Sei que minha dúvida é simples mas para mim é muito importante resolve-la.
Peguei esses dois códigos, formulario.html
<html> <head><title>Formulário para envio de e-mail</title> </head> <body> <form method="POST" action="envia.php"> <h1>Formulário para envio usando a função mail</h1> <!--Caso queira permitir o preenchimento do email de destino descomente a linha abaixo--> <!--Para:<br><input type="text" name="email_para"><br><br>--> De:<br><input type="text" name="email_de"><br><br> Assunto:<br><input type="text" name="assunto"><br><br> Mensagem : <textarea name="mensagem" rows="10" cols="60" lines="20"></textarea><br><br> <input type="submit" name="send" value="Send"> </form> </body> </html>e envia.php
<?php //PROTEÇÃO ANTES DE ENVIAR //Verifica se os campos mensagem, email_de e assunto do formulário estão preenchidos if (empty($_POST['mensagem'])|| empty($_POST['email_de']) || empty($_POST['assunto'])) { //Não tem mensagem vindo pelo formulário, não manda nada e redireciona para o formulario.html header("Location: formulario.html"); } else { //Verificação antes do envio; //ESTA FUNÇÃO SERVE PARA VERIFICAR A CONSISTÊNCIA DE UM ENDEREÇO DE EMAIL $emailPattern = '/^[^@\s]+@([-a-z0-9]+\.)+[a-z]{2,}$/i'; if (!preg_match($emailPattern, $_POST['email_de'])) { echo 'Por favor verifique o endereço de email.'; } else { //Aqui você pode definir para quem vai o email $to="webmaster@dominio.com.br"; //$to = $_POST['email_para']; $from=$_POST['email_de']; // Envia o email : if (mail($to,$_POST['assunto'],$_POST['mensagem'],"From: $from\n")) { // Mostra confirmação de email enviado com sucesso. echo "Seu email foi enviado com sucesso."; //Destroi as variáveis unset ($_POST['email_de']); unset ($_POST['assunto']); unset ($_POST['mensagem']); } else { // Envio falhou echo "Erro! Seu email não foi enviado."; } } } ?>da página da Locaweb para adaptar ao site que estou desenvolvendo.
O formulário é preenchido, E-mail, Assunto e a Mensagem.
Recebo tudo ok. Gostaria de acrescentar o campo Nome e não sei como fazera mudança no arquivo .php
Desde Já agradeço
Francisco