Jump to content


Photo

Configurando O Iis


  • This topic is locked This topic is locked
Nenhuma resposta neste tópico

#1 Victor ASP

Victor ASP

    Turista

  • Usuários
  • 51 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Praia Grande, SP

Posted 03/09/2004, 09:03

Configurando o IIS

Quando instalamos o IIS, é criada uma área de administração para que possamos gerenciar nossas Webs. Para acessarmos esta área de administração, clique no menu "Iniciar/Painel de Controle", teremos então, a seguinte tela:

Posted Image

Acesse o ícone de "Desempenho e Manutenção", e em seguida escolha "Ferramentas Administrativas"

Posted Image

Clique em "Internet Information Services":

Posted Image

Teremos acesso à área de administração do IIS. É aqui que criaremos um site, instalaremos extenssões do servidor, etc.

Posted Image

Propriedades de um Web Site Padrão

Ao ser instalado, o IIS cria automaticamente um Web Site Padrão, já com as extensões do servidor instaladas e no diretório já citado (C:\Inetpub\wwwroot).

Posted Image

Quando escolhemos um dos sites instalados, no caso "Site da Web Padrão" e clicamos nele, podemos ver o status do seu serviço, através da figura acima, na barra de ferramentas da janela. Do jeito que aparece acima, com o botão "Play" acionado, quer dizer que o serviço web está ativo, e que sua home page pode ser encontrada no endereço http://localhost ou http://nome_da_sua_maquina (para descobrir o nome do seu computador, veja as propriedades do seu "Ambiente de Rede", na área de identificação) ou também pelo endereço IP http://127.0.0.1, que se refere à própria máquina.

Usando os botões acima, também podemos "parar" ou "pausar" um determinado site. Basta clicar sobre os botões.

Podemos configurar algumas propriedades deste Site Padrão clicando com o botão direito do mouse em cima do "Site da Web Padrão" e escolhendo o menu "Propriedades".

Posted Image

Aparecerá uma janela com abas, onde veremos várias configurações do IIS. Aqui, vamos tratar apenas de algumas, somente com finalidade de uso pessoal. Na aba "Site da Web", teremos apenas algumas informações que não iremos alterar.

Posted Image

No nosso caso, utilizaremos a aba "Diretório Base" para alterar o diretório default (C:\Inetpub\wwwroot) onde meus sites serão criados. Podemos mudar para uma pasta chamada "sites" no drive "D" do computador, ou outra, onde desejamos que sejam salvos nossos sites.

Posted Image

Ainda na imagem acima, salientei com uma seta a opção "Gravar", que deverá estar selecionada caso eu venha a utilizar um banco de dados nesta pasta para gravar dados.

O campo "Pesquisa no diretório" faz com que, se você não tiver um documento padrão especificado e esta opção estiver ativada, o visitante verá uma lista com todos os nomes de documentos contidos na pasta. Por exemplo, se no browser digitarmos o endereço "http://127.0.0.1/" ou "http://localhost/" e nesta pasta não há nenhum documento padrão, com esta opção ativada, aparecerá algo como:

Posted Image

Mais uma opção interessante que posso adicionar, é na aba "Documentos", onde eu posso definir qual o nome que utilizarei como padrão para a primeira página, assim esta extensão ficará oculta.

Nesta aba, a opção "Ativar documento padrão" faz com que, se ativada, quando você não especificar no browser o nome de um documento, será procurado um documento padrão, especificado na caixa abaixo. Se esta opção estiver desativada e você não especificar um nome de uma página, aparecerá uma mensagem de erro, ou uma lista de todas as páginas, dependendo se opção "Pesquisa no diretório" (na aba "Site da Web"), está ativada ou não.

Ainda, o valor deste campo pode variar de servidor para servidor. Por isso, quando for colocar o seu site na Internet, verifique quais são os nomes de documentos padrões do servidor onde o seu site será hospedado. Por exemplo, suponha que no seu site você criou a página inicial de nome "default.asp", e que aparece normalmente no servidor local, que tem como documento padrão "default.asp". Se o servidor onde será hospedado o seu site na Internet tiver como documento padrão "index.asp", você será obrigado a renomear a sua página principal e alterar todos os links no seu site para ela.

Na caixa de documentos, iremos definir os nomes dos documentos padrão, ou seja o documento que será exibido quando o usuário não especificar no nome do documento no browser. Por exemplo, quando alguém digitar "http://127.0.0.1", qual a página que será exibida? É isso que é definido nesta caixa. Na tela de exemplo abaixo, o valor deste campo é "Default.htm,Default.asp,index.htm,iisstart.asp". Isso quer dizer que o servidor irá verificar se existe na pasta base algum documento de nome "default.htm". Se tiver, este será exibido no browser. Se não tiver, ele fará uma nova busca na pasta, desta vez por "default.asp", e assim por diante.

Posted Image

Usamos os botões à esquerda da caixa para alterar a ordem de busca dos documentos. Para retirar um documento da caixa, clique no nome desejado e depois clique no botão "Remover". Se desejar adicionar um novo nome para documento padrão, clique no botão "Adicionar" e defina um novo documento padrão.

Posted Image

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Para uma maior organização desta seção, todas as duvidas relacionadas a este tutorial devem ser tiradas na seguinte sala:
http://forum.wmonlin...p?showforum=113




2 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 2 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq