Jump to content

Photo

Salvem O Portfólio!

• Faça o login para participar
28 replies to this topic

#1 Kadu DG

Kadu DG

I Love my Little Girl! http://www.kdsg.net

• Usuários
  • 597 posts
  • Localidade:Carapicuiba, SP

Posted 23/09/2007, 10:34

bom gente eu tenho um blog onde eu estou escrevendo uns textos próprios!
eu abordei um assunto, de que hj andam se utilizando serviços como Blogspot, por exemplo, para a criação de portfólio e coisas do tipo!

queria saber a opinião de vocês!
Se essa não for a área correta, por favor mover!

o link do texto é esse: http://blog.kdsg.net/?p=3
Posted Image

#2 Frajola

Frajola

É bom?

• Ex-Admins
  • 889 posts
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 23/09/2007, 13:05

Coloquei o texto aqui pra ficar mais facil

Salvem o Portfólio!
Publicado em 14.09.2007.
Por Kadu

“Meu Deus, o que é isso?”

Foi exatamente essa reação ao navegar pelas comunidades de design do orkut, não pelo fato de haver centenas e milhares de propagandas de alguma menina se mostrando nua em algum lugar por algum meio. Mas sim por um tópico que eu vi, até que parecia ser criado com boa vontade, porém o resultado foi no mínimo desastroso na minha opinião .

Tudo começa, quando o dono da comunidade - este que “invadiu” meu orkut, fazendo propagando da mesma - cirou um tópico com dizeres simpáticos para que todos ali colocassem seu protfólio online. Logo eu admirador de trabalhos de outros designer fui lá olhar, porém de início percebi algumas url’s com endereços de serviços de blogs ou flogs.

Até aí achei que esses serviços poderiam ter evoluído e começado a prover espaço gratuito para os seus usuários montarem seus sites. Então lá vai o Kadu visitais os links. O primeiro muito agradável, bem feito, dinâmico e com belos trabalhos.

Só que o pior estava por vir, conheci um termo que os memos chamam de blogfólio, logo pensei que eram graças aos portfólios que eram feitos com aparência de blogs, mas não! A coisa chegou a ser catastrófica quando eu comecei a ver, que serviços de blogs e flogs estavam sendo usados para mostrar trabalhos de forma desorganizada, poluída, com barras de rolagens que mais parecim infinitas. Uma visão lastimável desses que usam o título de designer e ainda criaram esse termo, “blogfólio”.

Logo eu pensei que não poderia ter coisa pior, mas ela estava por vir, quando vi um “flogfólio”. A expressão que contém no ínicio desse post voltou, com mais volume, mais medo e indignação. Imagens distorcidas, sem qualidade com uma navegação pior ainda, poluídos visualmente por propagandas do tipo: “Ache o amor da sua vida em 30 segundos”. O que além de tudo é uma inverdade, porém não iremos entrar no mérito dessa questão!

Portanto, esse é um pedido que eu faço a todos os internautas, sim todos os internautas e não só os Designers. Salvem o Portfólio!

Onde está o projeto? A identidade? O estilo? Onde está a função do designer? Blogs são blogs, flogs são flogs, não os ofenda tentando torná-los um portfólio. Nem tente acabar com o portfólio, tentando torná-lo um blogfólio ou flogfólio, pensando aqui até a pronuncia dessas palavras é estranha!

não vejo nada de mais em utilizar os blog's e flog's como meio para mostrar o portifólio, é um meio disponivel e de baixo custo ou até de graça... eu utilizo meu fotolog para isto e não me importo, mas sou sincero também não divulgo, se vou mostrar meu portifólio a alguem que seja o impresso, prefiro assim, que a pessoa tateie minhas peças do que veja na internet, as cores não são as mesmas e blá blá. mas gosto de postar minhas peças no fotolog, meus amigos olham gente desconhecida olha.

Lembrando que tudo começa por baixo, quem está começando, não tem grana não tem nada, porque não usar? Se você já tem um nome, uma grana legal, produzir um site dará mais status.

