Como o Mr. Borghi falou, realmente o XP é pesadão. Ele requer um mínimo de 128 MB pra trabalhar "forçado".
- Quanto a demora na inicialização, pode ter uma melhora. Recentemente eu li em uma revista que, com o uso, o Windows XP armazena vários links, arquivos e outras coisas na pasta Prefetch (C:\WINDOWS\Prefetch). Isso ajuda o boot, mas com o acúmulo desses arquivos, acaba atrapalhando. Você pode abrir essa pasta e deletar todo seu conteúdo (uma vez por mês tá bom, mesmo porque apagar diariamnete pode piorar mais do que ajudar);
- Para passar um pente fino e excluir todas as porcarias inválidas do Registro (como os arquivos do e-trust e o antivirus da CA Associates), use o
System Mechanic. O link te leva pra uma página onde você precisa preencher Nome, Sobrenome e E-mail antes de fazer o download;
- Quanto ao que o XITEM falou de ir no msconfig e na guia Inicializar desativar TUDO, eu não recomendo, pois alguns arquivos importantes podem, de uma maneira ou outra usar recursos extras durante a inicialização. Mas isso varia de PC para PC;
- Você também pode ir em Iniciar -> Executar -> e digitar
services.msc. Esse recurso do Windows exibe um lista (e que lista) com todos os programas que são carregado no Windows como Serviços. É só analisar bem essa lista e clicar duas vezes no Serviço que não é necessário inicializar automaticamente (Messenger e etc.). Para fazê-lo clique 2x no nome do Serviço e caixa de combinação
Tipo de inicialização marque
Manual (caso você realmente use o serviço. mas não com freqüência) ou
Desativado (se você não usa este serviço). Só tome cuidado com o que você desativa. Se não têm certeza, não se arrisque.
- Sobre o antivírus, experimente usar o
Panda Titanium. Nesta página é só preencher um cadastro e fazer o download do Shareware. Eu uso e é bom. Se você gostar é só comprar a licença;
- Sobre a mensagem do Norton, tente (depois de usar o System Mechanic), apagar todas as chaves do Registro que contenham as palvras
Norton,
Symantec,
LiveUpdate. Mas CUIDADO!!! Mexer no Registro é perigoso e pode danificar o seu sistema. Se você se sente inseguro sobre mexer no Registro NÃO O FAÇA!!!
Bom, espero ter ajudado. Se isso não resolver os teus problemas, posta aí que a galera ajuda.
Fui!