seguinte... eu tenho uma query:
select a.*, b.* from tabela1 a JOIN tabela2 b ON Codtb2=Codtb1 where a.tipousuario=1 and a.status=1 ORDER BY Codtb1 DESCeu usei o * pra vcs entenderem só a idéia, pq eu seleciono campo por campo dos q u uso. blz... só que eu tentei usar GROUP BY a.userid (que não é chave primária nem autonum, pois pode repetir na tabela1), só que usando esse atributo, ele não me retorna o último registro daquele usuario (userid) e sim o primeiro (mesmo eu usando ORDER BY Codtb1 DESC - é como se não tivesse utilidade!).
depois, quando eu mostrasse no output os resultados, eu faria uma query pra cada resultado:
<cfoutput query="qr_cod"> <cfquery name="qr_userdados" datasource="#bd#"> select * from fotos where userid=#userid# </cfquery>essa última query deveria mostrar todos os dados do último registro (somente o último) de cada usuário (pelo group by).
Sendo que isso não está funcionando. Ele não me mostra realmente a última, e sim, uma qualquer, pois o GROUP BY não está funcionando.
teria como eu definir valores de variáveis para o userid antes de realizar a 2ª query evitando que ele pegasse valores duplicados (assim eu poderia eliminar o GROUP By que só está atrapalhando!)?
resumindo: se alguem entendeu o que eu expliquei acima (o q é dificil!!!) como eu defino o valor (são 3 resultados que eu quero) sendo que os 3 teriam q ser obrigatoriamente diferentes?
valeu...