Jump to content


actinoco's Content

There have been 9 items by actinoco (Search limited from 26/04/2023)


Ordernar por                Order  

#1243127 publicação visa oferecer subsídios para a implementação de a

Posted by actinoco on 13/09/2019, 01:50 in Frameworks e Software relacionado a PHP

Esta visa oferecer subsídios para a implementação de ações educativas na esfera da educação não formal, em especial cursos e oficinas, tanto presenciais, como a distância e híbridos, particularmente no que diz respeito aos aspectos didático-pedagógicos relacionados a seu planejamento, execução e avaliação.
 
Objetivo: Capacitar e atualizar os diversos atores sociais como agentes promotores da segurança e saúde dos trabalhadores.
 
Descrição: Realização de ações educativas básicas e regulares na área de segurança e saúde no trabalho.
 
Produto: Pessoa capacitada.
 
Especificação do produto: Pessoa capacitada e avaliada segundo os requisitos de frequência e aproveitamento.
 
Detalhamento da implementação: No âmbito da educação básica, identificar as necessidades e as demandas sociais; elaborar projetos específicos de oferta de cursos e oficinas segundo a proposta de educação em Segurança e Saúde no Trabalho da Fundacentro.



#1243126 Nos dias de hoje, o progresso tecnológico e as intensas pres

Posted by actinoco on 12/09/2019, 01:56 in Adobe Flash e ActionScript

A proteção dos trabalhadores contra doenças e lesões relacionadas ao trabalho faz parte do mandato histórico da OIT. Doenças e lesões não são indissociáveis do trabalho, nem a pobreza é razão para se menosprezar a segurança e a saúde dos trabalhadores.
 
O objetivo fundamental da OIT é promover oportunidades para que mulheres e homens obtenham trabalho decente e produtivo em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Resumimos tudo isso na expressão “trabalho decente”. Diretrizes sobre sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho Trabalho decente é trabalho seguro, e trabalho seguro é também um fator de produtividade e de crescimento econômico.



#1243125 Programa Nacional de Engenharia de Segurança da Indústria da

Posted by actinoco on 11/09/2019, 02:37 in PHP

Com a publicação da Portaria nº 4 de 4/7/1995 do MTE, que deu nova redação à Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18), a equipe técnica do Programa Nacional de Engenharia de Segurança da Indústria da Construção Civil (Proesic) procedeu à revisão de atualização dos livretos da Série Engenharia Civil, desenvolvidos por técnicos da Fundacentro, adequando-os ao atual contexto normativo.
 
A primeira revisão da Série foi em 2004 para adequação à nova redação da Norma Regulamentadora 18.



#1243123 Dermatologia Ocupacional

Posted by actinoco on 09/09/2019, 23:45 in PHP

As dermatoses ocupacionais têm contribuído de modo importante como causa de danos os mais variados à integridade física do trabalhador. Apesar de elas não produzirem alterações graves à saúde, acabam, todavia, determinando agravos de diversos tipos à mucosa, à pele e aos seus anexos.
 
Desconforto, prurido variável, ferimentos diversos, traumas, hiperceratoses, dermatites irritativas e alérgicas, discromias, erupções acneiformes, ulcerações, tumores, cicatrizes, sequelas diversas, algumas até com comprometimento psicossomático, representam o trágico saldo decorrente das más condições de Higiene e Segurança do Trabalho em nosso país. Em alguns casos, envolvendo pacientes alérgicos, torna-se necessário o afastamento definitivo do ambiente de trabalho, ocasionando prejuízos tanto ao empregador quanto ao empregado.



#1243122 material contendo textos abordando temas relacionados à legi

Posted by actinoco on 09/09/2019, 01:41 in HTML, CSS e Metodologias

Para subsidiar as ações de capacitação e as posteriores atividades de difusão, foi elaborado, por especialistas de diversas áreas, material contendo textos abordando temas relacionados à legislação, à agricultura sustentável, ao manejo ecológico de pragas, aos impactos e ao controle de riscos no uso de agrotóxicos, entre outros assuntos.
 
O conteúdo aqui publicado tem por base parte integrante do referido material, dedicada a discutir o tema da segurança no trabalho com agrotóxicos com a fundamental abrangência e complexidade exigidas pelo tema.



#1243121 material contendo textos abordando temas relacionados à legi

Posted by actinoco on 09/09/2019, 01:40 in HTML, CSS e Metodologias

Para subsidiar as ações de capacitação e as posteriores atividades de difusão, foi elaborado, por especialistas de diversas áreas, material contendo textos abordando temas relacionados à legislação, à agricultura sustentável, ao manejo ecológico de pragas, aos impactos e ao controle de riscos no uso de agrotóxicos, entre outros assuntos.
 
O conteúdo aqui publicado tem por base parte integrante do referido material, dedicada a discutir o tema da segurança no trabalho com agrotóxicos com a fundamental abrangência e complexidade exigidas pelo tema.



#1243120 Segurança trabalho serviços florestais

Posted by actinoco on 08/09/2019, 01:52 in PHP

O trabalho florestal continua sendo, na maioria dos países, um dos setores industriais mais perigosos. Há em todo o mundo tendências desalentadoras relativas a crescentes e cada vez mais elevados índices de acidentes e de doenças profissionais e à idade precoce com que os trabalhadores florestais são forçados a se aposentar.
 
Entretanto, existem claros indícios de que é possível fazer com que o trabalho florestal seja desempenhado em condições de segurança e saúde. Muitos membros da OIT reconhecem que a segurança no trabalho não constitui apenas um imperativo ético, mas é também rentável e de bom senso.
 
Além disso, a saúde e segurança do trabalho nas atividades florestais é um pré-requisito para o manejo florestal ambientalmente adequado e para a boa utilização dos recursos naturais. Neste sentido, governos, empresas e organizações de empregadores e trabalhadores estão dispostos a fazer algo a respeito.



#1243119 Os serviços de saúde são compostos por ambientes de trabalho

Posted by actinoco on 07/09/2019, 02:18 in Artigos, Dicas e Tutoriais de PHP

Este manual contém instruções práticas para auxiliar os serviços de saúde a elaborar, implementar e avaliar um programa de prevenção de acidentes com perfurocortantes. Uma vez implementado, o Programa de Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes em Serviços de Saúde ajudará a tornar mais seguro o ambiente de trabalho não só dos profissionais da saúde, mas também de todos os outros trabalhadores que atuam nesses serviços.
 
Ao mesmo tempo, pode servir de subsídio técnico para que os serviços de saúde atendam às exigências legais relacionadas à saúde do trabalhador, especialmente as definidas na Norma Regulamentadora nº 32 do Ministério do Trabalho e Emprego, além das estabelecidas em outras normas federais, estaduais ou municipais que também sejam aplicáveis.



#1243111 Guia PCMSO

Posted by actinoco on 06/09/2019, 04:49 in PHP

Este manual tem como objetivo ajudar de forma prática o médico do trabalho a elaborar um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de expostos a gentes químicos nos ambientes de trabalho e a conduzir a avaliação de saúde destes trabalhadores.
 
Não há a pretensão de tratar de todas as questões complexas e os desdobramentos da atividade de monitoramento da saúde de trabalhadores.
 
Para que este objetivo seja alcançado, são apresentados os conceitos básicos relacionados aos parâmetros utilizados em toxicologia, aos indicadores biológicos de exposição e à interpretação dos seus valores de referência, servindo-se sempre de exemplos para ilustrar os conceitos.
 
Depois da definição do que são e de como devem ser utilizados os indicadores, são apresentadas várias formas de abordagem das diversas situações encontradas nos ambientes de trabalho a fim de auxiliar na tomada de decisão no que tange à necessidade de se realizar ou não o Monitoramento Biológico (MB) da exposição.
 
Por fim, aborda-se a questão prática de como deve ser elaborado um PCMSO para riscos químicos, utilizando-se de exemplos dos dois principais tipos de indicadores: de exposição e de efeito.
 
Espera-se que esta publicação seja útil para um melhor controle da saúde dos trabalhadores expostos a substâncias químicas.




IPB Skin By Virteq