Olá, pessoal.....
Minha dúvida é a seguinte:
estou montando um quiz e as questões têm duas alternativas, com input do tipo "radio".
Para cada questão tem um botão que ao ser clicado avalia se a resposta é certa ou errada e exibe um alerta informando isso ao usuário.
Isso é possível com JavaScript? Se sim, como?
Desde já agradeço.
Abraços..... 
... a parte de checar as resposta depende, vc está usando banco de dados, se não faça a verificação normal com o "IF" (caso a resposta esteja no código do js).
var resposta; var blnFlag = false; // radio = document.getElementsByTagName("input"); for(i=0; i<radio.length; i++) // percorre os radios e verifica qual radio está marcado { if (radio[i].getAttribute("type") == "radio" && radio[i].checked == true) // se for input do tipo radio e estiver marcado { resposta = radio[i].value; blnFlag = true; } } /* se o usuário não for obrigado a escolher uma das alternativas tire essa parte ---------------------------------*/ if (blnFlag == false) // todos radios desmarcados (obrigatória a escolha) <-- nesse meu exemplo é obrigatória a escolha { alert("Selecione uma resposta!") // <--- acho que o seu caso o usuário vai poder deixar em branco! } else { /*---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------*/ // verifica a variavel "resposta" }
Edição feita por: Renan L. Queiroz, 21/12/2007, 19:05.