Jump to content


ESPIA's Content

There have been 157 items by ESPIA (Search limited from 22/05/2023)



Ordernar por                Order  

#288532 Cobrança De Sites!

Posted by ESPIA on 27/01/2004, 09:50 in Mercado de Trabalho

Amigos, não me entendam mal. Quando comentei sobre os AMADORES não me referi aos técnicos sem formação "acadêmica" (bah) sejam jovens ou velhos, experientes ou não. Me referi aos LAMBÕES, aqueles que fazem por fazer, pra ganhar uns trocos aqui e ali. Saia do jeito que sair...

Se for enfocar a coisa assim como vcs postaram eu mesmo seria um AMADOR, pois não tenho essa formação "acadêmica" (puá!), mesmo já atuando na área há mais de 22 anos. Comecei como muitos! Com várias dúvidas. Passei por todas as posições de TI que vcs puderem imaginar. Desde operador, programador, a analista, gerente e diretor.

É isso que eu quero dizer. Existiu um momento na minha vida que me deu um clique. Tipo, eu entendi que PROFISSIONAL não é somente aquele formado na área e tal, mas sim aquele que utiliza MÉTODOS e PROCESSOS adequados ao seu trabalho! E foi isso que num determinado momento eu passei a buscar. Considero que desse momento eu saí do amadorismo em que me encontrava. Comecei a me preocupar em ler, estudar, e não somente garimpar sobre ferramentas e linguagens em busca de soluções para os meus "clientes". Não foi fácil. Não é fácil.

E foi este relato que me levou a questões como: "Quando é que esses meninos e meninas vão sair do amadorismo? Vão entender que existe um jeito, digamos, profissional de se fazer as coisas sem que isto se torne caro, burocrático ou tedioso? Que fazer algo com qualidade não dá tanto trabalho?" Para mim, são estas as questões! E isto envolve a todos da área de TI. Seja desenvolvimento para web, cliente/servidor ou mainframe. Seja uma funcionalidade em FLASH ou um projeto Java n-camadas. Esta coisa de dizer que "as coisas na web são complicadas pois tudo é novo" é pura lenda. A profissão de webmaster não é nova não! É só uma "evolução" (se é que podemos encarar assim), dos velhos e bons programadores, analiastas e programalistas. Pasmem, mas existem profissionais na web sim, assim como existem os teimosos que por preguiça (sem ofender ninguém) ou genialidade, fazem as coisas do jeito deles, que na maioria das vezes não é o correto, resultando em algumas aberrações que vemos por aí. Friso, a área de TI é complicada, sempre foi, a web é só mais um componente nesta coisa toda.

Na minha época não existiam fóruns como este, em que alguns têm a oportunidade de expor suas idéias de maneira útil. De relatar suas experiências de maneira sincera, sem sacanagem (apesar de uns e outros - rsrsrsrs). Sem querer nada em troca. Este tipo de coisa tem que ser utilizado para PROFISSIONALIZAR sim! Cada vez que um alx, Maxymus, ZeEeHhH ou Espia posta suas opiniões e experiências, de alguma maneira está PROFISSIONALIZANDO seus colegas. Está participando da formação de muitos. Então, é necessário que isto seja bem feito. Com responsabilidade e fidedignidade (afff), especialmente técnica. Daí, quando eu acho alguma coisa legal (como este site que eu postei aí pra cima), mesmo que sobre algo que possa ser encarado como "chato" pela grande maioria, não me furto em postar e ver no que dá. Já tive várias experiências boas a respeito. Não vamos mudar o mundo com um tópico ou um post num fórum como este, mas certamente estaremos participando da mudança.

A idéia não é complicar, profissionalizar em demasia o nosso mundo já tão complicado. Mas sim, ir mostrando um outro jeito de fazer as coisas. Sem abrir mão de fazer errado, de tentar, de explorar, enfim, de aprender. Mostrar que um dia, lá no futuro - quem sabe, aquele pode ser o jeito que alguns AMADORES se tornarão um pouco mais PROFISSIONAIS.

;)



#288141 Cobrança De Sites!

Posted by ESPIA on 26/01/2004, 16:16 in Mercado de Trabalho

Ótimo este tópico. É bom ver a galera discutindo e tentando encontrar um "padrão". Só que, não se ofendam, mas eu já vi este filme.

É sempre esta coisa de "quanto cobrar", "que preço eu faço", "o fulano cobra tanto", "a xpto design cobra $$$", etc, etc... Eu próprio já postei várias respostas e comentários a respeito.

Repetindo, eu acho o seguinte, há que se separar o AMADOR do PROFISSIONAL. Esta coisa de cobrar de acordo com a cara do freguês não existe! É papo furado! Coisa de amador! O preço é resultado do custo, do trabalho que dá pra fazer a coisa, mais o know-how de quem vai fazer. São as famosas ESTIMATIVAS.

Gente, profissionais e pessoas sérias fazem ESTIMATIVAS! Não há chute! Não adianta querer adivinhar o porque a empresa ou o cara X cobrou montes de $$$$ pra fazer o site da empresa Y. É tudo cálculo e o tal de know-how, não existe mágica! A empresa Y vai procurar o tal profissional ou a agência X porque quer o mesmo trabalho que os caras já fizeram em outros trabalhos. Este é o diferencial. Além disso, a tal empresa de design certamente calcula o valor do projeto através do custo, das ESTIMATIVAS do que vão gastar para fazer a coisa. Tipo, mão de obra, máquinas, equipamentos, infra-estrutura (instalações, mobiliário, etc), impostos, o tal know-how e evidentemente, o lucro. Ah é, sempre vão existir os sobrinhos, primos, cunhados, ESTAGIÁRIOS e agregados. Não adianta reclamar! A coisa é fazer melhor para ser melhor e poder explicar a razão de cobrar mais. É óbvio.

O que se precisa fazer é profissionalizar o trabalho do webmaster. Fazer com que ele entenda de uma vez por todas, que o trabalho dele não é diferente do trabalho de um outro desenvolvedor de software qualquer! O negócio dele é software igualzinho ao resto! Então, achar que o wm tem um trabalho especial e por isto se cobrar mais (ou menos) é um ledo engano. Um webmaster profissional deve ter formação similar a um desenvolvedor qualquer (mesmo que auto-estudo e tal), inclui-se aqui desde o programador, analista até engenheiros de software. (Ou vocês acham que webmaster é uma profissão que veio de onde?)

Acho também que existe uma grande confusão entre webmaster e webdesigner. Só pra relembrar, o webdesigner é um designer (de profissão, formado ou não) que se especializa em interfaces para web, ponto! É o mesmo cara capaz de desenhar uma logo ou uma identidade visual inteira para uma empresa. Já o webmaster é aquele profissional de TI (seja desenvolvedor, analista, etc), especialista em software para ambiente web.

Voltando às vacas magras, o valor/hora de um webmaster está disponível em vários sites de RH (seleção, pesquisa). Também é possível encontrar o valor/hora de um webdesigner. (O mercado rege os salários. Não adianta reclamar). O difícil é estimar a quantidade de horas que cada um vai "gastar" para um determinado trabalho. Pior no caso do webdesigner, pois é um trabalho artístico. Mas o caso do webmaster não. Trata-se de um programa como outro qualquer. Portanto, é possível estimar.

No caso do ESTIMATIVAS DE SOFTWARE há excelentes trabalhos e "métricas" disponíveis para se estimar e "medir" o tamanho de um software. Os interessados podem, por exemplo, acessar o site www.metricas.com.br e ver uma série de artigos sobre o assunto.

Por outro lado, caso alguns achem interessante, posso postar aqui alguns tópicos e material mais fácil para as tais ESTIMATIVAS (tipo planilhas e guias para se identificar o custo de um trabalho). Quem sabe assim consigamos baixar a ansiedade de alguns em descobrir o "quanto cobrar" e possamos profissionalizar um pouco mais as coisas.

Então, o que acham?



#288688 Cobrança De Sites!

Posted by ESPIA on 27/01/2004, 13:10 in Mercado de Trabalho

fidedignidade?? UAheuaheuaheu da onde saiu isso??? rsrsrs...

Concordo com vc ESPIA... acho que entendi um pouco errado o que você quis dizer anteriormente.. mas blz..

Assino em baixo (y)

fi.de.dig.ni.da.de
s. f. Qualidade de fidedigno.

fi.de.dig.no
adj. Digno de fé, merecedor de crédito.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



#294502 Cobrança De Sites!

Posted by ESPIA on 05/02/2004, 14:02 in Mercado de Trabalho

,2 Feb 2004, 20:25 ] Concordo com todos, tendo sim meu ponto de vista...
tenho 17 anos... e sei que a discriminação simquanto a sua idade... e pelo preço que deve ser cobrado...

Pegando uma carona, muito está se falando aqui sobre idade e tal. Os mais novos reclamam pela existência de discriminação. "Ah, você é novo? Puxa que pena. Estávamos atrás de alguém mais experiente..." - Isto é normal! Vcs já devem ter escutado isso de monte.

Aí vc vai, trampa, se enrosca, aprende na marra, cacetada pra todo o lado. Consegue finalmente esta dita experiência. Daí escuta o seguinte: "Putz! Que bela experiência hein? Mas é demais pro nosso caminhãozinho. Estamos atrás de gente mais nova!"

O que é isso? DESCULPA ESFARRAPADA! Estes caras estão é querendo esfolar alguém, contratando por valores quase escravizantes!

É isso sim! Não tem nada de experiência, idade, qualidade e tal! Os caras querem é gastar pouco! De preferência, gastar nada! E isso é culpa de nós mesmos, de não sabermos o nosso valor, de não sabermos fazer preço de nada! Acharmos que cada cliente tem o seu preço! O nosso trabalho tem o seu preço, independente de idade, sexo, religião ou a dita experiência!

Temos é que mudar, gente! Comecem a pensar e falar sobre isto. Coloquei um post aí esses dias sobre ESTIMATIVAS! Ninguém nem deu bola... Me ofereci pra dividir um pouco dessa experiência, mostrar como é que se CALCULAM CUSTOS e se FORMAM PREÇOS... Ninguém nem tchuns. Normal...

Voltando ao assunto, desculpem odesabafo, mas chega de dizer que o cara mais novo pode isso, o mais velho aquilo... O que vale é o seu dom! É sim, é um dom de apresender e fazer as coisas bem feitas, digo de novo, independentemente de idade.

Ah, ia me esquecendo, tenho 44 aninhos e me sinto com o mesmo tezão profissional (rs) de alguém com 18.

Aproveitando, alguém aí pra cima disse não concordar quando eu "disse" que webdesigner era uma evolução dos antigos programadores. Eu não disse isso, pois trata-se de uma grande burrice. Sei bem a diferença entre (web)designers e (web)developers.

Valeu?



#112335 Dizainer O Quê?

Posted by ESPIA on 04/06/2003, 16:16 in Teoria da arte e tipologia

Pois é, então tá aí: sou tb um "Project Designer"...

Assim, eu deveria estar aqui? (Oh, vida! Oh, céus...) :P

Brincadeira, muito bom o artigo. Gostei msm!



#95109 Diagramar Um Livro

Posted by ESPIA on 09/05/2003, 15:57 in Teoria da arte e tipologia

Sou por que?????????  :P

achei que vocÊ fosse homem! :P B)

Afff!


Bom, mas voltando ao assunto, PageMaker... :rolleyes:



#110999 Qual A Diferença?

Posted by ESPIA on 02/06/2003, 17:32 in C/C++

O C descende da linguagem B, ainda em uso na Europa. Foi criada por Dennis Ritchie em 1970 junto com o Unix.
Ela é eminentemente procedural.
Com a crescente complexidade dos programas, na década de 80 foi inventado o conceito de programação orientado à objetos, por Bjarne
Stroustrup. Isso originou o C++ e seu conceito de classes. Programar orientado à objetos aumentou dramaticamente a eficiência dos programadores, tornou o código muito mais fácil de ser reusado e tornou mais fácil a programação em equipe. Basta hoje em dia ler o header de um objeto para criar um programa ou objeto para trabalhar junto, sem se preocupar como ele foi implantado.
O C# é uma palhaçada da Microsoft, que quer ocupar o lugar do JAVA entre os programadores. Eu particularmente não gosto desse tipo de iniciativa, pois ela é claramente monopolizadora, tomara que não dê certo.

Se for estudar, começa estudando C++ e depois C, se fizer o contrário, seu cérebro procedimental terá dificuldades de aprender a programar à objetos.
Ignore C# enquanto puder, eu ainda não vi nenhuma grande demanda por isso.

Taí! Gostei da resposta, especialmente da coisa do "cérebro procedimental": muito boa! :ok:



#94891 Auto Fechar A Janela Sem Questionar

Posted by ESPIA on 09/05/2003, 10:59 in Javascript / DOM / AJAX / ECMAScript

Olha ae. Se é janela pop-up (ñão a sua principal) eu faço...


Na minha principal eu chamo a pop-up assim:

... RESTO DO CÓDIGO, ETC...

<BODY onLoad="spawn('pop_msg.htm')" background="images/linhas_az.GIF">

<script language="JavaScript">
window.name="Pop_Treina";
<!--
function spawn(filename)
     {windowVar=window.open(filename,"SubWindow","toolbar=no,width=230,height=230,top=30,left=350,directories=no,status=no,scrollbars=no,resize=no,menubar=no");
     }
//-->
</script>

... RESTO DO CÓDIGO, ETC


O meu pop-up nunca pede confirmação para fechar...

Vissh, depois q eu postei q vi q vc quer fechar a principal, né? Ae isso num funca... Sorry.

Blz.



#74164 Banco De Dados

Posted by ESPIA on 08/04/2003, 11:52 in ASP

O caminho mais certo é o que o monitor mostrou. Só com uma diretiva sql não dá. Tem q fazer looping ou "sql aninhado" + ASP mesmo. Vc encontra um monte de exemplos disso na web... Postando vai ficar confuso e difícil de explicar.

Blz?



#123875 Simulador Epson P/ Clipper

Posted by ESPIA on 19/06/2003, 14:18 in Clipper

Esse seu software só roda em modo DOS?



#118337 Simulador Epson P/ Clipper

Posted by ESPIA on 13/06/2003, 09:11 in Clipper

Desculpe, mas não entendi. O Clipper "fala" (ou falava :P ) diretamente com a LPTx, não usa drive de impressão como as ling pra Win.

Dependendo da coisa vc tem q mandar alguns comandos para a impressora (chamados "comandos ESC" ou Chr(27)+algo).

O q vc quer dizer com simulador e o q vc quer fazer, exatamente?



#85003 Cobol

Posted by ESPIA on 25/04/2003, 20:33 in COBOL

Olha só, difícil num é. Tem coisa muuuuito mais difícil em Java, C++, ASSEMBLER, etc... :P

Acontece que se torna difícil pois não existe mais necessidade de uma série de coisas q eram usadas na estrutura dos progs em Cobol. Então, comparando Cobol com o q existe hj sim, é difícil pq hj se vc for bom, trabalha muito menos pra fazer a mesma coisa (ou muito mais) do q vc fazia em Cobol. Além disso não é visual - até existe alguns dialetos Cobol tipo VisualCobol, mas acho q ng mais usa.

Mas veja bem, estamos falando de Cobol pra plataforma baixa - micro. Várias empresas ainda usam muito Cobol nos seus mainframes (computadores de grande porte - tipo pra bancos, financeiras e indústrias). Nesse caso, ainda existe demanda por programadores Cobol, mas é raro ver uma dessas procurando gente no mercado - até tem, mas é bem raro e mal pago. Quem tá lá programando Cobol pra mainframe provavelmente não sai de lá até q desliguem ou q a ferugem coma as máquinas :D ...

em falar no lado econômico, pra cultura, conhecimento, acho legal ter uma idéia de Cobol. Aliás, isso se aplica a qq outra ferramenta, digamos mais antiga, tipo Basic, Pascal, Fortran, Assembler, etc. Falando nisso, se o seu caso é aprender a programar sugiro o bom e velho BASIC mesmo. Tudo q se vê de ASP, .NET, VB, VBA e outros bichos vem de lá. Além de te dar uma base lógica legal, vai te aproximar dessas ferramentas mais novas.

Falow?



#84642 Cobol

Posted by ESPIA on 25/04/2003, 12:40 in COBOL

Depende pra q.

Se vc tiver trampo certo, q valha a pena, até vale. Senão, não rola...

É aquela coisa: OPORTUNIDADE X NECESSIDADE! :coffee:



#94962 Alguem Aqui Entende De

Posted by ESPIA on 09/05/2003, 12:44 in Editores Vetoriais

Ae! Muito bom. É isso mesmo: 16 milhões de cores...



#95108 Alguem Aqui Entende De

Posted by ESPIA on 09/05/2003, 15:53 in Editores Vetoriais

ola,

E quem ganhou???? o CMYK ou RGB??? :rolleyes:

Eu fui ignorante o suficiente pra naum entender sua resposta!! :unsure:

T+,

Imagina... RGB tem mais cores...


Sensibilidade do Olho Humano >> RGB > CMYK

(a sensibilidade do olho humano capta muito mais cores que o RGB pode produzir. E o RGB possui mais cores que o CMYK)

Pois é, mas com tudo isso será q respondemos às perguntas da Sheila? (rsrsrs)



#94855 Alguem Aqui Entende De

Posted by ESPIA on 09/05/2003, 10:00 in Editores Vetoriais

A paleta RGB tem mais cores sim que a CMYK.  O problema é que existe o mundo real e o virtual. Nossos olhos conseguem captar uma enorme gama de cores. O monitor consegue reproduzir Bem menos dessas cores e as impressoras, devido à falha dos pigmentos, menos cores ainda.  Eu tenho um gráfico da AGFA que ilustra bem a gama de cores captadas.  Assim  OLHO HUMANO >> RGB > CMYK

o RGB tem mais cores??? num seria o CMYK que teria mais cores, por ser 32 bits?????
putz agora fiquei confuso, hehehehehhe

Ae, eu tbem, sempre ouvi isso q CMYK tem + cores? Naty, vc naum se enganou???

Pq se naum todos os meus conceitos de cores foram pro espaço! :unsure:

t+,

Simples, nobres colegas (pra 6ª feira tá bom, né? ;) ): lembram de análise combinatória, arranjos e permutações? É só ver qto dá 256 (o zero tb entra) elementos combinados 3 a 3 com repetição... Lembram disso? Quem se habilita? Vai ae o meu desafio. (Aposto q dá muito mais q o CMYK. Questão matemática.)

< ESPIA, SUA ASSINATURA TEM MAIS DE 15 LINHAS, EDITE ELA PARA ENCAIXAR DENTRO DAS REGRAS! >



#94586 Teclas De Atalho Do Flash

Posted by ESPIA on 08/05/2003, 20:39 in Adobe Flash e ActionScript

Legal e muito útil!

Valew!



#93957 Como Mostrar Usuarios De Um Db Pela Primeira Letra

Posted by ESPIA on 07/05/2003, 20:27 in PHP

Olha, kras! Parabéns aos dois...

Prá q tutorial? Os posts estão perfeitos. Especialmente os do Thales. (Combinaram? :D )

Brigadão, valew mesmo!



#94645 Descompilador

Posted by ESPIA on 08/05/2003, 22:18 in C/C++

Desculpem me meter, mas o certo é DECOMPILADOR e não descompilador. E olhem q é coisa beeeeem antiga... Dêem uma pesquisada. Isto tudo nasceu quase junto com os próprios compiladores.

Existem alguns decompiladores q só analisam o código executável, listam as principais diretivas da linguagem e coisas do tipo. Não conseguem "ver" muito mais do q já é aparente (vide comentário no parágrafo seguinte). Outros geram a visão assemblada do código (independentemente do dialeto da linguagem), q pode ser alterada/recompilada.

Evidentemente os compiladores "temperam" os executáveis gerados de acordo com as preferências e tendências do fabricante, releases, bibliotecas utilizadas, etc, e isto complica a tarefa do decompilador.

Geralmente os decompiladores não trazem os resultados esperados pelos usuários q pouco ou nada sabem do próprio executável q desejam decompilar. Estes têm diversos interesses, desde o simples conhecimento do código original, para manutenções de códigos q não têm histórico ou documentação apropriada, até - o que infelizmente é o mais comum - a cópia de conteúdo.

Blz?



#123873 Descompilador

Posted by ESPIA on 19/06/2003, 14:17 in C/C++

Assembler é uma linguagem de "baixo nível", a base de tudo, isto é, linguagem de máquina. Tudo o que nós fazemos em outras linguagens é na realidade "decompilado" e "interpretado" pelo processador que trabalha em Assembler.

O Assembler não é uma linguagem comercial.



#74235 Out Door

Posted by ESPIA on 08/04/2003, 14:29 in Teoria da arte e tipologia

:D :D :D

É sério, algumas cidades têm legislação específica...

Inté!



#74103 Out Door

Posted by ESPIA on 08/04/2003, 08:35 in Teoria da arte e tipologia

Ae, Coiote!

Seguinte, antes de começar, dê uma olhada nas leis sobre o assunto. Pelo q eu saiba algumas coisas são proibidas nesse negócio fúnebre :blink: . Tipo, mostrar caixão não pode; funerária não tem vitrine, essas coisas....

Blzs?



#77840 Visualizador

Posted by ESPIA on 14/04/2003, 17:06 in Editores Bitmap

Ae, ADM! Mas o ACDSee não é pago tb????



#134639 Quebra De Linha

Posted by ESPIA on 02/07/2003, 21:44 in Tutoriais e Artigos de FrontPage

Eu uso o frontpage a algum tempo e não sabia dessa <_< , eu sempre is no html e botava <br> :D , valeu

É, na realidade qdo vc faz isso ele coloca uma tag <br> lá no código. É á msm coisa! :blink:

Também funca em outras coisas como VisualStudio, quebra de linha sem quebra de parágrafo no Word, campo memo do Access e por aí vai...

É q nem panela: é meio véia mas é boa!



#82997 Como Fazer Site

Posted by ESPIA on 22/04/2003, 20:00 in HTML, CSS e Metodologias

Vixxxxi! Tô mais pra dica do developer! Usa o FrontPage mesmo! Ruim com ele, pior sem nada...

Mas pelo menos o mínimo vc vai precisar sacar antes de qq coisa, tipo a estrutura básica de um site, o que são e o funcionamento dos hypperlinks e principalmente, onde vc vai publicar o site depois de pronto.

É fácir quenemque andar de bicicreta! 'Ce cai pra caramba mas dispois num sai de cima... :D

(Essa foi SAGAZ!) :devil:




IPB Skin By Virteq