Posted 08/04/2008, 22:25
Me desculpe dev_cw, mas em se tratando de usabilidade o flash é imbatível.
Mesmo porque os recursos oferecidos por ele para facilitar o acesso a um conteúdo é muito maior que o HTML ou o Javascript.
Agora. A competência de quem vai planejar um site e principalmente a arquitetura de informação conta muito nessa hora. Fazer um site lotado de animações e menus confusos e enfeitados não é um defeito da linguagem nem da ferramenta. E sim do desenvolvedor/criador.
A grande dificuldade do mercado é encontrar profissionais que flexibilizem o conteúdo, conectem o site em flash em um banco de dados via Remoting (que é mais rápido que o AJAX pois não usa XML e sim binário direto). E fazer arquitetura de informação focada no cliente e não no enfeite. Pra isso que o flash e o ActionScript se desenvolveu. Mas alguns ainda acham que flash é animação. Flash não é animação. Flash é alta usabilidade (interface rica - e aqui eu destaco a possibilidade de personalização do conteúdo), flexibilidade de conteúdo (integrando servidores e banco de dados sem uso de XML = mais velocidade), agilidade na informação (com desenvolvimento de aplicações web ou desktop para integrar equipes como em uma intranet rica por exemplo ou em sistemas de treinamento, e-learning com vídeo, jogos, texto e áudio simultâneos em tempo real), integração de usuários em aplicações multimídias (com o uso do Flash Media Server) e inúmeras outras vantagens que, SABENDO O RUMO A SEGUIR E COMO DESENVOLVER, podem resultar em aplicações de alta usabilidade, gande experiência de navegação e por fim mas não menos importante, com uma interface de design bonita e leve.
Mas isso tudo vai do desenvolvedor e do planejamento.
Em minha experiência atendendo empresas como Vivo, Natura, Avon, 141, Soho Square, Lew Lara, Ogilvy, Wickbold, IG Internet, DM9DDB, Terra e muitos outros, tive a oportunidade de desenvolver aplicações com grande número de acesso - como o "descubra - IG" de final de ano 2007 que foi um absoluto sucesso (mais de 3200 acessos únicos no final da tarde de lançamento da aplicação) e com usuários de várias bandas - de discada a bandas realmente largas hehe.
Também os diversos hotsites de promoção de planos e celulares Vivo em que o principal motivo de sucesso foi justamente a facilidade em encontrar o celular ideal para o cliente em meio a tantas possibilidades e preços que os aparelhos e marcas oferecem hoje no mercado. Essa flexibilidade de "interface/dados/regras de negócio" só pode ser obtida com o flash, pois uma longa tabela HTML com "tem/não tem" não iria ajudar muito. O cliente iria ficar entediado de preencher "checkbox" ou ficar optando por "combobox" infinitos. É preciso uma interface convidativa para isso. E flexibilidade de dados (a Vivo oferece aparelhos, preços e funcionalidades da operadora de acordo com cada região do Brasil. Essas regras de negócio também tem que valer nas aplicações web sem que o usuário se preocupe com elas. O site tem que realizar esse trabalho pra ele).
Para finalizar, desculpe se escrevi muito. Mas já há pelo menos uns 4 anos que flash, pra quem sabe flash, não é mais sinônimo de "sites confusos e sem conteúdo". Pensar que flash é gif animado clicável é um erro. Talvez, em grau menor, tão errado quanto achar que CSS é só um jeito diferente de montar o mesmo layout. Não. Não é a mesma coisa. Longe disso.
Abraços.
pp