Jump to content

Photo

Ola Amigos(Féras) Preciso De Ajuda...

• Faça o login para participar
5 replies to this topic

#1 gamesmame

gamesmame

Novato no fórum

• Usuários
  • 3 posts

Posted 01/12/2011, 13:42

preciso de um(formulario) Html envie (crie) um arquivo no diretorio X de meu site um arquivo(com o nome que eu precisar).php apenas com um texto (o que eu escrevi no formulario) só isso, sei q é facil (pra mim nao :P) cacei cacei procurei testei e nada, nao consegui o que eu queria como manjo mediano em HTML e quase nada de PHP nao consegui mesmo... quero ver se algum (alguns) Feras podem me ajudar!!! grande abraço...

embaixo tem um desenhinho pra ilustrar :)

Posted Image

#2 silici0

silici0

?

• Usuários
  • 902 posts
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 01/12/2011, 14:16

Gravar um .php ? Qual objetivo disto? Geralmente se grava em banco de dados ou mesmo um xml (txt) qualquer coisa assim!

Abraços
Procurando freelancer
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#3 gamesmame

gamesmame

Novato no fórum

• Usuários
  • 3 posts

Posted 02/12/2011, 10:16

Gravar um .php ? Qual objetivo disto? Geralmente se grava em banco de dados ou mesmo um xml (txt) qualquer coisa assim!

Abraços

Caro amigo, é tão bom falar com pessoas inteligentes que tentam nos ajudar...

Usei isso:

arquivo.php
<?

if(isset($_POST['enviar'])){
    echo "Mensagem do formulário: {$_POST['mensagem']}";
}

?>

form.html
<form method="post" action="arquivo.php">
    <label>Mensagem</label><br />
    <textarea rows="30" cold="10" name="mensagem"></textarea>
    <button type="submit" name="enviar">Enviar</button>
</form>

o cód acima funcionou + ou -!!! Da um erro... vou tentar te explicar melhor...

Aqui, usei o codigo para o form.html -> http://mcplay.tk/form.html ele me retorna o arquivo.php com o texto que escrevi mas...
Aqui, usei o codigo para o arquivo.php -> http://mcplay.tk/arquivo.php quando vou no link arquivo.php ta vázio :P pq isso??? ele nao ta gravando???

Aqui o site http://mcplay.tk/index.php (OBs no index.php eu usei o include que aprendi esses dias lendo muitos tutoriais aqui da net, eu nao conhecia e nem sei se vai servir pro que preciso... usei dentro da TAG

<div class="description"> 
<?
include("arquivo.php");
?>
</div>	<div class="value">

Acontece que no arquivo.php o texto aparece perfeito como eu digitar no form.html mas no site aparecem caracteres extranhos: veja na foto...

Posted Image

Me parece que ele esta lendo os caracteres do código interno do arquivo.php

Não sei como rola criar um xml??(Acho que minha ideia nao esta tao ruim, mas se nao der certo do meu jeito que seja entao usando xml :P

OBS. A minha ideia éra ter uma página como a do form onde meu "cliente" digitasse o texto na página form.html e clicasse no enviar e altomaticamente o campo que eu designasse(no ex. é a descrição do produto) mudasse altomaticamente entendeu???

Gente o que preciso é isso:

A minha ideia éra ter uma página como a de um formulario onde meu "cliente" digitasse o texto na página form.html e clicasse no enviar e automaticamente o campo que eu designasse no site principal(no ex. é a descrição do produto) mudasse automaticamente entenderam?

Vejam a foto abaixo:

Posted Image

Acho que do jeito que estou fazendo está errado, alguem pode me ajudar com essa ideia? alguem tem uma ideia de como posso fazer isso de forma mais fácil?

Edição feita por: gamesmame, 01/12/2011, 23:57.

#4 silici0

silici0

?

• Usuários
  • 902 posts
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 02/12/2011, 12:16

Vamos por parte pois creio que vc está perdido ainda no PHP .... o php é uma linguagem de script que roda no servidor em conjunto ao serviço do apache... ai voce me diz : OQQQQ ? Não entendi!

O php é uma linguagem que é executada no servidor web e nos retorna um resultado... no geral esse resultado é um HTML enviado para o nosso o browser que lê e apresenta esse conteúdo...

Pensando no que aconteceu foi seu form.html fez um envio de DADOS para o servidor, exatamente para o "arquivo.php". O que acontece é que o seu arquivo.php executa as instruções nele :

<? // abertura de instrução dizendo "Inicio do codigo php

if(isset($_POST['enviar'])){ // testa se foi iniciado a variavel $_POST com uma matriz de chave 'enviar' 
    echo "Mensagem do formulário: {$_POST['mensagem']}"; // Caso verdadeiro ele escreve a mensagem na tela (HTML) Mensagem do formulário: {VALOR} 
} // fecha instrucao de condição if

?> // diz que vc finalizou as instrucoes PHP

No arquivo.php veja que seu form faz um envio de dados no formato POST, é o tipo de encapsulamento (criação de pacote) de dados que irá usar para enviar os dados para o servidor.

Quando vc tem problemas de caracteres estranhos aparecendo é um problema geral de conversão de sistemas de acentuação... pois veja bem, vc grava seu PHP com encode utf8 (usa um tipo de acentuação) e se vc diz que seu HTML irá ser encode iso-8896 ele irá usar outro tipo de caracter para acentuação, o problema esta nessas conversões, existem diversas funções em php que ajudam:
php.net/utf8_encode
- Olha no manual ;)

Agora o que vc quer fazer eu entendo, so que lhe falta um pouco de lógica de programação para entender o problema e achar a solução.

Vejamos o problema: Você quer que o cliente (seja la quem for) consiga fazer alterações de dados no seu site.

Explanação : Se pensarmos que o seu site é um HTML, o cliente teria que alterar o HTML, dificil pois o cliente não entende e o processo de passar aquivos, ftp vai inviabilizar o processo, então temos que pensar de uma maneira simples, temos então que separar esses dados e pensar em montar uma "interface" fácil para que o usuário so altere isso sem precisar ver códigos e afins... ai que vem o tal do ADMIN (CMS), que geralmente grava esses dados categorizados em bases de dados para que possamos montar toda uma interface para que o usuário possa alterar dados, mecher e afins sem ter dificuldade de ver codigos e afins ....

Então esses dados tem que estar guardados em algum lugar, para que possamos recuperar para mostrar na tela ou mesmo para ele poder editar, trocar os dados... entenda que o PHP não guarda dados, ele executa uma lógica afim de realizar uma tarefa no servidor, o resultado final é sempre um HTML no broswer. Ele somente processa dados.

Abraços

Acho q deu para entender né ?
Procurando freelancer
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#5 gamesmame

gamesmame

Novato no fórum

• Usuários
  • 3 posts

Posted 02/12/2011, 17:46

Sim grande amigo apesar de eu ser meio lesado (newbee) :P eu entendi sim, fico muito grato pelo tempo prestado a me ajudar de uma forma bem clara!!! brigadão mesmo!!

Agora gostaria de te perguntar mais uma coisa... existe uma forma de eu criar uma "interface" fácil para que o usuário so altere isso sem precisar ver códigos e afins, isso sem criar uma base de dados em mySql? pois nao manjo absolutamente nada de Mysql e pelo jeito acho q seria a maneira mais correta usar esse tal de mySql... Teria uma maneira mais simples? ex. teria como escrever em um TXT mesmo os dados, e depois mandar o PHP ler isso e jogar na tela? Se sim como faço isso??? Escrever em um TXT e depois mandar o PHP ler isso e jogar na tela??? Obrigado....

#6 WebOliveira

WebOliveira

Novato no fórum

• Usuários
  • 9 posts
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 04/12/2011, 01:53

Sim grande amigo apesar de eu ser meio lesado (newbee) :P eu entendi sim, fico muito grato pelo tempo prestado a me ajudar de uma forma bem clara!!! brigadão mesmo!!

Agora gostaria de te perguntar mais uma coisa... existe uma forma de eu criar uma "interface" fácil para que o usuário so altere isso sem precisar ver códigos e afins, isso sem criar uma base de dados em mySql? pois nao manjo absolutamente nada de Mysql e pelo jeito acho q seria a maneira mais correta usar esse tal de mySql... Teria uma maneira mais simples? ex. teria como escrever em um TXT mesmo os dados, e depois mandar o PHP ler isso e jogar na tela? Se sim como faço isso??? Escrever em um TXT e depois mandar o PHP ler isso e jogar na tela??? Obrigado....

Ter até tem mais aprender dessa forma você já está começando a aprender a linguagem de maneira errada.

Tudo deve se fazer com paciência e não ficar tentando fazer gambiarras.

É mais fácil você começar a estudar PHP + Mysql, para poder resolver problemas futuros do que tentar usar "gambiarras" se é que me entende.

Tem vários tutoriais e livros pela internet, basta apenas estudar mais um pouco afundo.

Basicamente, você vai gravar esses dados num banco de dados(MySQL) e vai "pegar" esses dados com o PHP e exibir na página.

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq