Suporte
Posted 23/05/2004, 18:51
Isso tudo me intrigou muito. Queria que todos que puderes, me dessem conselhos pra eu começar, pois eu não queria fazer parte do grupo dos "falsos designers". Eu realmente gosto do assunto e acho que eu poderia usá-lo a meu favor.
Queria receber conselhos, saber se existe um certo "padrão" pra ser designer, os conhecimentos que poderiam ser considerados mínimos e etc.
Eu trouxe aqui um exemplo de uma página de um designer. O dono é um amigo meu. Depois que vi, foi que tive vontade de me iniciar como designer também, mas depois que li todos os artigos que li, eu comecei a pensar bastante. Queria que me dissessem se essa página é de um designer real ou de um "falso designer".
OBS.: Não estou querendo prejudicar o meu amigo com isso, peço até desculpa a ele, mas eu precisava fazer isso.
Bom, acho que é tudo o que eu preciso falar. Agradeço a todos desde já.
Posted 25/05/2004, 21:48
bom, vamos ver se eu consigo te dar uma força:Bom, eu esses dias andei pensando em aproveitar a experiência que tenho e começar a usá-la pra trabalhar e ganhar dinheiro. Queria começar como designer, mas antes li uns artigos aqui mesmo no WebFórum e uma coluna no iMasters e li umas coisas sobre os "filhos do vizinho" e etc. As pessoas que não têm experiência no assunto e decidem ser "designers" e acabam manchando os trabalho dos verdadeiros.
Design se tornou um termo genérico! Desde linha de objetos de porcelana até nome de salão de Cabeleireiro!
Hoje em dia, com a facilidade do computador, qualquer pessoa mais curiosa tem acesso à programas pra fazer imagens e sites, como o Front Page, Dreamweaver e Photoshop. Essas pessoas, porque sabem fazer uma página de internet simples ou uma montagem simples e já se auto-intitulam "designers".
Bem, eu te digo, essas páginas foram feitas corretamente? essas imagens seguem algum conceito de linguagem visual, de comunicação? a resposta é NÃO.
Porque? Bem, porque vc vê um outdoor, um site, uma propaganda, e cada elemento, cada posição, cada cor, tem um motivo de estar ali. O motivo é sempre prender sua atenção, fixar na tua cabeça o produto, a marca, a campanha, tudo isso. Isso é um trabalho que se extende ALÉM da publicidade, ai que entram os designers.
O Design vai muito além de Photoshop, o computador é ferramenta. Vc tem que dominar a linguagem visual, entender as pessoas que vão ver seu projeto de design, saber como elas pensam, o que as atrai, e como fazer isso através de imagens.
aí vc me pergunta: "tio fenris, o que eu faço pra me tornar um desáiner então?" - bem, existem inúmeros modos.
O primeiro são cursos superiores. Existem muitos bons, como da UERJ, da PUC, da UFPR e da UNESP. Porém não é uma profissão reconhecida como nível superior, ou seja, qualquer um com curso de webdesign disputa uma vaga contigo pra um emprego. Mas fora isso, a experiencia academica de design te faz crescer muito. Sem contar que nos cursos de Design Gráfico (também conhecidos como Programação Visual, Desenho Industrial e etc) seus conhecimentos vão muito além de ferramentas, e sim embasamento teórico.
Outro modo são os cursos técnicos, como eu já disse. De menor duração e de conteúdo mais "espremido", mas se vc se dedicar vc pode aprender muita coisa.
E, por ultimo, por sua conta e risco. Leia, estude, pergunte, fuce, vá além do que vc acha que sabe. História do Design e da Arte é importante, desde Bauhaus e ULM, até a revolução que David Carson causou. Estude conceitos, formas, e se dedique que você pode chegar aonde vc quiser, muito melhor que designers formados de canudo embaixo do braço.
Mas, acima de tudo, é preciso ter CRIATIVIDADE pra se dar bem no meio. E saber usar as ferramentas, e não se tornar dependente delas.
Ufa, falei muito né? Espero ter ajudado.
Ah, respondendo a tua pergunta: eu não faria meu site com esse seu amigo. argh

Edição feita por: [FeNriS], 28/05/2004, 13:03.
"Toda experiência é válida!" - Henrique Behr
Posted 26/05/2004, 12:17
até na minha sala de aula surgiu uma revolta contra " A GALERA DO SENAC" assim a denominamos.. hehehehhe
Posted 26/05/2004, 12:34
Falou muito nada, eu gostei do modo como respondeu á pergunta, foi claro e objetivo.,25 May 2004, 21:48 ]Ufa, falei muito né? Espero ter ajudado.
Ah, respondendo a tua pergunta: eu não faria meu site com esse seu amigo. argh
Mais uma coisa, muito amor pela profissão.
Nesta profissão tem de estar sempre em busca do novo, para fazer somar ao que já aprendemos, informação é tudo.
Eu sou á favor de um curso profissionalizante antes de tentar uma faculdade.
Neste curso você vái conhecer melhor sobre o meio e as ferramentas e com certeza vái ter certeza do que quer realmente.
Ah, respondendo a tua pergunta tambem: eu não faria meu site com esse seu amigo. argh

Posted 26/05/2004, 12:37

Atentem bem para as palavras do "tio" FeNriS hehe, pois é tudo verdade.
Depois dessa palestra, a abertura dos horizontes da mente do pessoal interessado em Design (ou não) vai abrir, e muito!
Valeu!!

Posted 10/06/2004, 19:10

Foi uma lição de moral e tanto....
Com certeza você é uma pessoa digna do termo "WEBDESIGN" pois além de você demonstrar manha com o design você tem amor pela profissão...
Parabéns cara!

ICQ Number: 247810103
MSN: hotcofee123@hotmail.com
Clandestin0
Posted 12/06/2004, 16:08
CLAP CLAP CLAP!!
Sem palavras, valew!
Sobre o site: Seu amigo parece ser o filho da minha vizinha....
Lays prontos, se não me engano...
Posted 18/06/2004, 13:20

Queria dizer também que tive uma palestra lá na faculdade esses dias com um profissional na área de editoração de imagens, o cara é fera mesmo, e ele falou o que todos falam: É preciso ler muito, pesquisar bastante. Por isso eu te digo, mesmo que vc não goste do assunto, pois vc pode ser chamado a fazer um site para uma empresa que vende fraldas e no dia seguinte ser chamado para fazer um outro site de uma casa noturna, os assuntos são bem variados, por isso vc tem que ler e pesquisar bastante. Quanto ao site do teu amigo, ele é ruim, foi utilizado um Layout pronto.
Maurício Assunção
Designer
Posted 19/06/2004, 16:10
Só miha opinião

Posted 21/06/2004, 01:37
Fenris, você realmente mandou muito bem.
Tem muitas pessoas que pensam que porque sabem mais ou menos mecher em Front Page e Dreamweaver e um pouco de FTP são webdesigners.
Antes de tudo deve-se gostar, ou melhor, AMAR essa profissão. E ter DOM para isso.
Concordo plenamente com Fenris quando disse que se deve ter muita CRIATIVIDADE, além de muito estudo.
Mas deve-se complementar isso. Tudo bem, você fez o design, ficou perfeito. Isso para você que sabe fazer, mas, e se seu cliente não gostou?? Quiser colocar coisas absurdas e ridículas... o que fazer??
Muitos dos webdesigners fazem essa vontade. É só para ganhar dinheiro mesmo. É aí que entra o amor à profissão, deve-se ter jogo de cintura, e, saber como levar a pessoa a entender seu trabalho.
Eu, sinceramente, não sou NADA como webdesigner, possuo meu site, mas como forma de conhecimento e aprendizado. Assumo que uso um template pronto, pois, enquanto eu não aprender REALMENTE isso, não vou sair por aí fazendo páginas RIDÍCULAS.
Mas, no fundo, é isso que eu amo, e, com muito estudo, estou ciente que chegarei lá.
Até mais pessoal.
Carlos Eduardo - CreativeTec Informática
"Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar.
A busca da excelência não deve ser um objetivo e sim um hábito".
Aristóteles (384-322 a.C.)
1 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)