Jump to content


Photo

Padrão Scorm


  • Faça o login para participar
4 replies to this topic

#1 ddacal

ddacal

    nheco

  • Usuários
  • 147 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Webdesign<br>Design em geral<br>Fotografia<br>Publicidade

Posted 27/10/2005, 16:38

Oi,

Eu trabalho com uma plataforma de ensino à distancia. E ultimamente, nesse meio que convivo eu tenho escutado muito falar do padrão Scorm.

Será que alguem conhece o que é isso? Como isso é utilizado no EAD?

Obrigado pessoas.
Diego Dacal
Webdesigner

#2 kaduzick

kaduzick

    12 Horas

  • Usuários
  • 229 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília
  • Interesses:Aprender e Ajudar

Posted 28/10/2005, 08:25

Cara eu tbm trabalho com uma plataforma de ensino a distância, mas infelizmente ainda não usamos o SCORM. mas de qualquer forma aí vai uma breve explicação retirada de uma lista de discussão sobre EAD.

Com o SCORM, você pode criar os objetos de aprendizagem em qualquer tecnologia que possa ser visualizada em um navegador Web. Para
isto, basta "descreve-lo" em SCORM e ao final, juntar todos os objetos em uma unidade de aprendizagem (curso, disciplina, aula) em um único
pacote de conteúdos. Este pacote nada mais é que um arquivo .ZIP, com os objetos (já em SCORM), um arquivo de metadados descrevendo o pacote
(unidade de aprendizagem), mais um arquivo XML que descreve quais os objetos do Pacote.

Após empacotados, estes conteúdos podem ser importados para dentro de um ambiente (LMS). É importante observar que o conteudo empacotado (em
SCORM) pode ser armazenado em um repositório de conteúdos, bem como os objetos em si também podem ser armazenados em repsositórios e objetos.
Entretanto, os objetos só poderão ser visualizados, se estes estiverem dentro de um pacote de conteúdos e após ser importado para dentro de um
ambiente (LMS) compátivel com o SCORM.

Existem ambientes que além de importar o pacote pronto, permitem criar os pacotes em SCORM dentro dele, sem precisar empacota-lo externamente.
Desta forma, podemos escolher quais os objetos (scormizados) queremos em uma unidade de aprendizagem e empacota-los em SCORM.



Para informações melhores procure o arquivo IEEE SCORM.pdf‎(456KB)‎ ou poste seu e-mail que eu mando ele pra você.

Edição feita por: kaduzick, 28/10/2005, 08:26.

kaduzick - The Nerds

#3 ddacal

ddacal

    nheco

  • Usuários
  • 147 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Webdesign<br>Design em geral<br>Fotografia<br>Publicidade

Posted 01/11/2005, 11:58

hummmm

andei lendo umas paradas aqui e concluí uma coisa, vê se eu to certo...

Você "scormiza" seu curso e bota ele num pacote. Esse pacote, de alguma forma, é lida pela sua plataforma e ela, de maneira inteligente, repassa isso para cada usuario da maneira que melhor se adeque a ele.

É isso?
Diego Dacal
Webdesigner

#4 REGINA FELICIO

REGINA FELICIO

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/06/2009, 08:44

Eu também trabalho com uma plataforma de EAD. Esse padrão pode ser utilizado pelo MOODLE? Como faço para conseguir esses objetos?

Edição feita por: REGINA FELICIO, 15/06/2009, 08:55.


#5 Renan D Tavares

Renan D Tavares

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/09/2009, 20:49

Eu também trabalho com uma plataforma de EAD. Esse padrão pode ser utilizado pelo MOODLE? Como faço para conseguir esses objetos?




Pode ser usado no Moodle sim! o Moodle já le e gera pacotes scorm.!




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq