Design
Os fundamentos do design existem desde a Idade média. Embora ainda não se chamasse assim,já naquela época havia a preocupação de fazer objetos para comunicar e atingir o homem com mensagens.
A palavra "DESIGN" nasceu com a revolução Industrial , ganhando significado atual apartir da Segunda Guerra . O Designer é uma pessoa voltada para a comunicação e a produção de objetos, livros, revistas e de espaços , como peças relacionadas com o elemento humano.
A principio,todo mundo pode ser um designer. Isso só depende de treinamento. Quando, por exemplo, um empresário precisa de design , mas não sabe exatamente o que vem a ser isto , manda chamar alguém que tenha talento e contrata um artista - que é intuitivo , mas não está preparado para aplicar a tecnologia.
Ele também pode chamar um diretor de arte um oublicitário. Este, em geral tem formação um pouco mais experimentada, porque trabalha com jornais, impressos, televisão. Em parte, domina a tecnologia. Mas usa de maneira aleatória e lida com efêmero.
Pode ser bom para conceber anúncios, mas não parafazer design. Depois temos o arquiteto, que recebe alguns preceitos de design. Mas ele só adquire informações que o auxiliam a desenvolver projetos um pouco mais elaborados do que artistas.
Aprende á fazer cálculos, mas precisa de um engenheiro calculista para definir a estrutura do projeto, da mesma forma que, conhecendo um pouco de design, vai ter necessidade de um profissional para fazer o projeto especifico de design.
O Designer propriamente dito produz para um público amplo. Tem talento de ordem intuitiva. Como é um artista que se interessa por formas, tem que complementar suas habilidades natas com tecnologia e ciência, pois deve alcançar o equlibrio entre a intuição e a técnica.
Se for só técnico, vira engenheiro; não pode ser intuitivo, senão é artista. Vai precisar de um ferrmentaltécnico, de uma linguagem, de uma tecnologia, e terá que saber falar, comunicar-se , explicar o conceito para o cliente, justificar determinadas escolhas e caminhos.
O Brasil não depende só dos designers para o desenvolvimento dos produtos industriais de que necessita. Precisa também e muito de empresários dispostos a investir e apostar no nosso design.
Um indústria pode se interessar por uma cadeira feita artesanalmente , mas para fabricá-la em larga escala tem que comprar e implementar equipamentos. Então ela copia.
Somos muitos bons em copiar ,sem a devida adequação á nossa realidade. O Brasil é um exportador de matérias-primas e parece não querer modificar muito este estado das coisas. Nós montamos datelevisão ao automóvel, masnão produzimos um carro autenticamente nacional.
Já tentamos com Juscelino Kubitscek mas não tínhamos a tecnologia depois veio o Delfim , mas todos osmodelos eram parecidos com de lá de fora.
Ficou a pergunta: e o design Brasileiro?
Fomos chamados a elaborar um programa de design para a indústria que seria incentivada. Mas acabou o governo e morreu o projeto. Averdade é que nós não estamos apenas 50, e sim 500 anos atrasados.Porque o Brasil não saiu do sistema colonialista até hoje. De modo que é muito difícil fazer design no país. Design industrial praticamente não existe. Há design gráfico do melhor, de nível Internacional.
Obs: Herminio nunca se esqueça de que ao apresentar um trabalho deve colocar os dados de onde tirou a pesquisa e neste caso o nome do autor do texto é ALEXANDRE WOLLNER um dos fundadores da Escola Superior de Desenho Industrial pioneira do gênero no país. Neste texto tu terá de onde se originou o design e como é o design no Brasil, na visão deste pioneiro.
:ok:
CAMPOS DE TRABALHO:
Identidade Corporativa
Publicações Institucionais
Design Editorial
Embalagem
Material Promocional
Design Ambiental
Midia Eletrônica
Aqui no site da ADG você encontra para por no seu trabalho a abrangência da lei autoral código de Ética.
http://www.adg.org.b...rentId_Secao=39