Jump to content

Design X Arte

• Faça o login para participar
23 replies to this topic

#1 alx

alx
  • Visitantes

Posted 20/09/2003, 17:18

É o seguinte... não me lembro se foi na sala de coreldraw ou galeria de coreldraw começou uma discussão sobre Design X Arte. Gostaria das opiniões da galera para termos uma idéia do que se pensa por aqui.

eu dou minha opinião depois.

#2 Dami Izolan

Dami Izolan

It's me!

• Usuários
  • 212 posts
  • Localidade:Curitiba/PR - Brasil
  • Interesses:Arte digital, mulheres, carros.

Posted 20/09/2003, 17:25

Arte » Toda maneira de se comunicar, expressar por algo concreto...
Design » O uso da arte para fins comerciais. ;)
"A tradição é a personalidade dos imbecis." (Albert Einstein)

#3 [FeNriS]

[FeNriS]

j u s t . a . c u b e

• Usuários
  • 364 posts
  • Localidade:Bauru-SP

Posted 20/09/2003, 18:42

Não tenho conhecimentos MUITO aprofundados sobre o assunto, mas a minha concepção é a seguinte:
o Design é proveniente da Arte, porém hoje em dia existe uma diferença crucial entre os dois: ao passo que a Arte é uma forma de expressão de sentimento livre, o Design é uma expressão de idéias aliadas à conceitos e estratégias.

O Design poderia ser pesnado, ao meu ver, como : Arte + Marketing

corrijam-me se eu falei besteira.

Edição feita por: alx, 20/09/2003, 18:57.

"Quem pensa pouco, erra muito." - DaVinci

"Toda experiência é válida!" - Henrique Behr

#4 Dami Izolan

Dami Izolan

It's me!

• Usuários
  • 212 posts
  • Localidade:Curitiba/PR - Brasil
  • Interesses:Arte digital, mulheres, carros.

Posted 20/09/2003, 23:28

Nós não devemos confundir o cara q trabalha com design com o designer propriamente dito. O designer é o cara q trabalha com design q já é formado ou q tá cursando facu... Quem me explicou isso foi meu amigo q tá cursando o 4º ano de design gráfico. ;) Vamos abrir uma discussão aqui!
"A tradição é a personalidade dos imbecis." (Albert Einstein)

#5 LU

LU

::unknown::

• Usuários
  • 244 posts
  • Localidade:São Paulo
  • Interesses:Photoshop,Corel,Ilustrações,Desafios, Blog, pesquisas...

Posted 21/09/2003, 02:07

Eu estou preparando o link de termos, mas é bem demorado porque tem muita coisa e muita pesquisa, mas lá vai:

Arte
Prop./Design. Qualquer original preparado por profissional - designer, artista, ilustrador, fotógrafo - para ser reproduzido.

Design gráfico
Termo utilizado para definir,genericamente, a atividade de planejamento e projeto relativos á linguagem visual. Atividade que lida com a articulação de texto e imagem, podendo ser desenvolvida sobre os mais variados suportes e situações. Compreende as noções de projeto gráfico, identidade visual, projetos de sinalização e design editorial, entre outras.Também pode ser empregado como substantivo, definindo assim um projeto em si.

Design visual
Termo utilizado como substituto á terminologia design gráfico, muitas vezes defendido como nomeação amplificada desse campo, por não se restringir diretamente ás questões gráficas, ou seja, produzidas por algum tipo de impressão.

ADG BRASIL

arte x design = um não vive sem o outro
Depois eu coloco minha opinião pessoal... (y)

"Sempre que possível, converse com um saco de cimento. Nessa vida, só devemos acreditar no que é concreto!"

#6 core

core

[ 10.3.7 ]

• Usuários
  • 650 posts
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 21/09/2003, 19:48

Arte = forma de expressar sentimentos, emoções e representações humanas.

Design = atividade industrial criativa, com objetivo de determinar as propriedades dos objetos produzidos industrialmente. Propriedades não são apenas as características exteriores/visuais, mas as estruturais e funcionais que fazem de um objeto uma unidade coerente a todos.

Como *Gropius acredito que arte e design possam se fundir e propor uma arte funcional e não apenas decoratival, atendendo as necessidades da sociedade industrial, permitindo a produção de objetos de valor, destinado a massa.

*Walter Gropius foi o fundador da escola alemã bauhaus de artes visuais e arquitetura
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#7 PenDragon

PenDragon

Super Veterano

• Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 22/09/2003, 22:42

Compartilho com a opinião do Fenris e core.

#8 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

O Defenestrador!

• Usuários
  • 794 posts
  • Localidade:het konijn bijt
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 23/09/2003, 00:47

Compartilho com a opinião do Fenris e core.

Compartilho da Opinião do ^^PenDragon^^... (y) (y) (y)

Aí, falow!!

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!

#9 alx

alx
  • Visitantes

Posted 23/09/2003, 01:20

e o q acham de misturarmos mais uma pitada de arte ao design? concordo com o q foi dito. design é a arte de comercilizar a arte.. deixar a arte 'comercializável' com objetivos claros e q atinjam um determinado público alvo.

mas o q acham q podemos fazer para termos mais liberdade artísitica dentro de um projeto? tipo, colocar um detalhe nada a ver com o produto apenas pela arte???

#10 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

O Defenestrador!

• Usuários
  • 794 posts
  • Interesses:Photoshop, Illustrator, CorelDraw, Ilustração, poderes mutantes da mente e Defenestração! het konijn bijt

Posted 23/09/2003, 01:30

mas o q acham q podemos fazer para termos mais liberdade artísitica dentro de um projeto? tipo, colocar um detalhe nada a ver com o produto apenas pela arte???

Bom... eu acho que há um certo risco nisso... Mas pode ser até que dê certo dependendo do produto...

Sabe, uma coisa muito importante tanto na Arte Pura quanto no Desgin é o equilíbrio... Isto é... Não exagerar...

Mas vc poderia dar um exemplo dessa aliança de Arte com Design, Mano ALX??

Aí, falow!!

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!

#11 alx

alx
  • Visitantes

Posted 23/09/2003, 01:34

o q eu quis dizer é q estamos nos preocupando demais, designers, em vender algo. acho q temos q resgatar algo de arte.

por exemplo... as obras de arte q o fantástico coloca de fundo em seus cenários... acho q poderíamos pensar em, de alguma forma, colocar mais arte no nosso design.

sacou?

#12 [=]Montanha[=]

[=]Montanha[=]

O Defenestrador!

• Usuários
  • 794 posts

Posted 23/09/2003, 01:50

o q eu quis dizer é q estamos nos preocupando demais, designers, em vender algo. acho q temos q resgatar algo de arte.

por exemplo... as obras de arte q o fantástico coloca de fundo em seus cenários... acho q poderíamos pensar em, de alguma forma, colocar mais arte no nosso design.

sacou?

Hum... agora entendi...

Pausa para uma reflexão...

Até amanhã...

Aí, falow!!

(\_/)
(ò.ó)
(><)
het konijn bijtt!

#13 core

core

[ 10.3.7 ]

• Usuários
  • 650 posts
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 23/09/2003, 13:09

concordo alx, mais arte p\ design..................e automaticamente mais arte, cultura e informação para todos (consumidores) !
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#14 doutrinador

doutrinador

Vái encarar?

• Usuários
  • 203 posts
  • Localidade:Bragança Paulista - Sampa.
  • Interesses:Dreanweaver, fireworks, flash, javascript, autocad, html, e ganhar dinheiro.<br />Ensinar e dar oportunidade de aprender.

Posted 23/09/2003, 13:23

sacou?

Corcordo plenamente.
Mas e o cliente?
É ele quem dá a palavra final.
Se fosse para nosso deleite tava tudo certo, mas tem mais um pra dar opinião, e que nem sempre está preocupado com isso, só com lucros e resultados.
Valew (y)

#15 Greenboy

Greenboy

Normal

• Usuários
  • 100 posts
  • Interesses:Photoshop, Fireworks, Dreamweaver, Design, Mulher e Mergulho

Posted 23/09/2003, 13:43

Acho q um depende do outro e definir qualquer conceito fica difícil, uma vez que a arte depende do design e o design da arte.

Acho q Design tem uma mensagem oculta, ou seja, o marketing como foi dito aqui. Tem uma característica mais agressiva, pois tente a arrancar algo de alguém. Seja a aquisição de um produto ou a visita de um site.

Arte é algo mais profundo. Algo q vem de cada um. Como tb foi dito, comunicação. Desejo de externar uma fase, pensamento ou vontade. Divulgação de um "eu". Coisa do tipo.

Acho tb q os dois andam de mãos dadas. Uma vez que em qualquer obra artística, seja folder, site, quadro, fotografia, anúncio, escultura, etc.. vcs hão de convir q há como colocar os dois em qualquer obra dessas citadas, concordam? Qtas vezes vc olha uma escultura e vê uma tendência futurista. Eu posso estar errado, mas considero isso design agregado a arte. Qtas vezes tb, vc vê um folder bem trabalhado, onde nota-se uma grande empregabilidade de atenção nos detalhes e na qualidade. Aí eu vejo q é a arte agregada ao design.

Não sou estudante de design, apenas um curioso da área e acho q muitas coisas caminham desse princío.

That s All Folk s
Maybe you only need to be yourself!

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq