Postei lá no fórum do Ubuntu e eles me deram umas boas dicas. Como sou zero à esquerda com Linux, tô meio cestroso ainda e queria confirmar algumas coisas.
Eu descobri (vendo tutoriais e comentários) que existem duas formas de se fazer isso manual:
1- Crio as partições do Linux em espaço não particionado que tenho, via o gParted. Uma será ext3 e outra swap. Feitas as partições, inicio a instalação e (pelo que entendi) é só selecionar a ext3 para instalar o Ubuntu. Estou certo?
2- Não crio nada antes da instalação. Na etapa 4 ou 5 da instalação - que é onde pede em que lugar quero instalar o Linux - vou selecionar a opção "manual". Após clicar nela, vou ter uma interface para modificar as partições. Clico em "Free space" com o botão direito e acrescento uma partição como sendo "ext3" e outra como "swap". Defino os tamanhos que quero, e na partição que será "ext3" eu defino o mount como sendo "/" (que é o root do Linux, onde quero que ele seja instalado). Além disso, defino como mount /windows a partição onde está o arquivo de boot do meu Windows?? (é isso ou entendi errado?)
Enfim, tô bem perdido. Tô com medo de dar besteira de novo, e queria ter certeza absoluta do método mais seguro e eficaz.
Eu particularmente achei o número 2 mais fácil, pois não tenho a mínima idéia de como trabalhar com o gParted... Mesmo vendo tutos, vi que um pessoal usa "extended" e etc, e disso já não entendo. Com o método 2, vi que ninguém precisa usar "extended". É apenas clicar, criar as 2 partições e selecionar o Windows como /windows e o ext3 como /.
É isso mesmo? Ou tô esquecendo algo?
Eu preciso definir a partição onde está o windows como /windows?
Outra coisa, eu tenho 2 partições NTFS. Uma é o meu C:/ e outra é o meu N:/ onde tenho os meus documentos. Preciso definir N:/ como sendo /windows também ou deixo ela quieta?
Se alguém puder elucidar estas dúvidas, fico feliz