Posted 15/05/2004, 16:47
AE EH MAIS OU MENOS POR AE ...................
Briefing de Produto
PRODUTO
Nome
Categoria
Embalagens
Variantes do produto
Preços do "consumidor"
Qual a imagem da marca?
Quais as principais características diferenciadoras em relação à concorrência?
Quais os principais pontos positivos do produto?
Quais os principais pontos negativos do produto?
Outras influências (ambientais, culturais, sociais, etc.)
MERCADO
Qual o tamanho do mercado?
Quais os principais mercados?
Qual a participação de mercado que a empresa pretende ter com estes produtos?
Qual seria a evolução deste mercado?
CONSUMIDOR
Público alvo primário (quem compra)
Público alvo secundário (usuário direto)
Para quais tipos de empresa de adequaria as variantes do produto (porte, nº de funcionários, filosofia, ramo de atividade, etc)
Descreva influências estruturais, conjunturais, sociais, políticas e economicas que o comprador / usuario esteja exposto e que possa ser relevado
Quem decide a compra do produto, e normalmente como ela é feita
DISTRIBUIÇÃO
Quais e quantos são os canais a serem utilizados
Existirão outras alternativas para distribuicao?
PREÇOS
Qual a relacao do preco do produto com o preço da concorrencia?
Existem restricoes legais para se estabelecer o preco?
Quais serao os criterios adotados para se estabelecer o preco?
Qual a relacao da empresa / publico alvo quanto ao preco deste produto (custo / beneficio)
RAZÕES DE COMPRA DO PRODUTO
Qual a razao de compra mais frequente: politica ou real preocupacao social?
Porque o publico alvo prioritario compraria?
Por que o usuário final concordaria com a compra?
Quais os beneficios que ambos esperam desse produto?
CONCORRÊNCIA
Defina os principais concorrentes diretos, produtos e fabricantes
Quais os precos praticados pelos concorrentes?
Qual a política de vendas praticada pelo concorrente?
Pontos positivos e negativos dos produtos concorrentes
Comente sobre os produtos dos concorrentes diretos e indiretos, suas influencias sobre o mercado e sobre o produto
Comente sobre a atuacao da concorrencia com relacao à comunicacao ou promocao de seus produtos
OBJETIVOS DE MERCADO
Defina objetivos de mercado para este produto: quanto espera vender e em que período; aumentar a participacao para quanto, em quanto tempo; etc)
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Briefing de Criação
Marca:
Produto / Serviço:
Cliente:
Data:
A Estratégia para a venda
Marca / Produto / Serviço
Fazer uma descrição sucinta da marca / produto / serviço que devemos vender.
1. Posição da Marca:
Qual a posição atual que a marca ocupa na mente do consumidor? Por que?
2. Objetivo da Marca:
Qual deveria ser a posição que a marca deveria ocupar na mente do consumidor? Qual o espaço na mente do consumidor queremos para a marca?
3. A plataforma da idéia para a venda:
3.1. Conceituação do Target: que grupo de consumidores, delineados por valores, atitudes, anseios comuns, .... desejamos alcançar?
3.2. O íntimo da cobiça: - O que garante, profundamente, que a cobiça, a necessidade, a esperança, o medo, ..., de nosso Target fosse melhor preenchido pelo produto, serviço, marca? - Qual a virtude detonadora do produto / serviço / marca
3.3. O papel do produto - a razão para acreditar: - Qual o papel funcional desta categoria de produto / serviço com relação aos conceitos do "target"? (racionais e emocionais)
3.4. A essência da marca: - O que o produto ou o serviço e até mesmo a marca agrega de valor ao consumidor?
Lembre-se SEMPRE:
A campanha deve:
Falar a língua do público-alvo.
Trazer do coração o íntimo da cobiça.
Fazer a ponte da essência do desejo até o papel do produto.
Alavancar a razão para acreditar.
Enfocar o diferencial da marca.
Dizer a VERDADE BEM DITA DA MARCA.
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Briefing Geral
PRODUTO
Nome
Categoria
Local de consumo
Embalagem
Formas de uso
Preço
Composição
Imagem no mercado
Diferenças em relacao à concorrência
Pontos positivos
Pontos negativos
Influências às quais o produto está exposto
MERCADO
Tamanho do Mercado
Mercado Principal
Participação do Produto no Mercado
Evolução do Mercado
Sazonalidade
CONSUMIDOR
Quem consome / usa
Hábitos em Relação ao Produto
Hábitos não Relativos ao Produto
Influências a que o Consumidor está Exposto
Quem Compra e Onde
Quem Decide a Compra
DISTRIBUIÇÃO
Canais
Como melhorar
Restrições à distribuição
PREÇOS
O preço e sua relação com a concorrência
Restrições ao estabelecimento do preço
Relação consumidor x preço
RAZÕES DE COMPRA
Racionais
Emocionais
Benefícios que o consumidor espera do produto
CONCORRÊNCIA
Definição do Principal Concorrente
Preços do Concorrente
Política de Vendas
Principais Campanhas Publicitárias
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