Jump to content


Photo

Firefox Linux - Escalonamento De Imagens


  • Faça o login para participar
18 replies to this topic

#1 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

    Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

  • Usuários
  • 1655 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 21/08/2008, 15:05

Alguém sabe do por que (e se é possível reverter) a péssima qualidade do escalonamento das imagens no Firefox 3 no Linux?

No Windows, quando pressiono CTRL + "+" para aumentar o texto, no resize das imagens fica tudo perfeito... Elas ficam suaves, sem pixels distorcidos. Já no Linux, ao usar o mesmo Firefox com tudo igual, elas ficam extremamente distorcidas. Não fica suave... fica parecendo quando a gente pega um imagem no Paint Brush do Windows e coloca para aumentar: horrível!

Alguma idéia? Não tem jeito?

Attached File  teste.jpg   25.63KB   12 downloads
BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#2 beto

beto

    Doutor

  • Ex-Admins
  • 840 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 21/08/2008, 20:16

aconteceu isso comigo ja...

eu mudei a resolução da tela e aumentei a frequencia...

aqui ta assim:

Reolução: 1280x1024
Taxa de Atualização: 55hz
Rotação: Normal

tentaí!!!

:D
twitter: @robertorcezar

#3 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

    Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

  • Usuários
  • 1655 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 21/08/2008, 21:26

Não adiantou.

Até porque isso é problema no Firefox apenas, não no OS.
BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#4 Paulo André

Paulo André

    Why so serious?

  • Ex-Admins
  • 5114 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte - MG
  • Interesses:O.Q.F.J.?

Posted 26/08/2008, 12:33

Se não me engano, quando você usa estas teclas de atalho pelo Windows, é aumentado apenas o texto, as imagens continuam as mesmas, a menos que você use alguma extensão do Firefox para isto. :huh:

Fiz o teste aqui e de fato, pelo Ubuntu, o atalho além de aumentar o texto, também aumenta a imagem o que causa a distorção o que na minha opinião é natural pois não utiliza de nenhum recurso especial para fazer a ampliação de imagens, ou seja, um aumento proporcional.

[]'s ;) Até mais
Paulo André G Rodrigues,
ex-administrador Fórum WMO.


www.CanalDev.com.br

#5 beto

beto

    Doutor

  • Ex-Admins
  • 840 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 26/08/2008, 12:35

qual é a fonte e o tamanho que vc usa?
twitter: @robertorcezar

#6 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

    Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

  • Usuários
  • 1655 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 26/08/2008, 14:49

Mas se funciona no Firefox Windows porque não funciona no Ubuntu? Recurso do Windows eu sei que não é.

Outra coisa, tanto no Firefox Windows quanto Linux, os atalhos do teclado CTRL + e CTRL - aumentam tanto o texto quanto as imagens. Isso é um recurso do Firefox 3 (y) Independente do OS, é assim.

A menos que o Firefox do Ubuntu seja diferente, e mais simples. Aì sim, tá explicado do por quê.

Inclusive o texto fica pior de ler no Ubuntu, quando ampliado pelo Firefox :( No Windows é perfeito, com o mesmo browser. Mesmo no safe mode, fica sempre perfeito lá.

O tamanho do meu texto está em 16, serif, mas isso não tem a ver creio eu. Escalonamento do conteúdo (textos + imagens) difere de fonte padrão. Caso fosse a fonte, não iria ferrar as imagens também.

Eu acho que o problema é o Firefox 3 no Ubuntu mesmo :(

Experimentem pressionar CTRL + (plus, mais), 3 vezes aqui no fórum. Olhem como ficam os emoticons, os botões, o logo e outras imagens do fórum. Tudo borrado, distorcido, ilegível. Façam o mesmo (se puderem) no Firefox do Windows. É chocante.

Aliás, se algum de vocês puder, tira uma screenshot quando fizer o citado acima no Firefox do Ubuntu (y)

Edição feita por: Firehalk, 26/08/2008, 14:50.

BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#7 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 26/08/2008, 16:57

No Firefox 2, que é o que eu uso aqui no trabalho, o escalonamento apenas ocorre nas fontes, as imagens não aumentam.
------
Mero mortal!

#8 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

    Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

  • Usuários
  • 1655 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 26/08/2008, 17:51

Sim. No 2 não é assim.

Mas este recurso é muito útil para mim. Não vejo sentido não poder usar de forma normal no Linux.

Tomara que seja arrumado no futuro...
BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#9 beto

beto

    Doutor

  • Ex-Admins
  • 840 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 26/08/2008, 21:23

Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; pt-BR; rv:1.9.0.1) Gecko/2008072820 Firefox/3.0.1

realmente as imagens ficam destorcidas...

destorcida (com dois aumentos de zoom):
Posted Image

normal:
Posted Image

essa é a configuração do meu firefox:
Posted Image

como eu falei mais acima, eu uso essa resolução:

Resolução: 1280x1024
Taxa de Atualização: 55hz
Rotação: Normal

deixe tudo igual ao meu e vc verá a diferença!!!

mas é isso ae!!

:D
twitter: @robertorcezar

#10 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

    Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

  • Usuários
  • 1655 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 27/08/2008, 09:35

heheh eu vou ficar pelo Windows mesmo...

No futuro, quando eu tiver "bala", eu pego um Mac, aí mudo para OsX. Funciona tudo lá, ou muito perto de tudo.

Eu me decepcionei com Linux. Nesses últimos dias já testei várias coisas... o Skype, Pidgin, gravadores, ferramentas de quick launch, criei launchers, dockbars, relógios, testei estabilidade do sistema e tudo mais.

Tem muita coisa legal, eu admito. Mas no geral, nada funciona 100% como no Windows. Eu tive mais problemas de congelamento de tela e softwares fechando sozinho, do que no próprio Windows :huh:

Eu tava trocando um tema aqui, e trancou todo o sistema (e era um tema default). Aí postei no fórum deles, e ninguém sabe/responde. Postei outro bug que descobri (meus painéis a cada boot se invertiam) e ninguém responde também... O pessoal só responde lá quando é para elogiar o sistema, babar em cima dele. Quando é para falar de pontos fracos, ou brigam contigo ou ignoram.

2 vezes sugeri melhorias de um item, e nada. Simplesmente não se importam.

Testei o Skype (que tem versão para Linux) e as vezes funciona, as vezes não funciona. A gravação do meu microfone é imperceptível no Linux. Já usei todos os tutos que achei na net, e nada. E com Mic Boost, fica um xiado federal!

O WINE poderia servir para muita coisa, mas não serve. Mesmo as coisas que funcionam lá, vão eventualmente travar no futuro. Isso já tinha acontecido comigo com o Notepad++ que instalei por lá. Tava usando tudo numa boa, e do nada erro e já era. Ou seja, depender do Wine não dá (ainda).

Essa idéia de que "Linux é uma comunidade que está disposta a te ajudar" é pura jogada de marketing. Apesar do Linux não ser pago, tem uma série de produtos/serviços que podem ser utilizados em função da visibilidade de uma distro. Sendo assim, existe jogada de marketing sim. Até porque já vi vários usuários falando (e em sites) que no Linux "ninguém tá nem aí pra ti. Eles quem é que funcione para eles". Essa segunda frase tá mais a realidade do Linux.

Vou usar Linux só quando quiser brincar mesmo... De resto, não vale a pena. A única coisa que realmente fico com dó, é no quesito segurança. O Windows é muito vulnerável. Mas não dá para ter tudo né.

Outra coisa... Baixam a lenha no (ex) tio Bill, mas no Windows tem muita aplicação free que é boa. Por exemplo, eu uso o quick launch to Google Desktop. Pressiono duas vezes Ctrl, digito a app que quero e lanço ela. Fora que para inserir novos temas, visuais, tudo é possível. Tem um pouco mais de trabalho sim talvez, mas as vezes se passa mais trabalho no Linux também para coisas que no Windows não. É uma balança, onde nenhum dos 2 OSs saem ganhando.

