Jump to content

Photo

Como Fazer?

• Faça o login para participar
2 replies to this topic

#1 Rafael'ss

Rafael'ss

Novato no fórum

• Usuários
  • 7 posts

Posted 18/05/2008, 23:00

Oi gente. Estou com um pequeno problema e vim pedir uma ajuda a vocês... Acontece que eu nunca dominei muito bem as variáveis do PHP, seguido tenho que fuçar meus códigos até fazê-los funcionar, coisas como quando deve-se usar aspas e etc...

Bom, quero criar uma confirmação de "Ok" ou "Erro", Tipo, dizer ao usuário se o script foi executado corretamente ou não, primeiro eu fiz assim.

função($x, $y, $z) or die("Erro!");
echo ("Ok!");

Notei que se a função falhasse, era exibido "Erro", mas embaixo, também era exibido "Ok". oO! Fucei um pouco alguns scripts e "acho" que posso fazer assim:

$Func = função($x, $y, $z);

if($Func) {

echo ("Ok!");

} else {

echo(Erro!);

};

Isso está certo, ou é uma besteira? Se for uma besteira, qual a melhor forma pra mim fazer isso?
Obrigado desde já ^^!

Edição feita por: Rafael'ss, 18/05/2008, 23:02.

#2 lwirkk

lwirkk

Veterano

• Usuários
  • 1314 posts

Posted 18/05/2008, 23:19

Olá Rafael'ss!
Seja bem vindo ao fórum! =)

E por que dessa verificação?
É realmente necessário?

Por que em outros casos você para verificar se o valor da função está certo, precisaria na função retornar o valor que deseja utilizar (claro..).
Mas você poderia estar fazendo verificações dentro da função e verificando se o valor passado por referência ( $x, $y, $z ) à função é correto (TRUE) ou não (FALSE), depois de retornar na função se os valores são falsos ou verdadeiros, aí sim você faz como o seu próprio exemplo (condição IF/ELSE)... =)

Besteira não é, por que, se for uma função que tem muitas coisas que são verificados dentro dela ou fora, fazer uma verificação de acordo com o valor retornado da função vai de cada um ou necessidade de cada um...
Mas, dá para fazer também o mesmo sem precisar de dar o valor da função para a variável, fazer a verificação direto da função......

E em outras palavras, dentro da função poderia se fazer essa verificação para que se ao chamar a função, ela já dá a mensagem completa de OK ou ERRO.... =) (Bem mais prático eu acho)....

Edição feita por: lwirkk, 18/05/2008, 23:25.

Posted Image
"Se quiser ser feliz por um dia, vingue-se; se quiser ser feliz por uma vida inteira, perdoe."

Muito Obrigado à todos do fórum, e à toda equipe do fórum! =)

#3 Rafael'ss

Rafael'ss

Novato no fórum

• Usuários
  • 7 posts

Posted 18/05/2008, 23:29

Ahh.. Obrigado pelas Boas-vindas! ^^.

Essa verificação é realmente nescessária, quer dizer, preciso informar ao usuário se as alterações feitas por ele foram salvas corretamente no Banco, mas sim, do modo que você falou fica bem mais prático! Adiantou minha vida, ^^. Vlw!

Edição feita por: Rafael'ss, 18/05/2008, 23:32.

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq