Alterar Cor Da Primeira Palavra Do Conteúdo De Uma Tag
Started By Cajado, 26/11/2009, 08:08
11 replies to this topic
Posted 26/11/2009, 08:08
Olá pessoal,
é o seguinte, tenho uma div, ou um parágrafo, ou h1, etc... e queria deixar a primeira palavra do conteúdo dessa tag com uma cor diferente. Exemplo:
Este é um exemplo.
Tenho de fazer isso de forma automática. Pensei em usar CSS, usando pseudo-elementos, mas só serve para a primeira letra ou primeira linha da tag. Então creio que haja solução usando javascript.
Se alguem puder ajudar.
Desde já agradeço.
é o seguinte, tenho uma div, ou um parágrafo, ou h1, etc... e queria deixar a primeira palavra do conteúdo dessa tag com uma cor diferente. Exemplo:
Este é um exemplo.
Tenho de fazer isso de forma automática. Pensei em usar CSS, usando pseudo-elementos, mas só serve para a primeira letra ou primeira linha da tag. Então creio que haja solução usando javascript.
Se alguem puder ajudar.
Desde já agradeço.
Posted 26/11/2009, 14:52
Boa tarde, tudo bem?
Não sei se entendi bem, mas lá vai:
Não sei se entendi bem, mas lá vai:
HTML <div><span class="vermelho">Palavra</span> com uma cor diferente</div> CSS span.vermelho { color: #ff0000; }Um abraço, qualquer coisa posta novamente.
Edição feita por: Willian Gustavo Veiga, 26/11/2009, 14:53.

Posted 27/11/2009, 11:56
Bem essa solução eu já sabia, e aliás é a mais óbvia, mas o que acontece é que preciso de um sisteminha para definir automaticamente isso... creio q com javascript tenha como fazer...
Vamos lá pessoal, me ajudem aê....
Não manjo de JS, mas sei que isso é moleza pra vcs...
Vamos lá pessoal, me ajudem aê....
Não manjo de JS, mas sei que isso é moleza pra vcs...

Posted 27/11/2009, 19:14
Acho que seria mais fácil fazer isso aí com PHP, não?
Bruno Toffolo
· Conselho / WebFórum
· Conselho / WebFórum
Posted 28/11/2009, 07:00
É fácil. Recupere o texto (recomendo deixá-lo em uma tag); 'quebre-o', separando a primeira palavra; adicione uma tag nessa primeira palavra para estilizar e depois é só colocar de volta na página. Veja um exemplo:
<style type="text/css" media="screen"> .vermelho {color:red;} </style> <p id="texto">Esse é um exemplo para o Fórum WMO!</p> <script type="text/javascript"> var par = document.getElementById('texto'); var primeiro = par.innerHTML.substring(0, par.innerHTML.indexOf(' ')); var resto = par.innerHTML.substring(par.innerHTML.indexOf(' ')); var transforma = "<span class='vermelho'>"+primeiro+"</span> "; par.innerHTML = transforma+resto; </script>
- Cajado likes this
Fórum WMO - Equipe de Desenvolvimento / Banco de Dados - Ex-Administrador
Posted 29/11/2009, 09:24
Maravilha! Valeu Alex, funfou perfeitamente! 

Só um detalhe que acabei esquecendo...
Teria como definir este script por classe, ou invés de id? Porque precisarei repetir este processo em várias partes de uma mesma página....

Só um detalhe que acabei esquecendo...
Teria como definir este script por classe, ou invés de id? Porque precisarei repetir este processo em várias partes de uma mesma página....
Posted 30/11/2009, 09:06
Tem sim. Troque o document.getElementById() por essa função: http://forum.wmonlin...ntsbyclassname/
Posted 02/12/2009, 20:31
Humm Alex...
tentei fazer o q sugeriu mas não deu certo...
tentei fazer o q sugeriu mas não deu certo...
Posted 02/12/2009, 22:12
Poste aqui a sua tentativa.
Posted 03/12/2009, 08:26
Aí está a tentativa:
<script type="text/javascript"> var par = function getElementsByClassName('texto') { var elements = document.getElementsByTagName("*"); var result = []; for (var i = 0, len = elements.length; i < len; i++) { if (elements[i].className == 'texto') { result.push(elements[i]); } } return result; }; var primeiro = par.innerHTML.substring(0, par.innerHTML.indexOf(' ')); var resto = par.innerHTML.substring(par.innerHTML.indexOf(' ')); var transforma = "<span class='verde'>"+primeiro+"</span> "; par.innerHTML = transforma+resto; </script>
Posted 04/12/2009, 19:06
Tente assim:
<script type="text/javascript"> function getElementsByClassName(sClassName) { var elements = document.getElementsByTagName("*"); var result = []; for (var i = 0, len = elements.length; i < len; i++) { if (elements[i].className == sClassName) { result.push(elements[i]); } } return result; } var par = getElementsByClassName('texto'); for (var i=0; i < par.length; i++) { var primeiro = par[i].innerHTML.substring(0, par[i].innerHTML.indexOf(' ')); var resto = par[i].innerHTML.substring(par[i].innerHTML.indexOf(' ')); var transforma = "<span class='vermelho'>"+primeiro+"</span> "; par[i].innerHTML = transforma+resto; } </script>
- Cajado likes this
Posted 05/12/2009, 09:48
Valeu Alex... nesse natal vou te mandar um panetonne

1 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)