Na minha região não tem muitas opções, eu uso Edge desde o ano passado mas não estou muito feliz. Pelo menos para quem usava internet discada e que hoje dizem por aqui que está muito ruim, então parece que a melhor coisa que eu fiz foi partir para as operadoras móveis.
Chega de bla bla bla, senão eu não vou parar de falar!
O 3G pode sim competir com ADSL. Claro que a gente tem que ver que a velocidade média do 3G é 1 Mbps, já ADSL pode passar disso. Só que para qualquer pessoa, com 3G a comodidade é bem maior... basta colocar o mini-modem na usb e pronto, e não precisa se preocupar com cabos.
Eu mesmo com o Edge, às vezes quando vou para a casa de algum amigo meu, eu levo o mini-modem. É muito bom! Esqueci de citar também que posso tirar o chip e colocar ele no meu celular para navegar, usar msn, gmail, etc...
O Wi-fi eu duvido muito que cresça, porque o ponto dele não abrange uma área grande. As empresas não iriam querer colocar um ponto em cada esquina, iriam? Com certeza não...
Tem uma tecnologia muito boa que é a Wi-Max, empresas que tem licença para Wireless entraram para disputar as licenças para Wi-max, mas não sei porque uma tecnologia que seria tão boa para nós não sai do papel. Wi-Max é superior ao Wireless, porque a área que a antena Wi-Max abrange é bem maior (me parece que é 50km), o sinal é melhor, velocidade maior, etc...
Internet via rádio deve-se tomar muito cuidado. Antes de contratar, é bom verificar quem está fornecendo o link para a empresa. Tem empresas que montam uma ótima estrutura e contratam fornecedores como Embratel, Telemar, entre outras, geralmente essas empresas cobram mais caro. Agora tem empresas que montam uma estrutura ruim e invés de contratar o link com bons fornecedores, eles contratam ADSL e acham que o negócio agüenta.
Na época que eu estava procurando internet via rádio, encontrei duas empresas. Uma era péssima e barata e a outra era boa e cara.
A péssima e barata: R$ 50,00 mensais, porém o link deles era Velox 2MB para distribuir para 60 clientes.
A boa e cara: Uma facada! Bem séria a empresa e bem estruturada, só que o equipamento me custaria R$ 1.500,00 e ainda ele ficaria em comodato, ou seja, se eu quisesse cancelar eu teria que devolver o equipamento. Deu vontade de rir na cara do atendente...
O mercado é capaz de mudar daqui 2 anos, aliás, tem que mudar porque as operadores de telefonia móvel tem um prazo estipulado pela Anatel para expandir o 3G em todas as regiões. Sorte a nossa!
Então na minha opinião, se as empresas que comercializam ADSL não correrem, elas vão perder muito...