Enfim... eu sei que não é o foco deste tópico e ninguém provavelmente vai ler esta carta :P Mas foram apenas colocações de um usuário que pela segunda vez tentou migrar para Linux. Acho que tem muita gente nesses fóruns gringos que vai na onda. Tanto é que quando um cara lá postou que vai sair do Linux para Windows, meteram o sarrafo nele.

Edição feita por: Firehalk, 27/08/2008, 13:21.

BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#11 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 28/08/2008, 00:35

heheh eu vou ficar pelo Windows mesmo...

No futuro, quando eu tiver "bala", eu pego um Mac, aí mudo para OsX. Funciona tudo lá, ou muito perto de tudo.

[...]

Essa idéia de que "Linux é uma comunidade que está disposta a te ajudar" é pura jogada de marketing. Apesar do Linux não ser pago, tem uma série de produtos/serviços que podem ser utilizados em função da visibilidade de uma distro. Sendo assim, existe jogada de marketing sim. Até porque já vi vários usuários falando (e em sites) que no Linux "ninguém tá nem aí pra ti. Eles quem é que funcione para eles". Essa segunda frase tá mais a realidade do Linux.

A "série de produtos/serviços que podem ser utilizados em funçãoda visibilidade de uma distro" é irrelevante. A questão é ideológica e, a realidade, é esta: Linux != Windows :D

Mas é uma comunidade sim e, é inegável: tem muitas pessoas dispostas a te ajudar. Existem sim os usuários fanáticos que pouco estão se lixando contigo, mas estes são minoria e nem convém citá-los. Eu mesmo, que tenho uma certa habilidade em ir atrás das coisas, de vez em outra peço ajuda. No meu caso eu recorro ao IRC, questão de costume... Quando eu acerto na pergunta eu sempre obtenho a resposta. E lá no IRC não tem essa de responder Google não, he he he, ontem mesmo eu vi um cara ser banido do canal #ubuntu por isso. Por lá quem não ajuda não atrapalha... ;)

E pra tu ver como cada experiência é uma experiência diferente, meu sistema funciona redondo. Trava? De vez em quando sim, mas porquê? Culpa minha, da aplicação ou do sistema? Por aqui, ou a culpa é minha ou a culpa é da aplicação (também, usar Firefox versão alpha dá nisso... :P). Congela? A única vez que congelou aqui foi quando minha placa-mãe queimou! Sério, he he he, o sistema congelou, eu reiniciei e... Não reiniciou. Deixei a máquina quase um mês ligada e a coitada foi pro beleléu...

Nada funciona 100%? Depende. Por aqui, as coisas que não funcionam adequadamente são aquelas em que eu fiz alguma modificação. Mas eu sempre descubro o problema e a situação volta ao normal. Oras, minha instalação tem mais de um ano, eu atualizei ela pelo apt-get quando o Ubuntu 8.04 estava em estágio beta e até hoje a estabilidade continua a mesma. Já instalei diversos pacotes, já removi outros tantos e, ainda assim, continua a mesma coisa. Olha o choque cultural nas entrelinhas...

Eu usei Windows por 7 anos (o fim do 98 e a vida inteira do XP, bem dizendo). No início eu era um pamonha nato, aqueles que nem mouse sabe usar direito (alguém nunca foi assim? :P). Os anos se passavam e eu, cada vez esta mais habituado ao sistema e cada vez mais interessado em aprendê-lo. No início (98 > XP), muitas instalações eram perdidas (dá-lhe manuten$ões - tá, eu sei que é com cê-cedilha...). A experiência veio com o tempo. Nos tempos finais, eu não sabia mais o que era formatar ou usar um anti-vírus. Eu já domava o sistema... E os problemas, o sistema resolvia sozinho, dando Next, Next e Finnish? Óbviamente que não, quem resolvia era eu, ou na raça ou na falta dela. Era 8 ou 80. De lá pra cá e de cá pra lá, de minha parte, nada mudou. Eu continuo tendo problemas e continuo resolvendo eles. Como num loop infinito...
É impressão minha ou tudo que eu disse nesse parágrafo se resume a determinação?! Seria usuários "Linux" usuários determinados, dispostos ao que der e vier? Seria... Quem usa "Linux" por opção está preparado pra tudo. Deu problema, corre atrás... Seriam eles masoquistas? Não... Quem se preocupa com os problemas ou é novato ou ainda não está culturalmente preparado - e isso vale pra qualquer sistema. Aí não tem jeito... Mas porque usam "Linux"? Oras, cada um tem seu motivo... E motivos é o que não faltam - aqui não estou comparando com nenhum outro sistema, que fique claro. Eis o choque cultural...

Já fui atrás de novas experiências (porque gosto), de outras distros (Fedora, openSUSE, Mandriva...), de outros sistemas (PC-BSD, OpenSolaris, Mac OS X...)... Em alguns, sofri o choque cultural (codinome KDE, ha ha ha), em outros, me "senti em casa". Sentir-se em casa, eis o ponto... Sentir que o sistema está em suas mãos, que você está preparado para zelá-lo e aturá-lo. Eis o diferencial de cada um. Certamente o "Linux" realmente não foi feito pra ti. Aí não tem jeito mesmo... E nesse ponto, você tem razão em não usá-lo. Quem sabe um outro sistema, se ainda estiver querendo mudança... Mas aí, é preciso questionar-se a si próprio: Porque estou saindo do sistema X? , Necessito mesmo dessa mudança?, e por aí vai...

Muito vi migrarem por modinha. Aí é choque cultural na certa. E pior: mais um fanboy a falar mal do sistema. Que fique claro que não estou te qualificando neste grupo, desconheço seus motivos e a razão de suas opiniões... ;-) É que eu realmente vejo isto pela Web afora, e olha que não são poucos!

Mas enfim... Go back. Go ahead. Aí é contigo. ;-)

[]’s :DAté mais

#12 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 28/08/2008, 01:38

Usar Linux como desktop realmente é complicado, falo isso por experiência própria. Já usei várias é várias distros e cada uma ficou me devendo em algum ponto. A que me adaptei melhor foi o Debian, mas ainda assim não consegui fazer como que ele aproveitasse todo o meu Hardware.

Depois de conhecer vários mundos diferentes entre os sistemas operacionais (Unix, Linux, BSD, Solaris...) eu tenho muito bem definido, na minha concepção, o que cada um pode me oferecer de melhor:
  • Mac OS: Mesa de Trabalho
  • Debian: Serviços
  • Windows: Jogos, mas isso está mudando: estou achando jogos para Mac OS
Vi que você, Firehalk, pensa em migrar pro Mac OS. Venha com cautela. Se você for dependente de aplicativos do Windows busque saber se existem alternativas para o Mac antes de migrar. Eu começei a usar o Mac OS Tiger por acaso com um DVD que instalei no meu PC e funcionou, no começo achei um pouquinho complicado mas me adaptei com extrema facilidade ao SISTEMA, mas senti muita falta de alguns aplicativos até achar similares.

Vou deixar uma imagem dos meus xodós.
Posted Image
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#13 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

    Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

  • Usuários
  • 1655 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 28/08/2008, 08:53

Pois é, a idéia de ir para um Mac OS X é apenas uma... idéia :P Ainda não me foquei, até porque eu sei que não adianta sair instalando o OS X aqui. Teria que comprar um PC da Apple, ou componentes compatíveis (?) e etc.

Paulo, te garanto que eu não sou um desses fanboy. Eu queria migrar por questão de segurança mesmo. Vira e mexe, minha máquina com Windows (e sem que eu faça nada) aparece uma pereba aqui ou ali... E acho brabo depender de anti-vírus o tempo todo. Eles fazem a performance do sistema decair consideravelmente se mal configurados.

Conforme eu disse, a idéia do Linux eu gostei. De poder usar terminal/interface, de não precisar "aplicar" para que as alterações ocorram, de poder procurar por um aplicativo e não ter problemas com "é free? é pago?" já que a grande parte é free mesmo. Até mesmo o boot é extremamente mais rápido, e além do que não preciso me preocupar tanto com segurança como no Windows.

Eu sou que nem tu nesse aspecto de "ir atrás". Acho que dá para resolver qualquer coisa, em qualquer OS, dessa forma. Tanto é que já tive erros brutais no meu Windows, que resolvi pesquisando e pesquisando. Por isso que tenho esse pensamento de que: trabalho para arrumar o OS, sempre vou ter, não importa o OS. Sempre vai ter uma coisa ou outra para arrumar ou deixar ao nosso gosto.

As distros que eu testei foram apenas o Ubuntu (GNOME) e Kubuntu (KDE). Por sinal, solicitei um CD com o KDE, pois o que eu baixei não tava dando boot. Vou testar com mais calma o KDE depois (y) De repente com ele eu me adapto mais, se testar por mais tempo.

Eu tô muito interessado em sair do Windows, e a razão principal é segurança. Eu me interesso por OS X porque ao menos o Photoshop CS eu tenho condições de rodar. Aliás, já vi muitos softwares interessantes para OS X. Falta pesquisa sim... Por isso é só idéia (y)
BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

#14 Cristiano Galdino

Cristiano Galdino

    Dark Defender

  • Administradores
  • 3738 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília, DF

Posted 28/08/2008, 11:47

Pois é, a idéia de ir para um Mac OS X é apenas uma... idéia :P Ainda não me foquei, até porque eu sei que não adianta sair instalando o OS X aqui. Teria que comprar um PC da Apple, ou componentes compatíveis (?) e etc.

Eu recomendo veementemente comprar um PC da Apple, caso não queira (R$) você pode comprar um PC da Psystar pois são compatíveis, ou ainda pode montar o seu próprio PC e instalar o OS X, desde que saiba que está quebrando o EULA do sistema.

As distros que eu testei foram apenas o Ubuntu (GNOME) e Kubuntu (KDE). Por sinal, solicitei um CD com o KDE, pois o que eu baixei não tava dando boot. Vou testar com mais calma o KDE depois (y) De repente com ele eu me adapto mais, se testar por mais tempo.

O Ubuntu e o Kubuntu são a mesma distro, o que muda é a interface gráfica. Eu por exemplo posso ter o Debian com Gnome, Kde, XFCE, Blackbox e quantas interfaces eu quiser...

Eu tô muito interessado em sair do Windows, e a razão principal é segurança. Eu me interesso por OS X porque ao menos o Photoshop CS eu tenho condições de rodar. Aliás, já vi muitos softwares interessantes para OS X. Falta pesquisa sim... Por isso é só idéia (y)

Hoje eu faço, absolutamente, tudo que eu fazia com Windows e Linux e com muito mais qualidade e rapidez. Quem usa Apple não admite qualquer coisa. :D

É... Eu sou um fanboy!
Cristiano Galdino
- http://cristiano.galdino.net/

“Since 2003”


#15 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

    Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

  • Usuários
  • 1655 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 28/08/2008, 13:31

Então, quando falei do KDE, me referi a trocar a interface gráfica mesmo.

De repente com o KDE me sinto mais familiarizado com Windows, e ajude em alguma migração... Eu testei por alto ele aqui, tava tudo GIGANTE! Mas acho que é por que a resolução tava meio mal configurada (eu testei baixar o KDE de dentro do Ubuntu, não sei se isso afeta em algo... Eu sei que ficou um misturex no meu GNOME depois). Quero testar só Kubuntu na próxima vez (y)

Quanto ao PC Apple pois é... Tenho que pensar ainda no que faço. Não tô atucanado com o Windows, então tô sem pressa nessa migração.

A hora que eu me adaptar com algum, tá beleza. Enquanto isso vou testando outras distros do Linux.
BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq