Jump to content


Photo

Introdução Ao Nosso Curso


  • This topic is locked This topic is locked
Nenhuma resposta neste tópico

#1 otavio

otavio

    http://www.cursosvirtuais.net

  • Usuários
  • 443 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 29/04/2003, 09:47

Olá Galera,

Vocês que tem ou trabalham em algum site, já se pegaram discutindo com alguém sobre sua linguagem server-side? Pois é, não existe programador que não defenda sua linguagem de preferência. Agora, discutir se uma é melhor do que a outra é uma conversa que não tem fim.

Programação gera um certo fanatismo. Linguagens de programação sempre tiveram estilo próprio, sempre tiveram seus prós, os quais atraíam pessoas de diferentes aptidões. Nos tempos mais jurássicos da computação, Pascal era considerada a linguagem mais elegante de todas. C tinha uma sintaxe rebuscada, mas fazia qualquer coisa. Basic era algo mais amador, porém mais fácil. Foram criados assim os nichos, Fulano entendeu melhor como funcionava Pascal e foi em frente, Beutrano pegou a manha de C e passou a achar que Pascal era muito fresco, Sinclano aprendeu Basic na escola e adorou. As linguagens evoluíram, mudaram, mas as diferenças perpetuaram.

O que acontece também, é que não há tempo para ficar pingando de uma linguagem para a outra. Ou você sabe muito bem uma linguagem ou não sabe nada, ficar sabendo um pouquinho de cada uma não te levará a nada. Portanto, escolhe-se UMA linguagem e dedica-se à ela integralmente. Só depois disso, talvez, pode-se pensar em outra. Na web, isso é reforçado com a necessidade de aprender outras coisas, como HTML, CSS, DHTML e Javascript, deixando menos tempo ainda para outras linguagens.

Portanto, a discussão fica totalmente sem nexo porque, na grande maioria das vezes, não há parâmetros comparativos. "Coldfusion é pesado" pode ser respondido com "Você é que não sabe programar nele direito" ou até "Seu servidor é um lixo". "PHP é chato", "Pra mim não é e faço nele tudo que eu quero"...

A perda de tempo está em discutir qual é a melhor. Não existe hoje em dia uma linguagem server-side melhor. Todas tem prós e contras, todas têm algum tipo de limitação. Pode-se fazer praticamente tudo com as lignuagens disponíveis atualmente. PHP, por exemplo, vem com uma Extension chamada GD (antiga conhecida do Perl) que permite a criação de imagens em tempo real através de comandos incorporados ao próprio PHP. Para tornar isso disponível em Coldfusion, por exemplo, você teria que pegar as bibliotecas GD (que são em C), portá-las para C++ e complilá-la como CFX, pois o Coldfusion não tem nada parecido por padrão.

Este exemplo simples demonstra claramente que é possível realizar basicamente as memas coisas em algumas linguagens. Pode-se fazer a mesma coisa em ASP, CGI, PHP e Coldfusion, só que em uns é mais fácil, em outros mais difícil. E o mesmo acontece inversamente em outros casos.

Em qualquer linguagem existem vários modos de realizar as mesmas tarefas. Quando o programador é excelente, a linguagem torna-se uma extensão das mãos e não há limites, portanto ao invés de perder seu tempo discutindo qual linguagem é a melhor, veja qual PROGRAMADOR é melhor...

E essa é a função desse novo sub-fórum na sessão ASP / ASP.net, um curso que leva você do básico ao avançado desta excelente linguagem para melhorar / ensinar as melhores técnicas de programação ASP.

Mas o que é ASP?

É uma técnologia cria da pela Microsoft que gera páginas HTML dinamicamente.

A partir de um Windows 2000/NT com o IIS3/4/5 (Internet Information Server) ou PWS instalado corretamente, é possível rodar códigos ASP que geram páginas HTML dinamicamente, e então mandá-las para o Browser (para saber como rodar ASP em outra plataformas visite http://www.sun.com). Assim sendo, sempre que uma página ASP é requisitada pelo Browser, esta página será executada pelo servidor, e a partir daí seram gerados códigos HTML com o resultado dos processos, a qual será enviada para o Browser que a requisitou. Por exemplo, é possível gerar a partir de uma única rotina, páginas HTML contendo os registros de um banco de dados, cujo nome começa com a letra A. Ou então gerar uma página HTML contendo todos os registros cuja cidade é São Paulo.


Detalhando um pouco mais o exemplo acima, um usuário qualquer entra na página principal da agenda virtual da sua empresa. Nesta página existem links para todas as letras do alfabeto, e para todas as cidades listadas na agenda. Esse usuário clica no link na letra A (poderia ser qualquer outra letra), e então uma página ASP (uma rotina ASP) é acionada no servidor. O servidor por sua vez, vai ler e processar esta página, o que significa que, em primeiro lugar, o servidor abrirá o banco de dados, ai então fará uma consulta a este banco de dados, requisitando todos os registros cujos nomes comecem com a letra A. Aí então o servidor cria uma página HTML contendo todos esses registros numa tabela. A linguagem ASP não serve apenas para consultas a banco de dados. Serve também para envio e recebimento de correio eletrônico, via páginas HTML, para criação de rotinas de propaganda rotativa (Ad Rotator), para leitura de arquivos texto, para criar pastas e arquivos e uma infinidade de outras aplicações. Por fim, uma página ASP gera arquivo texto que por sua vez é interpretada pelo Browser.


Agora depois de uma breve explicação sobre a linguagem vou explicar como funcionará o curso:

* A cada semana será postado um novo tópico seguindo o conteudo programático
* Será criada uma parte para tirar dúvidas sobre os topicos
* O conteúdo programatico será postado em um novo topico

Bom, aguardem o inicio. ;)

Abraços e Boa Programação! B)


-----------------------------------------------------------------------------------------------
Para uma maior organização desta seção, todas as duvidas relacionadas a este tutorial devem ser tiradas na seguinte sala:
http://forum.wmonlin...p?showforum=113
/////////////////////////////////////////////

http://www.cursosvirtuais.net/




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq