:light: Só para ilustrar a resposta do alx, segue abaixo um exemplo de retícula estocástica e sua diferênça para a tradicional.
Retícula TradicionalA retícula tradicional é medida pela quantidades de pontos. No meio gráfico a unidade de medida é a polegada (pelo menos se aderiu a esta unidade depois da revolução nos bureaus no começo da década de 90 do século passado).
A quantidade de pontos que uma polegada contém determina a resolução do fotolito.
:light:
Quando ouvimos falar que o fotolito está com 2400dpi de resolução, isto quer dizer que a cada polegada (2,54mm) deste fotolito temos 2400 pontinhos.Cada um destes pontinhos podem variar de tamanho conforme a porcentagem de tinta que se aplica nos programas gráficos.
Por exemplo: se você fizer um quadrado no corel (ou qualquer programa gráfico) e aplicar 10% de preto e com este arquivo soltar um fotolito, você verá que todos os pontos estarão do mesmo tamanho e ocupando um espaço de 10% em relação ao seu diametro máximo.Abaixo segue um demonstrativo de porcentagem. Observem que a medida que a porcentagem vai subindo o ponto vai crescendo.

Abaixo segue um degradê e como as retículas tradicionais se comportam.
É interesante observar que a medida que o degradê acaba não se diminui a quantidades de pontos e sim o seu diametro.
Retícula EstocásticaA retícula estocástica se diferencia em primeiro lugar por todos os seus pontos serem do mesmo tamanho.
Como citado pelo alx acima, para se ver um exemplo clássico da retícula estocástica basta ver a impressão em uma jato de tinta.
Na retícula estocástica não é o diametro do ponto que aumenta para cobrir mais área do papel e sim a quantidade de pontos.
A grande vantagem da retícula estocástica é que podemos regular o tamanho do ponto (precisamos regular o tamanho do ponto pois, para gravarmos a chapa na gráfica é preciso respeitar o tamanho mínimo que se consegue atingir) e com esta regulagem não teremos pontos maiores para cobir o suporte (papel ou outro material a ser impresso) e sim uma quantidade maior de pontos.
Abaixo segue uma ilustração do comportamento da retícula estocástica.

É importante lembrar que não basta chegar em uma gráfica e dizer que quer seu material impresso em estocástica.Para se imprimir retículas estocásticas em uma qualidade maior que as retículas tradicionais temos que considerar muitas variáveis.
Os equipamentos devem está calibrados desde o começo do processo, ou seja, quando vc faz um porcentagem qualquer (ex. 10%) em seu programa gráfico o bureau deve garantir que o fotolito saia com 10% e não 11% ou 15%. Para o bureau dar esta garantia aos clientes é necessário que se adote medidas que vão desde a calibração diária da imagesetter, manutenção dos processos químicos que se submetem os fotolitos até a garantia da gráfica que a chapa (matriz que transfere a tinta para a borracha que por sua vez transfere para o papel) manterá estas porcentagens e evitará os chamados ganhos e perdas de pontos (inrregularidade que acontece quando a chapa é submetida mais o menos tempo em exposição a luz).
A grande maioria do mercado não utiliza esta retícula, embora de maior qualidade. Pois os custos de manter todos estes processos de qualidade são enormes.
Este tipo de trabalho é utilizados em materiais mais sofisticados como Portfólio, catálogos, etc...
Bom, é isso. Espero ter ajudado.
A pergunta mais importante é alguém já fez retícula estocástica no Photoshop?
Já tivemos ótimas experiências com estocásticas no photoshop. Para fazer alguns degradês em latas são ótimas. E também aquelas sombrinhas chatas.
A melhor experiência foi na virada do milênio. A Pepsi criou 5 latas promocionais com fotos em azul escuro e azul claro e fizemos os fotolitos para estas latas. Utilizamos retículas estocásticas (feitas no ps) nas fotos e retículas tradicionais no resto da lata. Ficou Show.
Alguem se lembra.