Jump to content

Photo

[sugestão] Destaque De Sintaxes

• Faça o login para participar
7 replies to this topic

#1 DarkSign

DarkSign

Doutor

• Usuários
  • 868 posts
  • Localidade:Brasil
  • Interesses:Tecnologias na área WEB em geral e desenvolvimento.

Posted 02/05/2008, 05:33

Bem fórum, acho que como todo mundo da área de programação (qualquer) sabe, ler linhas e linhas de código mal-formatadas ou sem identações, etc, não é nem um pouco legal e tira alguns minutos preciosos (nossa, que exagero :P) de nossas vidas ocupadas...

Venho propor o seguinte:

Colocar um plugin, ou pedir a alguém pra fazer um sistema de BBCode pras sintaxes das linguagens que ainda não tem o destaque, exemplos são os códigos PHP, ASP e Flash. Possivelmente, os de javascripts também seriam interessantes, vistos que também são bem utilizados. Os de CSS nem tanto, mas ajudam a iniciantes.

Eu acho uma idéia boa, o código, mesmo n arrumado, ficaria fácil de ser visualizado e entendido variáveis, comandos, etc

Bom, tae, pra análise.

/*DarkSign*/
Não sabe por onde começar? Que tal pelas Regras ?

#2 Pedropauloalmeida

Pedropauloalmeida

Fale ao motorista somente o indispensável

• Usuários
  • 1376 posts
  • Localidade:Santo André SP

Posted 03/05/2008, 00:55

Nossa.

Sugestão maravilhosa.
Se me derem uma ajuda no PHP, posso ajudar com a parte de ActionScript (Flash).

Abraços.

pp

#3 AN Web Designer

AN Web Designer

Super Veterano

• Usuários
  • 1861 posts
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 04/05/2008, 21:56

Também apreciei a idéia, contribuirá em muito na visualização dos códigos. (y)

AN :)

#4 Paulo Freitas

Paulo Freitas

××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

• Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 05/05/2008, 01:33

Bem, já não é a primeira nem a segunda vez que esta sugestão entra em pauta. :(

Da última vez eu cheguei a colocar a mão na massa e adaptar o GeSHi ao IPB. A implementação já estava satisfatória, tanto o parser, as mudanças no layout do fórum e o painel administrativo, quando caímos num problema delicado: caching. O GeSHi ainda não tem um mecanismo de caching próprio, o que dificulta muito a implementação. Na época, o programador do GeSHi havia prometido tal implementação em cerca de poucos meses, eu iria esperar, mas ele teve problemas pessoais e passou o projeto para outro programador, que agora, com o tempo perdido, está tentando retomar o rumo das coisas. Isso quer dizer que nada irá mudar tão cedo, pra minha infelicidade. :(
Por falar em caching, na época eu mesmo criei uma adaptação, baseado num MOD do phpBB escrito pelo próprio criador do GeSHI, Nigel McNie. Estava funcionando, mas ainda precisava de algumas correções. Com esse problema que eu estava enfrentando, aliado a minha completa dedicação aos fóruns que me pertencem, na época em reestruturação, as coisas acabaram ficando de lado, infelizmente. :(

O recurso de caching (cacheamento de renderizações) é de suma importância, sem ele a implementação torna-se indesejável, visto o consumo de recursos que causaria. Pretendo voltar com a idéia, mas levará um tempo, visto que a estrutura do IPB mudou. Aliás, será preciso re-aprender a criação de MODs, daquela época pra cá houveram mudanças substanciais. Tenho de recuperar também os códigos que devem estar guardados em algum DVD de backup aqui, compará-los com os códigos do IPB da época e obter as modificações efetuadas, para tê-las como base do que precisará ser refeito. :ponder:

Enfim, para que isso realmente ocorra, eu precisaria de algumas mudanças. No mais, é isso. Por ora, não deve passar do roadmap. :unsure:

[]’s :DAté mais

#5 lwirkk

lwirkk

Veterano

• Usuários
  • 1314 posts

Posted 09/05/2008, 22:06

Na sintaxe de PHP já não existe um MOD pronto com caching?
Posted Image
"Se quiser ser feliz por um dia, vingue-se; se quiser ser feliz por uma vida inteira, perdoe."

Muito Obrigado à todos do fórum, e à toda equipe do fórum! =)

#6 bimonti

bimonti

Super Veterano

• Usuários
  • 2654 posts

Posted 30/05/2008, 15:56

O PHP tem uma função exclusiva para highlight, mas só de códigos PHP.

Não tem como fazer o geshi entre a página de post e a gravação no BD ? Já salvar com os estilos ?
WebFórum - Equipe de Desenvolvimento - Monitor
Posted Image
Yeah I do have some stories, and it's true I want all the glory ...

#7 Bruno Augusto

Bruno Augusto

∙•● Restarting... ●•∙

• Usuários
  • 1968 posts
  • Localidade:Itajubá

Posted 30/05/2008, 16:10

Mas é justamente aí que entra o GeSHi, bimonti.

Você envia os dados por GET/POST, trata, aplica ele e, se for proBD, já vai estilizado.

Pelo menos foi assim na versão que usei...

#8 Nicholas Pufal

Nicholas Pufal

Impossível: só existe até alguém duvidar e provar o contrário.

• Usuários
  • 1655 posts
  • Localidade:Porto Alegre

Posted 15/07/2008, 15:31

A idéia é ótima. Antigamente o fórum tinha isso. Não da para adaptar o plugin antigo que fazia isso?

P.S: Não entendi o que é esse "caching" que o PR falou. :huh: Cache eu sei o que é, mas nunca imaginei nada do tipo para códigos/scripts. Enfim...
BLOG Touché Criação - Vamos trocar idéias? -> http://blog.touchecriacao.com.br/
// Links úteis: Busca || Regras
// Não respondo dúvidas via mensagem privada. Use o fórum para buscar ou perguntar.

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq