 5114 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte - MG
  • Interesses:O.Q.F.J.?

Posted 17/12/2008, 06:28

Meu últimos sites eu também decidi esquecer 800x600, isto baseando-se em estatísticas que são fatos. EM uma listagem de 10 resoluções, 800x600 fica bem no final, com o número mínimo de usuários.

Como eu disse no outro tópico concordando com o Gago, estou desenvolvendo layouts líquido mas com larguras a partir de determinado tamanho, por enquanto 1024.

[]'sAté mais
Paulo André G Rodrigues,
ex-administrador Fórum WMO.


www.CanalDev.com.br

#7 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 17/12/2008, 09:41

Então pen, fiz uma pesquisa rapida em meu msn, que tinha 20 users on-line, ninguém usa mais essa resolução, estranho, pois a 3 a 4 anos atráz havia um número muito grande.
Essa resolução vai morrer e rápido assim como 640 x 480 morreu, (aliás esses dias fiz uma manutenção em um pc que tinha essa resolução, tomei um susto... haha).


Pois é... concordo contigo pois essa é a tendência, de aos poucos irem mudando a resolução como falei.

Uso 1024 já uns 4 anos nos trampos e em casa.

#8 Kadu DG

Kadu DG

    I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

  • Usuários
  • 597 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 17/12/2008, 10:16

eu tbm já tirei 800x600 dos meus planos, agora consido o "mínimo" 1024x768, acho que é perda de tempo, pra ser sincero...

em relação ao Wide, não sei ainda, mas acho que vai demorar um pouquinho ainda..eu ao menos, comecei a usar wide agora, e ainda por causa do notebook...não sei quanto aos demais...apesar que agora, os pc's novos vem com monitor wide...
Posted Image

#9 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 28/12/2008, 19:25

O noel me trouxe um de 22" wide 1680x1050 e sinceramente... chega a ficar feio sites feitos em 800x600

Claro que entendo o lado dos 15" até dois dias atrás eu usava um, já que meus de 17" CRT deram pau os dois e tive que voltar ao que estava no armário... mas vai cair por completo esquecimento daqui uns anos... salvo telas de laptop

Mas mesmo assim... é uma questão à se pensar, principalmente quem desenvolve sites.

Acho que o site deve se adequar à quem o acessa... independente da resolução e não quem o acessa deve se adequar.

Como fazer isso de uma forma bem abrangente ??

Ih... aí vai estudar e tentar chegar na solução ou pelo menos o mais próximo disso hehehehehe
Já tô na correria algum tempo e ainda nada 100%


(y) Até mais

#10 Kadu DG

Kadu DG

    I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

  • Usuários
  • 597 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 28/12/2008, 20:49

mas temos que analisar na verdade o público alvo, acho que seria mais correto....na agência onde eu trabalho temos um site que tem mtas visitas que se chama, meu amigo secreto, os acessos em termos de porcentagem estavam próximos as pessoas que usam 1024x768 e 1280x800 estavam relativamente próximos...
Posted Image

#11 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 29/12/2008, 03:36

Como o Kadu KG falou, é interessante fazer um estudo de caso e checar como o público alvo visualizará o site. Se o número de visitas que usam determinada resolução for irrelevante pode ser o caso de ignora-lá. Mas ainda assim continuo preferindo fazer layouts líquidos.

Um fato importante que venho observando é o crescente número de sites que estão desenvolvendo novas versões para resoluções de dispositivos móveis. Navego bastante com o MobileSafari, navegador do iPhone, e existe uma quantidade enorme de sites com versões próprias para esse Gadget. O site da Globo, do UOL, da BOL, do Banco do Brasil, do Itaú, ... uma infinidade. Para os adeptos do Wordpess existe até um plugin para ele, vide Google.

Salve o XHTML e nossas amadas CSS que permite que esse tipo de migração não seja um martírio.
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#12 Renan L. Queiroz

Renan L. Queiroz

    Mestre

  • Usuários
  • 690 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 29/12/2008, 09:42

Realmente esse é um assunto polêmico, pois depende muito do publico alvo, por exemplo aqui no meu trabalho
fazemos voltado para alunos que penso não conhecerem os recursos do pc e web, já que alguns (quase a metade) ainda usam
o IE 6, e a resolução de 800x600 tbm está entre as mais usadas!

Edição feita por: Renan L. Queiroz, 29/12/2008, 09:42.

Especialidade: Desenvolvimento e Banco de Dados.


Este post lhe ajudou? Agradeça: Posted Image


#13 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 29/12/2008, 12:25

Acho que o site deve se adequar à quem o acessa... independente da resolução e não quem o acessa deve se adequar.



Bom com isso eu tbm quis dizer que em boa parte temos que pensar no publico alvo, e uma análise de público alvo para saber se é viável enterrar 800x600 tbm seria uma ferramenta para adequar ao usuário a saída final.

Layout líquido como falou o Cristiano tbm faz parte de um aglomerado de possíveis soluções ou pelo menos uma adequação... que inclusive acho a mais indicada, apesar de eu não à utilizar.
Pensar em versões para outras saídas, tbm se faz necessário... cada vez mais...

Eu ainda faço trabalhos pensando nos 800x600... ( apesar de não utilizar e achar estranho ) e com isso me veio a mente agora o que o Cristiano falou...
E vejo que pensamos em resoluções cada vez maior e as pequenas saídas passam a despercebido.

Hoje a preocupação realmente é disponibilizar cada vez mais formas, opções e possibilidades de acessar a informação.

Acessibilidade?? Navegabilidade??

E mais uma vez tenho que concordar com o Cristiano... santo xhtml e CSS hehehehe

AbraçoAté mais

#14 Kadu DG

Kadu DG

    I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

  • Usuários
  • 597 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 29/12/2008, 15:26

realmente o layout líquido seria a melhor saida, mas tbm um ponto levantado pelo crab que é interessante: "Hoje a preocupação realmente é disponibilizar cada vez mais formas, opções e possibilidades de acessar a informação."

isso é fato, aí analisando de uma forma mais geral, o pc's novos em sua maioria são vendidos com telas widescreen. seria isso um aspecto tbm pra ser levado em conta?
Posted Image

#15 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 29/12/2008, 16:49

Não só os PCs como todo o formato de mídia de hoje é no aspect ratio widescreen.

Fiquei curioso e fui ver como que o site Globo.com se comporta em resoluções diferentes. Já tinha visto essa técnica em outros sites mas nunca havia percebido o quão simpático isso fica: na lateral direita do site só ficam pequenas chamadas/publicidade que não fazem parte propriamente do conteúdo, sendo assim quem acessa com resolução horizontal de 800px tem essa área oculta mas o conteúdo permanece disponível.

Peguei algumas imagens pra quem ficar com preguiça. Esse é o site da Globo.com quando acesso com a minha resolução padrão (não uso maximizado):
Posted Image
Essa é uma saída muito boa para quem não quer fazer um layout líquido e também não quer perder a fatia do Mercado que usa resoluções pequenas.
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”





0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq