Jump to content


Photo

Design De Logomarcas


  • Faça o login para participar
8 replies to this topic

#1 marconichianca

marconichianca

    Turista

  • Usuários
  • 27 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 08/03/2008, 18:35

E aí galera!!

Será que algum de vocês tem uma apostila ou tutorial com dicas e regras para se criar logomarcas? Eu me interesso muito no assunto e agradeceria se alguém pudesse me ajudar.

Outra coisa, vocês acham que os cursos de criação de marcas do site Design Total são úteis? Vale a pena?
Pra quem não conhece, vou colocar aqui os links dos cursos. Eu to interessado em fazer o curso porque pretendo fazer curso superior de design gráfico, mas enquanto não posso, vou tentando matar a minha vontade. :D

Posted Image
Design de marcas - Metodologias de projeto

Posted Image
Design de marcas - Sistemas de identidade visual

Posted Image
Design de marcas - Manuais de identidade visual

#2 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 08/03/2008, 19:23

Quanto ao Site do curso, até este momento não conhecia, mas achei interessante e vale a pena sim.

Gosto de cursos on line, principalmente através de vídeo aulas (pela falta de tempo).

Procure pelo máximo de informações e quando chegar o momento da graduação estará mais preparado.


AN

#3 marconichianca

marconichianca

    Turista

  • Usuários
  • 27 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 08/03/2008, 19:30

Qual o melhor dos 3 cursos? Eu não entendi direito qual é a diferença entre os 3...

Valeu!

#4 AN Web Designer

AN Web Designer

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1861 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 08/03/2008, 20:25

Eles foram programados de uma forma em um complementa o outro, sendo que cada um tem a sua importância.

No site há uma área com conteúdo para avaliação ?


AN

#5 Frajola

Frajola

    É bom?

  • Ex-Admins
  • 889 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 08/03/2008, 22:53

ô fera... são tantas as tuas dúvidas que fico até perdido :P eu até hj não conheço nenhum curso em licenciatura em Design Gráfico... se tiver é recente pois assim como a publididade, design tb não é uma profissão regulamentada... tem aos montes esses cursinhos fracos que abordam superficialmente os programas... mas teoria que é bom não conheci um que passasse, Criar Logomarca foi como te falei pelo msn... é muito mais do que simplismente uma estilização do nome, ou um simbolo, tem todo uma trama, um conceito, uma padronização que não é fácil de se ter... isso sem falar do Manual de Identidade Visual (MIV) que é as devidas aplicações de uso da marca, aprender a criar é moleza, quero ver é criar uma que sirva tanto pra web, como pra impresso, que fique boa pequena e ampliada e que além disso passe um conceito forte sobre a empresa e que seja lembrada pelo público-alvo.

Quer aprender... começe lendo:

"Design Para Quem Não é Designer" De Robin Williams. Callis Editora, 1995

"O Que É [e o Que Nunca Foi] Design Gráfico" De André Villas-Boas. Editora 2AB, 1997

"Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso" De Gilberto Strunck. Editora Rio Books, 200

______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
Posted Image


#6 marconichianca

marconichianca

    Turista

  • Usuários
  • 27 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 09/03/2008, 11:01

E aí Frajola, valeu por mais essa ajuda!!
Então, eu tava sabendo que tem todas essas regras pra criar um logo, daí eu queria saber se esse curso explicava mais ou menos isso. Vou procurar esses livros aí que você falou. Valeu!

AN, se essa área com conteúdo pra avaliação que você falou for o conteúdo de cada curso, tem sim

Design de Marcas 1 - Metodologias de projeto

Data do curso: Previsão - 2 ° semestre de 2008.

Investimento: À vista:R$ 290,00
Parcelado: 2X de R$145,00

Duração: 6 semanas

Público Alvo
Este curso é direcionado à profissionais e estudantes de design interessados em se aprofundar e se aperfeiçoar no desenvolvimento de marcas e sistemas de identidade visual.

Contexto
No cenário atual o projeto de marcas é considerado por muitos profissionais e acadêmicos como a expressão maior do design gráfico. No entanto, levianamente, pouco é ensinado ou publicado sobre como conduzir um projeto de marca que vá além do mero briefing+criatividade=solução.

Apesar das faculdades possuírem disciplinas genéricas de metodologia de projeto baseadas no trinômio: problematização, concepção, especificação , pouco é direcionado ao design de marcas especificamente, e suas diversas etapas e atividades de coleta, pesquisa e análise que antecedem e alimentam a concepção (criativa e analítica) da solução formal resultante deste processo.

Pré requisitos
Nosso primeiro curso da Série "Design de Marcas" trata diretamente da metodologia que deve ser empregada para a coleta, pesquisa e análise de dados que irão direcionar especificamente o projeto de identidade visual, abrangendo desde o briefing inicial até a etapa de ante-projeto, onde será definido o partido de projeto da marca, ou seja, suas cores, tipografia, estrutura, e conceito formal.

Este curso não se propõe à ensinar o aluno como desenhar uma marca tecnicamente adequada (pois este conhecimento faz parte das disciplinas dos cursos superiores em design), mas sim como encontrar diretrizes de projeto e necessidades de comunicação da marca no mercado específico de cada cliente.

Portanto o aluno deve estar familiarizado apenas com as questões técnicas de desenho de uma marca como: Redução, síntese visual, legibilidade, etc...

Conteúdo e Proposta do curso
A proposta do curso "Design de Marcas 1 - Metodologias de projeto" é apresentar ao aluno alternativas, ferramentas e recursos que o auxiliem à levantar informações suficientes para um projeto de identidade visual e como analisá-las para definir um partido de projeto adequado para cada marca.

Programa do curso

Briefing Completo

Concorrentes
- Levantamento dos concorrentes diretos e indiretos
- Linguagem da Categoria
- Posicionamento de marca dos concorrentes
- Arquitetura das marcas e submarcas

Diferenciação

Atributos
- Definição de Atributos
- DNA da marca

Posicionamento
- Missão
- Valores
- Visão

Anteprojeto
- Códigos Cromáticos
- Códigos Tipográficos
- Estrutura da marca
- Arquitetura da marca


Design de Marcas 2 - Sistemas de identidade visual

Data do curso: Previsão - 2 ° semestre de 2008.

Investimento: À vista:R$ 290,00
Parcelado: 2X de R$145,00

Duração: 6 semanas

Contexto
Em um contexto urbano onde cada vez mais imperam os excessos visuais, apenas o signo de comando (Símbolo e/ou logotipo da marca), nem sempre são o suficiente para fixar a identidade visual da empresa, sendo portanto, necessário um conjunto de códigos e grafismos que auxiliem e suportem e comunicação da Marca.

Se em alguns contextos de mercado mais apelativos a repetição exagerada do signo de comando funciona de maneira eficaz (fast foods e varejos populares) em outros, seu excesso pode denegrir e banalizar a identidade visual da marca ao ponto de se tornar cansativa para o observador que passa à ignora-la.

O objetivo da elaboração de um conjunto de códigos mais abrangente para identificação das marcas é proporcionar o seu reconhecimento sem a necessidade de exageros visuais. Isto é feito através de um conjunto de códigos que dão suporte para todas mídias e ações de comunicação da empresa, não apenas fortalecendo sua imagem, mas também facilitando o gerenciamento de sua identidade.

Pré requisitos
Conhecimentos básicos em Teoria das cores, semiótica, tipografia, e design de marcas. O aluno também deverá estar familiarizado com algum software gráfico vetorial para que possa desenvolver os trabalhos do curso. Para o desenvolvimento do curso o aluno deverá apresentar uma marca (de sua autoria ou não) que será utilizada como parâmetro para o desenvolvimento dos códigos e exercícios do curso.

Público Alvo
Profissionais e estudantes de design interessados em desenvolver um estudo acompanhado de sistemas de identidade visual para reprodução em sua prática profissional cotidiana.

Objetivo
Apresentar um olhar abrangente sobre as considerações de projeto que influenciam a escolha, design e organização dos códigos visuais complementares de um sistema de identidade visual


Programa do curso

Introdução

Nomenclatura

Marca

Compreendendo o posicionamento da marca

Definindo o Código Cromático
- Cores primárias
- Cores Secundárias

Definindo o Código Tipográfico
- Fontes Primárias
- Fontes secundárias
- Tipografia própria (nívea ex)

Código Morfológico

Código Iconográfico
- Design de ícones
- Design de Pictogramas

Comportamento das Aplicações
- Impressos, grades e templates
- Sinalização externa
- Sinalização interna


Design de marcas 3 - Manuais de identidade visual

Data de início: 20.03.2008

Investimento: À vista: R$ 320,00
Parcelado: 2X de R$160,00

Duração: 12 semanas


Contexto
No cenário, onde as empresas possuem cada vez menos acesso aos recursos de mídia de massa e cada vez mais vem investindo em canais alternativos (internet, mkt direto, PDV, etc) o design assume um papel estratégico à medida que organiza visualmente a identidade da empresa de maneira a obter uma coesão visual que fortaleça a memorização e identificação da marca.

Neste contexto o manual de identidade visual se torna uma ferramenta de extrema importância tanto para gestão das identidades visuais das marcas, quanto para a manutenção das propriedades de desenho de seu símbolo e/ou logotipo.

Público Alvo
Profissionais e estudantes interessados em desenvolver um estudo técnico aperfeiçoado de normatização de suas marcas.

Objetivo
Proporcionar ao aluno uma visão abrangente dos elementos que compõe um manual de identidade visual, seus critérios de organização e variantes.

Além de apresentar cada um dos itens que fazem parte de um manual de identidade visual, neste curso estaremos apresentando possibilidades diversas de organização, grafismos e as implicações de cada item no contexto da manutenção das propriedades visuais da marca.


Programa do curso

Introdução

Nomenclatura

Escolha da marca

A marca

Elementos da marca

Conceitos da marca

Construção
- malha construtiva
- espacejamento
- redução
- proteção

Assinaturas
- preferencial
- vertical
- horizontal
- complementada
- conjunta - co branding
- com proteção e construção
- selos
- publicitárias

Cores
- positivas
- negativas
- Fundo colorido
- Fotos (ver seagate)

Códigos
- Cromático
- Tipográfico
- Morfológico
- íconográfico

Proibitivas / proibições

Aplicações

Organização do manual
Setores ou itens / índice/ pdfs separados

Extras
- conceito da marca
- arquivos da marca
- questões de impasse
• gradientes / exceções
• malha construtiva


O post ficou meio grande, mas tudo bem ;)

#7 Frajola

Frajola

    É bom?

  • Ex-Admins
  • 889 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 09/03/2008, 11:27

Então fera... o curso não é pra iniciantes... antes de gastar uma graninha com eles, dá uma lida pelo no Design pra quem não é Designer, que o tal "conhecimento minimo" tem lá :P ai já dá pra saber se vale a pena gastar com esses cursos...

e lembrando que eles são complementos... o ideal mesmo é procurar uma escola técnica e assim que possivel uma faculdade

______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
Posted Image


#8 marconichianca

marconichianca

    Turista

  • Usuários
  • 27 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 09/03/2008, 15:33

Valeu Frajola!! Vou fazer isso!

#9 charleihaas

charleihaas

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 25/04/2008, 09:47

Para criar um logotipo não basta saber apenas combinar cores, ou usar uma fonte de letra bonitinha!

E o significago semiótico das cores vc já estudou?

E o posicionamento da empresa que vc quer criar o logo no mercado vc sabe?

Gente criar um logotipo pode até parecer simples, mas dai a ele
atingir os objetivos da empresa sao outros 500!




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq