
Logomarca. O difícil é fazer fácil.
Responda rápido: você sabe qual é a marca mais conhecida do universo?
Se você respondeu que é a cruz, acertou em cheio. Quem diria que aquela imaculada imagem pendurada no pescoço da vovó poderia algum dia ser reconhecida por qualquer um em todos os países, mares, trópicos, ou seja, em qualquer buraco do nosso gigantesco planeta e, quem sabe, em outras galáxias? (O diretor de arte daquela época foi muito feliz, né?) Essa marca foi tão bem difundida que chegou a ser adotada por Pedro Álvares Cabral que, além de descobrir o Brasil, também não demorou a descobrir os encantos desse poderoso símbolo.
A Cruz de Malta, ícone de sua esquadra, resistiu às tempestades e ao tempo e continua com a bola toda. Prova disso é que o mesmo símbolo representa também o Vasco da Gama, um dos mais renomados times de futebol do Brasil - o país descoberto por Cabral.
O tempo passou, mas alguns princípios básicos ainda prevalecem. Nas próximas linhas, você vai aprender como elaborar marcas tão interessantes e persuasivas quanto a cruz (nós juramos!). De quebra, você ainda vai ter uma bela chance de não ser crucificado pela Vossa Santidade, o seu diretor de criação.
Siga religiosamente estes passos:
• Versículo I - Exija um briefing completo. Para elaborar uma logomarca é preciso, em primeiro lugar, rezar para o atendimento trazer o maior número de informações possível. Depois de ler atentamente o material, identifique o objetivo de comunicação do seu cliente. Sua criação vai partir desse pequeno grande detalhe.
• Versículo II - Seja observador. Se você precisar fazer uma logomarca para uma concessionária, por exemplo, fique de olho nas marcas deste segmento. Assim fica mais fácil traçar um perfil da concorrência para, logo em seguida, criar um diferencial para a logomarca do seu cliente. Pesquise, pesquise e pesquise.
• Versículo III - Seja objetivo. Evite usar sombra, extrusão, brilho ou qualquer efeito que possa poluir o seu trabalho. O excesso de recursos gráficos também dificulta a sua aplicação e leitura. Há técnicas para deixar sua marca simples como, por exemplo, usar no máximo duas tipologias diferentes e empregar poucas cores.
• Versículo IV - Faça um estudo de cores e aplicação. Depois de criar uma identidade, faça um estudo de cores e aplicação. Visualize sua marca reduzida, ampliada, P&B, colorida e em negativo e positivo. Agora é só adotar essas regrinhas para não ficar entre a cruz e a espada na hora de desenvolver uma logomarca.
Fauser Ramos - Diretor de Arte.