- Introdução
- Requisitos
- Servidor HTTP
- Banco de Dados
- Interpretador PHP
- Integrando Apache-PHP
- Finalizando
1. Introdução
Quem desenvolve sistemas, websites e afins em PHP é necessário um servidor de aplicação web, e para que você não precise fazer testes online, pois se der algum problema corre o risco de algum internauta ver, criar um servidor local para desenvolvimento e teste é a melhor opção antes de colocá-lo no ar.
2. Requisitos
O ambiente foi instalado no Windows 7, 32 bits, sempre opte pela versão mais recente e estável dos programas. Abaixo segue os links para a página de download dos itens referentes, versões obtidas no dia que este tutorial foi feito:
E para este tutorial:
- Apache 2.2.15 - Win32 Binary without crypto (no mod_ssl) (MSI Installer)
- mySQL 5.1.44 - Windows (x86, 32-bit), MSI Installer
- PHP 5.2.13 - zip package
3. Servidor HTTP
Execute o arquivo de instalação obtido no download para a instalação do Apache e dê Next até a tela Server Information onde o programa lhe pede para definir três itens:
- Network Domain
- Server Name
- Administrator's Email Address
Estas informações somente serão relevantes caso você compartilhe este servidor em uma rede, caso contrário basta deixar com as informações que vieram como padrão.
Para as próximas telas, Setup Type e Destination Folder, basta avançar e por fim realizar a instalação clicando no botão Install.
Com a instalação concluída, você verá o ícone do Monitor Apache Servers na bandeja do seu sistema (ao lado do relógio) que indica o status do Apache: verde quando iniciado e vermelho quando parado.
Para testá-lo, basta informar em seu navegador o endereço http://localhost/. Caso você visualize na página a mensagem "It works!" está tudo ok, podemos ir para o próximo passo.
4. Banco de Dados
Execute o arquivo .msi e prossiga os passo. Logo após a instalação, você terá a opção de configurá-lo. Esta configuração é tranquila, de acordo com suas características. Apenas deixo uma observação na tela de opções de segurança. O padrão é usuário root e senha em branco, caso deseja permanecer com estas configurações, desmarque a opção Modify Security Settings e prossiga.
O último passo o programa irá preparar a configuração, escrever o arquivo de configuração e iniciar o serviço. Após passar por todos estes passos com sucesso, finalize.
5. Interpretador PHP
Para o PHP, não escolhi o método de instalação porque acho a forma compactada (apenas com os arquivos) mais fácil de se trabalhar. Por tanto, crie um novo diretório na raiz (C:\) do seu sistema, neste caso criei php5 ficando C:\php5. Em seguida, descompacte o arquivo .zip neste diretório criado por você.
No diretório do PHP, localize o arquivo php.ini-dist e renomeie para php.ini apenas e abra-o no bloco de notas.
Com ele aberto, procure (Ctrl+F) por "extension_dir" e na primeira ocorrência altere o seu valor para o caminho das extensões no diretório do PHP criado:
extension_dir = "C:\php5\ext"
Faça outra busca e localize ";extension=php_mysql.dll" e retire o ponto e vírgula, que significa que a linha está comentada, para habilitar a extensão para do mySQL. Salve e feche o arquivo.
Feito isto, copie este arquivo para o diretório do Windows que está na raiz do sistema, C:\Windows.
Nota: Devido ao Controle de Conta de Usuário do Windows 7, muitas das ações é necessário sua autorização como administrador do sistema operacional, então para copiar o arquivo php.ini para o diretório do Windows acontecerá isto. Inclusive você não irá conseguir editar o arquivo quando ele estiver já em C:\Windows, a menos que você desative este controle.
No diretório do PHP, localize o arquivo libmysql.dll e mova-o para o diretório C:\Windows\System32, que irá habilitar a biblioteca do mySQL no Windows.
6. Integrando Apache-PHP
A raiz do seu servidor, por padrão está em "C:\Program Files\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs", e portanto cairá no mesmo Controle de Acesso de Usuário caso você tente criar e editar qualquer coisa. Então iremos alterar o diretório raiz para um local que tenha mais facilidade, por exemplo o diretório do seu usuário, então crie um diretório www em "C:\Users\Nome Usuário".
Abra o arquivo httpd.conf localizado em "C:\Program Files\Apache Software Foundation\Apache2.2\conf", localize a seguinte linha:
DocumentRoot "C:/Program Files/Apache Software Foundation/Apache2.2/htdocs"
E altere o valor de DocumentRoot para o diretório www que você criou.
Faça a mesma coisa para a linha:
<Directory "C:/Program Files/Apache Software Foundation/Apache2.2/htdocs">
Para informar a página padrão de seus diretórios no servidor web, localize a linha:
DirectoryIndex index.html
E adicione index.php como o primeiro item, ficando assim:
DirectoryIndex index.php index.html
Localize a seção de módulos (iniciados com LoadModule) e no final, adicione:
LoadModule php5_module "C:/php5/php5apache2_2.dll"
Agora, localize a seção de tipos (iniciados com AddType) e no final, adicione:
AddType application/x-httpd-php .php
Salve, feche o arquivo e reinicie o Apache clicando com o botão esquerdo no ícone da bandeja do sistema, Apache 2.2 > Restart.
Se for preciso, reinicie o computador também para que seja aplicada todas as configurações do sistema.
7. Finalizando
Para verificar se está tudo ok, crie um arquivo index.php na raiz do seu servidor e coloque apenas isto:
<?php phpinfo(); ?>
Acesse a página http://localhost/ e então você irá ver as configurações do PHP e localize a seção mySQL, se a encontrar estará tudo instalado com sucesso: Apache, PHP e MySQL, tudo integrado e pronto para você desenvolver seus sistemas PHP.
Qualquer dúvida é só postar!