E aí Frajola, valeu por mais essa ajuda!!
Então, eu tava sabendo que tem todas essas regras pra criar um logo, daí eu queria saber se esse curso explicava mais ou menos isso. Vou procurar esses livros aí que você falou. Valeu!
AN, se essa área com conteúdo pra avaliação que você falou for o conteúdo de cada curso, tem sim
Design de Marcas 1 - Metodologias de projetoData do curso: Previsão - 2 ° semestre de 2008.
Investimento: À vista:R$ 290,00
Parcelado: 2X de R$145,00
Duração: 6 semanas
Público Alvo
Este curso é direcionado à profissionais e estudantes de design interessados em se aprofundar e se aperfeiçoar no desenvolvimento de marcas e sistemas de identidade visual.
Contexto
No cenário atual o projeto de marcas é considerado por muitos profissionais e acadêmicos como a expressão maior do design gráfico. No entanto, levianamente, pouco é ensinado ou publicado sobre como conduzir um projeto de marca que vá além do mero briefing+criatividade=solução.
Apesar das faculdades possuírem disciplinas genéricas de metodologia de projeto baseadas no trinômio: problematização, concepção, especificação , pouco é direcionado ao design de marcas especificamente, e suas diversas etapas e atividades de coleta, pesquisa e análise que antecedem e alimentam a concepção (criativa e analítica) da solução formal resultante deste processo.
Pré requisitos
Nosso primeiro curso da Série "Design de Marcas" trata diretamente da metodologia que deve ser empregada para a coleta, pesquisa e análise de dados que irão direcionar especificamente o projeto de identidade visual, abrangendo desde o briefing inicial até a etapa de ante-projeto, onde será definido o partido de projeto da marca, ou seja, suas cores, tipografia, estrutura, e conceito formal.
Este curso não se propõe à ensinar o aluno como desenhar uma marca tecnicamente adequada (pois este conhecimento faz parte das disciplinas dos cursos superiores em design), mas sim como encontrar diretrizes de projeto e necessidades de comunicação da marca no mercado específico de cada cliente.
Portanto o aluno deve estar familiarizado apenas com as questões técnicas de desenho de uma marca como: Redução, síntese visual, legibilidade, etc...
Conteúdo e Proposta do curso
A proposta do curso "Design de Marcas 1 - Metodologias de projeto" é apresentar ao aluno alternativas, ferramentas e recursos que o auxiliem à levantar informações suficientes para um projeto de identidade visual e como analisá-las para definir um partido de projeto adequado para cada marca.
Programa do curso
Briefing Completo
Concorrentes
- Levantamento dos concorrentes diretos e indiretos
- Linguagem da Categoria
- Posicionamento de marca dos concorrentes
- Arquitetura das marcas e submarcas
Diferenciação
Atributos
- Definição de Atributos
- DNA da marca
Posicionamento
- Missão
- Valores
- Visão
Anteprojeto
- Códigos Cromáticos
- Códigos Tipográficos
- Estrutura da marca
- Arquitetura da marca
Design de Marcas 2 - Sistemas de identidade visualData do curso: Previsão - 2 ° semestre de 2008.
Investimento: À vista:R$ 290,00
Parcelado: 2X de R$145,00
Duração: 6 semanas
Contexto
Em um contexto urbano onde cada vez mais imperam os excessos visuais, apenas o signo de comando (Símbolo e/ou logotipo da marca), nem sempre são o suficiente para fixar a identidade visual da empresa, sendo portanto, necessário um conjunto de códigos e grafismos que auxiliem e suportem e comunicação da Marca.
Se em alguns contextos de mercado mais apelativos a repetição exagerada do signo de comando funciona de maneira eficaz (fast foods e varejos populares) em outros, seu excesso pode denegrir e banalizar a identidade visual da marca ao ponto de se tornar cansativa para o observador que passa à ignora-la.
O objetivo da elaboração de um conjunto de códigos mais abrangente para identificação das marcas é proporcionar o seu reconhecimento sem a necessidade de exageros visuais. Isto é feito através de um conjunto de códigos que dão suporte para todas mídias e ações de comunicação da empresa, não apenas fortalecendo sua imagem, mas também facilitando o gerenciamento de sua identidade.
Pré requisitos
Conhecimentos básicos em Teoria das cores, semiótica, tipografia, e design de marcas. O aluno também deverá estar familiarizado com algum software gráfico vetorial para que possa desenvolver os trabalhos do curso. Para o desenvolvimento do curso o aluno deverá apresentar uma marca (de sua autoria ou não) que será utilizada como parâmetro para o desenvolvimento dos códigos e exercícios do curso.
Público Alvo
Profissionais e estudantes de design interessados em desenvolver um estudo acompanhado de sistemas de identidade visual para reprodução em sua prática profissional cotidiana.
Objetivo
Apresentar um olhar abrangente sobre as considerações de projeto que influenciam a escolha, design e organização dos códigos visuais complementares de um sistema de identidade visual
Programa do curso
Introdução
Nomenclatura
Marca
Compreendendo o posicionamento da marca
Definindo o Código Cromático
- Cores primárias
- Cores Secundárias
Definindo o Código Tipográfico
- Fontes Primárias
- Fontes secundárias
- Tipografia própria (nívea ex)
Código Morfológico
Código Iconográfico
- Design de ícones
- Design de Pictogramas
Comportamento das Aplicações
- Impressos, grades e templates
- Sinalização externa
- Sinalização interna
Design de marcas 3 - Manuais de identidade visualData de início: 20.03.2008
Investimento: À vista: R$ 320,00
Parcelado: 2X de R$160,00
Duração: 12 semanas
Contexto
No cenário, onde as empresas possuem cada vez menos acesso aos recursos de mídia de massa e cada vez mais vem investindo em canais alternativos (internet, mkt direto, PDV, etc) o design assume um papel estratégico à medida que organiza visualmente a identidade da empresa de maneira a obter uma coesão visual que fortaleça a memorização e identificação da marca.
Neste contexto o manual de identidade visual se torna uma ferramenta de extrema importância tanto para gestão das identidades visuais das marcas, quanto para a manutenção das propriedades de desenho de seu símbolo e/ou logotipo.
Público Alvo
Profissionais e estudantes interessados em desenvolver um estudo técnico aperfeiçoado de normatização de suas marcas.
Objetivo
Proporcionar ao aluno uma visão abrangente dos elementos que compõe um manual de identidade visual, seus critérios de organização e variantes.
Além de apresentar cada um dos itens que fazem parte de um manual de identidade visual, neste curso estaremos apresentando possibilidades diversas de organização, grafismos e as implicações de cada item no contexto da manutenção das propriedades visuais da marca.
Programa do curso
Introdução
Nomenclatura
Escolha da marca
A marca
Elementos da marca
Conceitos da marca
Construção
- malha construtiva
- espacejamento
- redução
- proteção
Assinaturas
- preferencial
- vertical
- horizontal
- complementada
- conjunta - co branding
- com proteção e construção
- selos
- publicitárias
Cores
- positivas
- negativas
- Fundo colorido
- Fotos (ver seagate)
Códigos
- Cromático
- Tipográfico
- Morfológico
- íconográfico
Proibitivas / proibições
Aplicações
Organização do manual
Setores ou itens / índice/ pdfs separados
Extras
- conceito da marca
- arquivos da marca
- questões de impasse
• gradientes / exceções
• malha construtiva
O post ficou meio grande, mas tudo bem