Jump to content


Photo

Dizainer O Quê?


  • Faça o login para participar
29 replies to this topic

#1 lincoln_designer

lincoln_designer

    ﺕ Photo·lov

  • Usuários
  • 533 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:web design, design gráfico, carros, som automotivo, rachas, lutas, enfim tudo que envolva adrenalina! :D

Posted 04/06/2003, 16:08

A recepcionista leu o nome no cartão e soletrou: d-e-s-i-g-n-e-r. Olhou espantada para o moço de aparência tão normal que podia ser confundido com um engenheiro, um arquiteto.
- O senhor designa alguma coisa? - perguntou.
- Designo sim. Computadores, lanternas, relógios de ponto e até vasos sanitários.
A moça se sentiu alvo de piadas, fechou a cara e anunciou o designer pelo nome
- Pode mandar entrar o dizainer - mandou o chefe.
A recepcionista olhou de esguela para o rapaz na saída. Mas já no dia seguinte ele estava de volta, acompanhado de mais dois.
- Quem são esses caras - perguntou ela à secretária do chefe.
- São a equipe que vai bolar as novas máquinas. E também as embalagens e preparar o kit de montagem nas feiras.
Sem perceber, aportuguesando a pronúncia, a recepcionista conseguiu entender o sentido daquela profissão. Os que designam, projetam, programam o futuro. E materializam seu trabalho em desenhos, quando praticam o design gráfico ou a programação visual e também em modelos tridimensionais, ao projetar produtos.

Como explica o Novo Dicionário Aurélio: Design - concepção de um projeto ou modelo; planejamento. Designer - indivíduo que planeja ou concebe um projeto ou modelo. Mestre Aurélio não deixa de citar seus sinônimos: desenhista industrial ou de produto e programador visual. Porque no Brasil de trinta anos atrás a expressão cunhada para traduzir design foi desenho industrial, intitulada pela primeira escola universitária do ramo, a ESDI carioca.

Hoje, as associações profissionais adotam o design como nome, para alívio de seus participantes, confundidos por muitos anos com os desenhistas formados es escolas técnicas de 2º grau, onde o desenho industrial se resume à representação visual de projetos para fabricação. Aliás, a mudança da nomenclatura da profissão foi objeto de vários encontros de docentes e profissionais que rebatizaram sua atividade respeitando as palavras já consagradas e entendidas em todo o mundo: design industrial e design gráfico.

Mas a confusão sobre a nomenclatura dessa profissão ainda jovem e incompreendida não pára por aí. A palavra design popularizou-se com conteúdos que estão longe de retratar o alcance da atividade. Muitos cabeleireiros chiques passaram a denominar seu ofício de hair design; costureiros preferem atender pelo pomposo nome de fashion designers. Ou seja, cada vez mais confunde-se design com aparência. Fala-se em design de um automóvel ou de uma caneta pensando-se apenas em sua exterioridade, como se o designer fosse um esteticista de plantão, chamado a dar os retoques finais num rosto de cuja concepção ele não participou.Design, no entanto, é uma palavra que remete à criação original. Em inglês, a expressão "argument for design" é o argumento da existência de Deus baseada na evidência do design na criação. Design é desígnio, projeto. No entanto, a versão do designer como maquiador se ampara, mais do que nas trilhas morfológicas da língua, na prática que durante muitos anos dominou a indústria americana onde ao departamento de design cabia o styling, exatamente o make-up final dos produtos.

No Brasil, mesmo gente muito bem informada troca design por designer, esquecendo que designer é o profissional do design, assim como baker é padeiro e bake assar, worker é trabalhador e work é trabalho, etc. Não adianta. Por mais anos de Cultura Inglesa que o cidadão tenha em seu currículo, não é difícil ouvir deslizes do tipo o designer dessa minha cadeira é genial.

Os profissionais já se acostumaram e ouvem os barbarismos com bom humor. Eles sabem que o cidadão se referiu ao design da cadeira e não ao autor dela. Mesmo porque são ainda poucos os produtos assinados. Na área de móveis começa a ficar comum o "design by". Mas à nossa volta existem milhares de produtos de pais desconhecidos, o que, se para alguns expressa o não reconhecimento social da profissão, para outros é apenas a contingência do mundo industrial povoado de objetos, muitos deles fruto de criação coletiva, ou redesenho do desenho de antigos produtos.

O importante do reconhecimento, segundo muitos profissionais, não é a assinatura como marca artística, mas a incorporação do bom design a tudo que nos cerca.
Lincoln Schultz
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Perfil no Usefilm
Fotolog Pessoal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

#2 ESPIA

ESPIA

    Eu mesmo!

  • Usuários
  • 157 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba/PR
  • Interesses:Processos de Engenharia e Qualidade de Software, mais especificamente Gerência de Projetos, requisitos e regras de Negócios, Técnicas de Análise (AE, OO), Projeto, Codificação (qualquer ferramenta), SGBDR e WEB development.

Posted 04/06/2003, 16:16

Pois é, então tá aí: sou tb um "Project Designer"...

Assim, eu deveria estar aqui? (Oh, vida! Oh, céus...) :P

Brincadeira, muito bom o artigo. Gostei msm!
BB 20 4D 65 75 20 69 6E 74 65 72 65 73 73 65 20 61 71 75 69 20 E9 20 70 61 72 74 69 63 69 70 61 72 2C 20 64 65 20 66 6F 72 6D 61 20 70 6F 73 69 74 69 76 61 20 65 20 70 72 6F 64 75 74 69 76 61 2C 20 64 65 20 74 6F 64 61 73 20 61 73 20 64 69 73 63 75 73 73 F5 65 73 20 72 65 6C 61 63 69 6F 6E 61 64 61 73 20 61 20 48 61 72 64 77 61 72 65 2C 20 53 6F 66 74 77 61 72 65 20 65 20 57 65 62 20 44 65 76 65 6C 6F 70 6D 65 6E 74 2C 20 61 6C E9 6D 20 64 6F 20 70 72 F3 70 72 69 6F 20 72 65 6C 61 63 69 6F 6E 61 6D 65 6E 74 6F 20 65 20 64 65 73 65 6E 76 6F 6C 76 69 6D 65 6E 74 6F 20 68 75 6D 61 6E 6F 2C 20 65 6E 71 75 61 6E 74 6F 20 FA 74 69 6C 20 65 20 61 67 72 61 64 E1 76 65 6C 2E

» Deixe tudo um pouco melhor do que era antes de você chegar!

#3 Malandrage

Malandrage

    12 Horas

  • Usuários
  • 142 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/06/2003, 17:34

O Design ainda é muito incompreendido, muita gente nem faz idéia do que se trata isso, mas quem conhece uma vez e comprova sua eficacia, garanto que nunca se esquece. Estas pessoas percebem que unica pessoa ou equipe pode fazer coisas incriveis para sua empresa, tanto na area grafica quanto de produto a um custo relativamente baixo...

Tem um pais na Europa que eu não tenho certeza qual é, que leciona uma matéria chamada Design no segundo grau, não é uma matéria que forma designers, e sim, consumidores...

Mas os profissionais tb tem que estar capacitados, não adianta nada o mercado estar bom e ter gente que acha que esta fazendo design e no fundo nem sabe o que significa... É o que diz no texto, um designer não é um esteticista, é um solucionador de problemas e um "criador de valor".

#4 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 04/06/2003, 17:56

Muito boa matéria, por aí a gente ve como nossa profissão ainda não é reconhecida.

Parece q as pessoas gostam muito do fonema da palavra "design", ser designer então, pra muitas pessoas é chic!

somos é solucionadores de problemas de comunicação de empresas.

valeu

#5 [FeNriS]

[FeNriS]

    j u s t . a . c u b e

  • Usuários
  • 364 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Bauru-SP

Posted 05/06/2003, 00:07

Como disse o artigo, a palavra DESIGN tá virando "carne de vaca", todo mundo usa, todo mundo é designer de alguma coisa...


querem um exemplo: andando pela minha cidade me deparo com a seguinte fachada "TAPEÇARIA DESIGN"


vontade de sentar na calçada e chorar pela popularização do nome de nossa profissão.
"Quem pensa pouco, erra muito." - DaVinci

"Toda experiência é válida!" - Henrique Behr

#6 Malandrage

Malandrage

    12 Horas

  • Usuários
  • 142 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 05/06/2003, 10:05

Os proprios "Hair Designers", eu tive um cliente que tratava de Hair Design... Era uma palhaçada, eles faziam shows onde sentavam a pobre moça com um ventilador em baixo para seus cabelos ficarem voandinho e vinha o "designer" com suas ferramentas e fazia uma M#$@^% no cabelo das meninas, vi até umas sairem do palco chorando..heheheheh... agora isso é design ou arte ou nada... eu acho que nesta situação "artistica" eu faria o mesmo estrago no cabelo da mulher.... E eu tinha que lidar com isso diariamente....hehehehhe

É a banalização da profissão, que não é regulamentada e um moleque de 13 anos que sabe lidar com o photoshop e o corel e faz uns layouts fuleros se diz designer.....


Como disse o Fenris: dá vontade de sentar na calçada e chorar pela popularização do nome de nossa profissão

#7 lincoln_designer

lincoln_designer

    ﺕ Photo·lov

  • Usuários
  • 533 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:web design, design gráfico, carros, som automotivo, rachas, lutas, enfim tudo que envolva adrenalina! :D

Posted 05/06/2003, 10:10

Realmente, a cada dia que passa a palavra DESIGNER é mais desvalorizada!

E o pior de tudo é confundir DESIGNER com uma pessoa que trabalha com COMPUTADOR.

Minha mãe mesmo, sempre fala para suas amigas, que eu trabalho com Informática ... putz.... isso é xxxxxx! Sempre brigo com ela! rsrsr :o :D <_< B)
Lincoln Schultz
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Perfil no Usefilm
Fotolog Pessoal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

#8 [FeNriS]

[FeNriS]

    j u s t . a . c u b e

  • Usuários
  • 364 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Bauru-SP

Posted 05/06/2003, 14:08

Realmente, a cada dia que passa a palavra DESIGNER é mais desvalorizada!

E o pior de tudo é confundir DESIGNER com uma pessoa que trabalha com COMPUTADOR.

Minha mãe mesmo, sempre fala para suas amigas, que eu trabalho com Informática ... putz.... isso é xxxxxx! Sempre brigo com ela! rsrsr :o :D <_< B)

hauhauhauha
pior é quando vc liga pra um cliente pra conversar sobre os serviços, aí eles pedem teu telefone e anotam na agenda como "Pedro - Computador", ou "Pedro - Internet"...


ou então quando nas empresas eles ligam pra vc e se referem como "pessoal da informática" ou "pessoal do computador" :P
"Quem pensa pouco, erra muito." - DaVinci

"Toda experiência é válida!" - Henrique Behr

#9 brunoXP

brunoXP

    EFEI EÔ

  • Conselheiros
  • 2226 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas/Itajubá

Posted 05/06/2003, 17:25

Realmente, a cada dia que passa a palavra DESIGNER é mais desvalorizada!

E o pior de tudo é confundir DESIGNER com uma pessoa que trabalha com COMPUTADOR.

Minha mãe mesmo, sempre fala para suas amigas, que eu trabalho com Informática ... putz.... isso é xxxxxx! Sempre brigo com ela! rsrsr :o :D <_< B)

minha mae nao...

ela ja e mais objetiva, ela fala que EU CRIO SITES, hahahahahahaha!
Bruno Toffolo
· Conselho / WebFórum

#10 Malandrage

Malandrage

    12 Horas

  • Usuários
  • 142 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 06/06/2003, 09:09

Marketing da mamãe....heheheheh, não posso reclamar pois a minha me arrumou um monte de trabalho estes tempos...hehehehhe, mãe influente é um arrego.... :D

#11 Rodrigo Thiago

Rodrigo Thiago

    Tava sumido mas voltei........

