Bem, já não é a primeira nem a segunda vez que esta sugestão entra em pauta.

Da última vez eu cheguei a colocar a mão na massa e adaptar o
GeSHi ao IPB. A implementação já estava satisfatória, tanto o
parser, as mudanças no layout do fórum e o painel administrativo, quando caímos num problema delicado:
caching. O GeSHi ainda não tem um mecanismo de
caching próprio, o que dificulta muito a implementação. Na época, o programador do GeSHi havia prometido tal implementação em cerca de poucos meses, eu iria esperar, mas ele teve problemas pessoais e passou o projeto para outro programador, que agora, com o tempo perdido, está tentando retomar o rumo das coisas. Isso quer dizer que nada irá mudar tão cedo, pra minha infelicidade.

Por falar em
caching, na época eu mesmo criei uma adaptação, baseado num MOD do phpBB escrito pelo próprio criador do GeSHI, Nigel McNie. Estava funcionando, mas ainda precisava de algumas correções. Com esse problema que eu estava enfrentando, aliado a minha completa dedicação aos fóruns que me pertencem, na época em reestruturação, as coisas acabaram ficando de lado, infelizmente.

O recurso de
caching (cacheamento de renderizações) é de suma importância, sem ele a implementação torna-se indesejável, visto o consumo de recursos que causaria. Pretendo voltar com a idéia, mas levará um tempo, visto que a estrutura do IPB mudou. Aliás, será preciso re-aprender a criação de MODs, daquela época pra cá houveram mudanças substanciais. Tenho de recuperar também os códigos que devem estar guardados em algum DVD de backup aqui, compará-los com os códigos do IPB da época e obter as modificações efetuadas, para tê-las como base do que precisará ser refeito.

Enfim, para que isso realmente ocorra, eu precisaria de algumas mudanças. No mais, é isso. Por ora, não deve passar do
roadmap.

[]s

Até mais