Jump to content


Photo

Pantones......


  • Faça o login para participar
5 replies to this topic

#1 Gui

Gui

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 17 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba
  • Interesses:Design - Processos Gráficos

Posted 29/01/2005, 09:16

Eae......

Preciso de algumas dicas sobres os Pantones do corel....

Ex.: Lá nós temos os pantones C - CV - CVC - U....enfim tem varios tipos de pantones....mas qual o significado delas.....se vc for comparar o pantone 157C e o 157CV - a diferença é minima...se vc for notar bem vc ve a diferença, mas quando vai para a impressão gráfica ou flexográfica é impossivel notar a diferença.

Bom eu tenho um catalago de pantones onde nele só tem o "C" eo "U" e me digam uma coisa se alguem pede um pantone sei lá "CVC" - como eu vou ter certeza que o pantone está correto de acordo com o que o cliente quer, já que no monitor eu posso escurer e clarear a imagem...

Na web creio que não existe esse problemas mas quando vai para a impessão as vezes bate o desespero....

Falow galera.
Gui

#2 xaves

xaves

    Normal

  • Usuários
  • 105 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Redes, Corel Draw e Programação em geral

Posted 31/01/2005, 07:54

E ae Gui!

Bom, antes de tudo, cuidado com o monitor, procure sempre mantê-lo calibrado se caso vc trabalhe com pré-impressão pra não tomar sustos, tbm tendo em vista que os pantones não ficam 100% mesmo no monitor calibrado.

Quanto aos pantones, tem diferença sim, pode ser pequena vista no mintor, mas tem, este cuidado tem que ter para manter o trabalho padrão de seu cliente.
A diferença está nessas siglas mesmo, não domino as tabelas para explica-las uma por uma, mas cada uma tem sua característica, como os pantontes com cobertura, e os sem cobertura, cada um dos dois tem sua tabela repectiva.

para ter certeza do pantone, use corretamente o nome do pantone e tenha em mãos uma tabela de pantontes.
• Xaves Corel | Pré-impressão | Photoshop | Programação

#3 pessego

pessego

    g o o d v i b e

  • Usuários
  • 121 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 31/01/2005, 11:53

se eu nao me engano a letra U significa sulfite ou seja as cores qua marcam letra U no final são para ser usadas em papel sulfite ou parecidos e o C é para ou couche

espero ter ajudado

#4 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 31/01/2005, 12:40

na verdade o q acontece é q ao indicar as cores com o sulfixo C, U, CV, vc estaria definindo para a gráfica o tipo de papel a ser usado, o q na minha opinião não é necessário, já que o trabalho com seu orçamento já trará esta informação.

o U seria Uncoated, o C é coated... papeis Coated são papéis revestidos, tipo o couchet... o Uncoated seria para jornais e sulfite...

no entanto, qdo o gráfico pegar o fotolito ou chapa e ver anotado na cor Pantone 485 2X ele vai pegar a cor certa para o tipo de papel onde a impressão estará sendo feita.

assim, apenas o código da cor seria suficiente.


abraços.


=)

#5 Ivanzinho

Ivanzinho

    Turista

  • Usuários
  • 42 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 01/02/2005, 16:08

U = Uncoated paper

Tomemos como exemplo o pantone 485. Os números 485 significam a fórmula da tinta. Ela é um vermelho que tem como base 47% de amarelo, 47.1% de vermelho rubi e 5,9% de preto. Este numero 485 quer dizer que a tinta tem esta fórmula.
O "U" indica que esta tinta irá ser impressa em papel Uncoated (sem revestimento), que como eu expliquei, é um papel sufite.

Na verdade voçê pode usar qualquer pantone U, C, M , CV , CVU, CVC, todos são a mesma cor estas siglas são apenas para indicar o papel ou a simulação deste monitor.

Funciona mais ou menos assim: quando vc manda para a gráfica um fotolito e nele está indicando que o pantone é o 485 U , a grafica entenderá ( ou deveria entender) que vc usará um papel sem revestimento.

Vc pode simplesmente indicar que o pantone é o 485 e o papel é "x".

C=Coated Paper

Indica que o papel tem cobertura. Cobertura ou revestimento neste caso é o processo quimico que o papel sofre para ficar com aquele brilho que o papel tem. Com isso também a absorção de tinta é menor e o papel não fica com a tinta tão "esborrachada" como no papel sufite!

M=Matte Paper

Este pantone é para indicar que a impressão será feita em papel MATTE. Matte é um papel revestido, diferente do cochê. Tipo aqueles papeis de jato de tinta.

CV=Computer Video (electronic simulation)
Esta sigla é para indicar que o pantone que está na tela é uma simulação do que sairia no papel.

CVU= Computer Video Uncoated
Esta sigla representa a indicação que o pantone que esta na tela é uma simulação do que sairia no papel sem revestimento.

CVC=Computer Video Coated
Esta sigla representa a indicação que o pantone que esta na tela é uma simulação do que sairia no papel com revestimento.

Por fim é tudo a mesma coisa com siglas diferentes.

- - - -

Eu copiei esta men. de um topico antigo desse forum, no momento não me recordo quem foi que postou mas está bem explicado ao meu ver.

ABraços ae

#6 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 01/02/2005, 16:14

. . . mto bom . . .

. . . e mto justo dar os créditos . . .

. . . (y)



abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq