Algo Como Gtalk
Posted 03/09/2009, 09:59
Bom, estou em busca de alguma coisa que não sei o nome e nem mesmo sei se existe e o fato de me indicarem o nome já me ajudará bastante.
Estou precisando de algo que funcione como o GTalk, mas que na verdade não tem nada a ver com o que o GTalk faz, o que eu digo que deve ser parecido é o seu funcionamento que sempre que algo é enviado por um usuário do outro lado a mensagem é imediatamente enviada ao seu destinatário e inclusive a informação de que o indivíduo do outro lado está digitando alguma coisa ou não. O que preciso mesmo é que quando algo for alterado em uma tabela do meu banco de dados, todas as pessoas que estejam conectadas a aquela pagina recebam uma mensagem informando o que foi alterado. Eu sei que da pra fazer isso com ajax, com uma pagina atualizando a cada X segundos, mas não é isso que quero. Não quero ficar fazendo requisição ao servidor a cada X segundos e acredito que não é assim que o GTalk funciona.
Se ficou meio confuso, por favor avisem que tentarei explicar melhor.
Se alguém conhecer algo em PHP que faça o mesmo já serei muito grato.
Desde já agradeço a atenção de todos!
Walison
URL: www.batepapobrasil.com
----------------------------
Site desenvolvidos
URL: VitrineABC :: Alugue Litoral :: OrtodontiaLago
Posted 03/09/2009, 14:43
jah pensei nisso tbm... vou acompanhar teu tópico pra caso alguem saibaa!
maiss... eu vii numa assinatura de um membro aqui do forum, uma máxima q diz algo do tipow: "Programadores? Sim!... Mágicos ficam na Sala ao lado!"

axO q foi pensando em problemas desse tipow igual ao seu que inventaram o tal do AJAX
Tecnologia Web creio que seja Client/Server .ao qual seja necessário algum tipow de requisição para o servidor. E de alguma formaa a que mais se encaixa nessa sua idéia seria AJAX mesmo... na minha humilde e novata opnião

Se você não conheçe AJAX.. de uma olhada nessa tecnologia! ou então. como diz a assinatura q citei: de uma passadinha na sala ao lado

mais vou acompanhar teuu tópico, quem sabe neh... pelo menos me atualizO

Se alguem souber de um jeitO diferente de AJAX.. que dê um gritoo aii!!!
Flows!
AbraçOs!!!
Posted 03/09/2009, 14:55
Andei procurando coisas por ai e cheguei a alguns sites que falavam de SOAP e RPC, mas não tenho certeza se é isso mesmo o que eu estou procurando.
Para chegar a essas duas siglas eu passei pelo site da ORACLE nesse endereço (Creating Oracle-Powered SOAP Services in PHP).
Não acredito que seja nada de magia, acredito que tenha alguma "coisa" além da linguagem que comunique com o banco e com as seções abertas em uma determinada pagina, sei lá e ai quando essa "coisa" vê que algo foi alterado no banco ele emite alguma mensagem para a linguagem que retransmite ao usuário.
Meio estranho, mas acho que é mais ou menos por ai.
Até mais...
Walison
Site desenvolvidos
Posted 03/09/2009, 15:49
olhaa soh...
SOAP é um protocolo, muito utilizado na comunicação de WebServices pela nossa grandee rede

O tio SOAP possibilita dois processos se comunicarem entre si, isso desconsiderando o hardware e a plataforma que eles estão rodando.
pense no funcionamento de RSS
SOAP é um protocolo que define uma gramática XML especializada, porém flexível, e quee padroniza o formato das estruturas das mensagens(defino mensagem aqui como uma notícia passada por uma RSS POR EXEMPLO).
SOAP é o elemento principal da infra-estrutura dos Web Services e é um fator fundamental para o funcionamento dos mesmos, independente de plataformas, sistemas operacionais, modelos de objetos e linguagens de programação, auxiliando muito a interoperabilidade entre objetos e componentes distribuídos.
Já o RPC.. já eh mais complexO que o SOAP... mais q serve pra mesma finalidade!
bommm.. agorahhh... tu podes pensar em criar uma aplicação que rode diretamente em seu server.... e que se comunique com seu sistema da web... esta aplicação (por exemplo um .EXE) tem q estar ativa e rodando no servidor.. (pense como se fosse um ativirus, ou seja, sempre ativo)

agorah pense como o MSN Messenger funcionaa (ou Gtalk): Qndo vÇ envia uma mensagem.. esta passa por um Servidor... lá tem um "aplicativo" rodando que recolhe esta mensagem.. e a envia devolta para o destinatário da mensagem!... entendeu?.. há uma aplicação ativa q faz este intermédio rodando nesse servidor.. que pega a requisição(mensagem) automaticamente e a re-envia a seu destinatário!
claro... que essa forma tem a desvantagem do servidor(regras e burocracia)... como por exemplo: criar uma aplicação e coloca-la rodando no seu server online... os Administradores dos Servidores de Hospedagem não deixam... ou tem q passar por processos burocráticos e tal... a menos que ser servidor seja Dedicado!
maiss... fora isso... creioo q soh com uma varinha mágica na mão

continuo acompanhando pra ver se alguem tem mais alguma idéia!
Flows ferah.
AbraçOs!!!
Edição feita por: Rodrigo B, 03/09/2009, 15:49.
Posted 03/09/2009, 15:57
E o que vc disse em seu 5º paragrafo sobre o GTalk e o MSN Messenger foi o que eu disse no meu tópico anterior sobre a "coisa" eu suspeito que seja isso mesmo que vc disse e que eu também disse, mas eu quero saber se alguém já fez e o que utilizou pra fazer isso funcionar. Quero saber se já existe algo que pode ser aproveitado ou se tenho que fazer tudo do zero.
Até mais...
Walison
Site desenvolvidos
nvivo
Posted 03/09/2009, 16:01
Edição feita por: nvivo, 24/09/2009, 22:02.
Posted 03/09/2009, 16:52
Mas como você mesmo disse talvez não exista.
Bom, se não existir terei mesmo que usar ajax pra fazer isso.
Muito obrigado até então a você (nvivo) e a você (Rodrigo

Caso alguém saiba de mais alguma coisa poste ai para que a gente possa conhecer também.
Até mais a todos...
Walison
Site desenvolvidos
Posted 03/09/2009, 17:47
qual a sua plataforma?.. Windows? Linux?.. tu programa em PHP neh?
olha soh... tem uns exemplos, que podem lhe ser úteis.. segue os links abaixo:
PHP com Sockets (Cliente/Servidor)... Veja o PROGRESSO até conseguir chegar a finalização
http://forum.wmonlin...o...6&hl=socket
http://forum.wmonlin...o...2&hl=socket
http://forum.wmonlin...o...4&hl=socket
E akih a finalização da comunicação entre PHP com Sockets.. JÁ PRONTO!!!
http://forum.wmonlin...o...0&hl=socket
Se tu programa em .NET.. segue link abaixo de um exemplo entre C# + Sockets
http://www.linhadeco...ca.aspx?id=1288
Blz??.. veja se algO te ajuda.. pesquise por ai, que você achará algO!

Flows.. boa sorte!
Abraços!
Edição feita por: Rodrigo B, 03/09/2009, 17:58.
nvivo
Posted 04/09/2009, 10:06
Edição feita por: nvivo, 24/09/2009, 22:02.
1 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)