  • Usuários
  • 208 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:são josé dos campos - sp
  • Interesses:Musica, coldfusion, mulheres (nao necessariamente nesta ordem)

Posted 06/06/2003, 10:37

Muito legal a materia, nota 10!
Agora esse lance da turma dizer "os caras da computação" isso realmente [e terrivel. Acontçeu com um amigo meu que ele marcou um encontro com o cliente atravez da secretaria e no dia quando ele foi falar com o dono da empresa o cara disse: ë então quanto tempo vai levar para vc arrumar a minha impressora?" :lol:
Precisamos de identidade!
Rodrigo Thiago
Web Developer ASP/COLDFUSION/MYSQL/SQL-SERVER
rodrigo.thiago@gmail.com
white monkeys - Mande sua proposta / solicite seu orçamento

#12 revolted

revolted
  • Visitantes

Posted 07/06/2003, 16:58

Mas o pior de tudo é ver adolescente que passou longe da Faculdade de Desenho Industrial e se autodenomina designer....

#13 Kenshin

Kenshin

    Damage Inc

  • Ex-Admins
  • 621 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - Zona Leste

Posted 07/06/2003, 17:02

Mas o pior de tudo é ver adolescente que passou longe da Faculdade de Desenho Industrial e se autodenomina designer....

E....?
Posted Image

#14 lincoln_designer

lincoln_designer

    ﺕ Photo·lov

  • Usuários
  • 533 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR
  • Interesses:web design, design gráfico, carros, som automotivo, rachas, lutas, enfim tudo que envolva adrenalina! :D

Posted 08/06/2003, 10:50

Mas o pior de tudo é ver adolescente que passou longe da Faculdade de Desenho Industrial e se autodenomina designer....

Desenho Industrial?

Meu caro amigo, hoje em dia Designer não é apenas a pessoa que faz Desenho Industrial, acho que você está desatualizado, sorry!

Se você não sabe, hoje existe uma faculdade de Design Gráfico, formando Designers.

Além disso existe faculdade de Design de Modas, formando Designers.

Além das faculdades de Desenho Industrial com habilitações para Programação Visual e Design de Produtos.


Agora sobre os adolescentes, nem vou entrar em discussão, pois isso é muito polêmico, assim como há as crianças que se auto-intitulam Designers e não fazem NADA, tem as crianças que são Designers realmente, e que fazem acontecer, que são muito superiores aos "Revoltados" que estão dentro de um curso de faculdade.

Não quero ficar humilhando ninguem aqui, e nem ser superior.

mas acesse:

http://www.lsdesign.com.br

e confira o site da Criança aqui. :ok: :lol: :rolleyes:
Lincoln Schultz
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Perfil no Usefilm
Fotolog Pessoal
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

#15 doutrinador

doutrinador

    Vái encarar?

  • Usuários
  • 203 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Bragança Paulista - Sampa.
  • Interesses:Dreanweaver, fireworks, flash, javascript, autocad, html, e ganhar dinheiro.<br />Ensinar e dar oportunidade de aprender.

Posted 08/06/2003, 11:23

Mas tem um outro lado da moéda tb:
Tem muita gente com diploma de facudade que não sabe fazer nada.
Eu acho que somente uns 5% dos que se formam tem condições e conhecimentos pra trabalhar.
Eu tenho curso superior, mas tem de levar o lado da competencia á sério.
Q tem muléquinho bom na area, como falou o Lincoln, tem sim.
Diploma não é garantia de emprego e nésta área vc tem de se superar á cada dia q passa.
Neguinho faz curso e pensa que vai ser facil, pois não vai ser.
Tem de se aprimorar a cada dia, continuar estudando, se aperfeiçoando, senão vem um cara que não é formado e faz exatamente o que o cliente pediu e vc dança.
Outra coisa é o cara pesquisar tendencias e ter bom censo.
Quanto ao nome Designer, tem costureira que tb se acha designer, criando um mal estar entre os estilistas.
Nem vale o nome, vale o q o cara sabe fazer. Se vc trabalha free lance entaun, diploma nem vale, ninguem péde, vale mais o portifólio.
Mais uma coisa:
Gostei do site do Lincoln, mas gostei ainda mais da forma como ele se posicionou em relação ás respóstas dadas.
Isto a faculdade não ensina, porque ele ainda não fez.
Mas quando fizer, já tem uma bagagem e vai saber aproveitar a oportunidade da melhor maneira possivel.
Isto é Designer.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq