Sobre ver a biblioteca GD eu ja tinha feito esse procedimento, e tambem ja falei com o administrador do server, só que a minha versão é 1.6, eu tentei muito instalar a Galeria 2.0 que tem disponível também, só que segundo informações ela precisa de biblioteca GD 2.0, e também vi que ela precisa de "safe_mode On", e no meu server esta "Off", ai não consegui fazer ela funcionar...
Mas voltando... eu consegui fazer aparecer as imagens finalmente.... só que assim ó... eu fui no código aonde tinha o link para ver as thumbs no BD e mudei para ver as imagens... elas se redimencionam e tudo certinho... só que tu sabe né, se tiver imagem muito "pesada" fica meio lenta para carregar, mas fico massa, eu percebi que o código para as thumbs é criado no BD só que as imagens thumbs não são colocadas na pasta e não aparecem na página principal, eu precisava saber se o erro esta na ora de criar ou na hora de acessar elas no BD... qualquer resposta é válida

Sobre deletar as imagens... funcionou certinho... muito obrigado!!!
Agora abusando novamente... eu vi que o delete funciona somente deletando o link no BD, é dificil fazer deletar na pasta também????
E outra... no delete ta aparecendo duas imagens uma ao lado da outra e as outras embaixo na mesma sequencia... tem como configurar para aparecer 4???
Meu amigo... to quase alcançando o que desejo... depois nos acertamos... por enquanto muito obrigado.
Obs: a expressão "você não é fraco" é muito usada aqui na minha região, quer dizer que o cara é fera... entendido... sabido... forte... e etc...
Até mais...