SÃO PAULO - Bill Gates fez hoje (27) sua primeira apresentação pública sobre o Longhorn, próxima versão do Windows que só deve chegar ao mercado em 2006, como apostam analistas de mercado.
A Microsoft mesmo ainda não definiu uma data certa para o lançamento, que já foi estendida pelo menos duas vezes. De qualquer forma, a empresa já avisou que só soltará o novo Windows quando estiver "absolutamente certa" de que ele está pronto. A idéia da apresentação de hoje em Los Angeles, conta o jornal Financial Times, foi dar pelo menos uma força às milhares de empresas que desenvolvem programas compatíveis com o Windows.
Primeiro Gates disse que o Longhorn será uma plataforma mais robusta e mais flexível para a difusão de recursos como, por exemplo, comércio eletrônico. E afirmou que será também mais seguro e confiável.
Uma das novidades será uma barra lateral com acesso direto a informações do sistema, aplicativos, notícias, lista de contatos do MSN Messenger e outros recursos, que permanecerá aberta enquanto o usuário trabalha em alguma aplicação.
O próximo Windows, diz o FT.com, também trará um novo sistema para armazenamento de arquivos, o WinFS, no qual a Microsoft vem trabalhando há mais de 10 anos. Ele promete facilitar a busca por informações no sistema operacional, já que será um método unificado para guardar arquivos.
Gates também prometeu que o Longhorn trará uma nova e potente plataforma de gráficos 3D, a Avalon, inspirada em games de alta performance, e o Indigo, sistema de comunicação que vai permitir que os usuários integrem informações de outras fontes com os dados contidos em seus PCs.
Renata Mesquita, do Plantão INFO
Edição feita por: Fragnatic, 02/11/2003, 10:02.