#3 Patrique

Patrique

Super Veterano

• Usuários
  • 1859 posts

Posted 23/09/2007, 13:28

Também concordo,

E acho também que o que vale mais neste caso é o talento do freela, o contratante quando procura um profissional está querendo talento e bons serviços, portanto ele não vai se importar que o portfolio do freela esteja em um blog... ou seja o contratante vai estar interessado nos serviços, e não importa se vai estar em um site ou em um blog o que vale neste caso é o talento do profissional, se o freela souber dividir bem o blog não tera problemas, o que não pode acontecer é bagunçar as coisas... se ele vai fazer um portfa em um blog ele tem que ter em mente que aquele blog so ira ser para as finalidades do seu serviço... e não começar a entulhar de coisas e posts desnecessários no coitado do blog.

[]'s
Patrique

#4 offspring

offspring

O_o

• Ex-Admins
  • 946 posts
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 24/09/2007, 13:39

O que importa é fazer o serviço bem feito, onde o cara vai mostrar o serviço é problema dele.

#5 .EC

.EC

Ativo

• Usuários
  • 362 posts
  • Localidade:Florianópolis - SC

Posted 24/09/2007, 20:54

Kadu DG,
Na realidade, onde o cara mostra o seus trabalhos, não interessa, afinal, se o cliente não encontrar os serviços dele, vai fechar a página e procurar outro.

Mas, o problema de tudo isso é que qualquer um hoje ta virando "webmaster". Um blog para divulgar os trabalhos é até legal, mas se o blog for muito bem organizado, tem que abordar temas interessantes, aí o Google indexa e o cliente cai na página pelo conteúdo e acaba saindo do site na listagem de trabalhos.
Eduardo Coelho
Desenvolvimento web

» REGRAS
» BUSCA

#6 Kadu DG

Kadu DG

• Usuários
  • 597 posts

Posted 25/09/2007, 11:05

aí que está o problema!

creio que nós designers, temos que mostrar a qualidade do serviço e o diferencial, não usar um serviço pronto para isso!
como o EC disse, qualquer está virando um WM, a coisa não é bem por aí!

temos sim que ter um portfólio bem feito e organizado!
Posted Image

#7 offspring

offspring

O_o

• Ex-Admins
  • 946 posts

Posted 25/09/2007, 11:21

E ai?

Até gosto quando "qualquer um" vira designer ou programador, o serviço de quem "presta" acaba sendo valorizado, uma vez que o "qualquer um" faz uma porcaria, o "qualquer um" nunca chegará ao nivel de um verdadeiro "designer ou programador"

#8 Crab

Crab

Da paz, mas preparado para Guerra

• Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 25/09/2007, 12:07

E ai?

Até gosto quando "qualquer um" vira designer ou programador, o serviço de quem "presta" acaba sendo valorizado, uma vez que o "qualquer um" faz uma porcaria, o "qualquer um" nunca chegará ao nivel de um verdadeiro "designer ou programador"

Concordo com essa afirmativa, se não tivesse o porém de que muitos clientes não tem consciência, a primeira vista se o cara é bom ou não e estes prostitutos acabam, por menor valor e um "KAO" forte, tirando um cliente que poderia ser seu...

... depois o cliente aprende na marra claro... mas, queima o filme... aí vai que tu é um profissional capacitado, mas ainda não tem aquela estrutura toda... o cliente meio que traumatizado ira exigir mais e mais referências... e pode ser que as tuas, mesmo vc sendo um xxxxxx profissional, não supere a desconfiança que o meliante "designer" causou neste cliente.

Acho que devemos sim prezar a evolução de nossa infra e procurar sempre fazer jus ao que a definição DESIGN represnta, equilíbrio, organização entre outras coisas...

... não precisa ser uma corporação, mas deixar a casa limpinha já valoriza...

(y)Até mais

#9 .EC

.EC

Ativo

• Usuários
  • 362 posts

Posted 25/09/2007, 12:39

offspring,
Não concordo! O que vc disse é que o seu serviço acaba sendo valorizado quando tem algo pior ao lado, e eu já penso diferente... Eu tenho que ser o melhor dos melhores, não o menos pior dos piores.
Eduardo Coelho
Desenvolvimento web

» REGRAS
» BUSCA

#10 offspring

offspring

O_o

• Ex-Admins
  • 946 posts

Posted 25/09/2007, 13:09

É meu ponto de vista, questão de preço eu sempre perco pois não abaixo os meus e incentivo aqui a não baixar, tempos depois o cliente vem pois o serviço do "sobrinho" era uma porcaria

Por mais lindo que seu trabalho seja muitas vezes o cliente não vem por causa do preço, mas ele não pensa que o preço é devido a qualidade do serviço e devido ao trabalho que se deu.

Lógico, chutei o "pau da barraca" com o comentário, pois o cliente tomou prejuizo lá e vai querer não gastar tanto da próxima, mas em termos de valorizar esse pessoal que faz essa porcaria acaba valorizando o nosso sim

Edição feita por: offspring, 25/09/2007, 13:12.

#11 Andreia Regina

Andreia Regina

Veterano

• Conselheiros
  • 1347 posts
  • Localidade:PR
  • Interesses:PHP; MySQL; Javascript; CSS; tudo ligado ao desenvolvimento web.

Posted 25/09/2007, 13:24

Concordo com o Crab.

Muitos clientes não têm consciência da importância de ter um website adequado, afinal é a empresa dele representada na internet para todos verem.
Alguns querem apenas porque o concorrente tem, ou porque é exigência de algum parceiro dele ou simplesmente para dizer que tem.

Em vez de verificar o trabalho do profissional ou "profissional" que eles estão contratando querem mesmo é saber do preço, INFELIZMENTE.

Depois realmente se arrependem, e alguns ainda têm a coragem de vir pedir um desconto porque já gastou com o outro...

Fórum WMO - Conselheira - Na equipe desde 31/01/2006.
Links importantes: Regras de conduta - Busca do fórum

#12 Kadu DG

Kadu DG

• Usuários
  • 597 posts

Posted 25/09/2007, 14:33

eu estou na linha de raciocínio do CRAB e da Andreia...e acho que o CRAB foi mto feliz quando ele disse:

aí vai que tu é um profissional capacitado, mas ainda não tem aquela estrutura toda... o cliente meio que traumatizado ira exigir mais e mais referências... e pode ser que as tuas, mesmo vc sendo um xxxxxx profissional, não supere a desconfiança que o meliante "designer" causou neste cliente.

por mais que seja um portfólio pessoal, é necessária a boa apresentação! que com um blog ou flog não se consegue! por isso eu acho que os profissinais não se podem equiparar aos "profissionais" que surgem por aí!
Posted Image

#13 PenDragon

PenDragon

Super Veterano

• Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 25/09/2007, 14:45

Esse assunto não acaba nunca... uma roda-viva infinita

Sempre existiu isso, em várias áreas (bem antes da informática), de um inexperiente, sem talendo(?), sem base (Enfim, sem saber como realmente se faz) cobrar muito barato por uma caca de serviço, conseqüentemente não satisfazendo o cliente, e o cliente do seu cliente.

A verdade é que os bons sempre sobreviveram... modéstia à parte, vou me preocupar pq?

O ruim nisso tudo é vc pegar um cliente traumatizado pela experiência anterior como Crab disse, mas aí vc o destraumatiza (existe isso? :P ) mostrando seu portfólio, somente isso, fazendo-o pensar pra frente e fazê-lo cair na real que foi ele quem errou, é outra história agora.

Se eu começar a falar, capaz de eu falar demais, e é capaz de alguém(uns) não me entender(em)...
então fico por aqui.

;)

#14 AN Web Designer

AN Web Designer

Super Veterano

• Usuários
  • 1861 posts
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 25/09/2007, 15:18

Esse assunto não acaba nunca... uma roda-viva infinita

A verdade é que os bons sempre sobreviveram... modéstia à parte, vou me preocupar pq?

Eu estava preparando uma resposta quando visualizei essa do Pen !!!

Resumindo é isso mesmo....

AN

#15 beto

beto

Doutor

• Ex-Admins
  • 840 posts

Posted 25/09/2007, 16:38

Concordo com o que o Crab e o Pen falaram...

mas tem uma coisa que me encuca...

o cara ta começando agora, não conhece muito pois não tem totalmente o domínio das ferramentas, mas ele tem o DOM.... então sendo assim, ele não tem chance de querer pegar um trampo pra pegar experiência? ou vcs ja começaram dominando tudo?

penso asim porque eu sou team leader de uma área de help desk.. e eu sempre dou chances as pessoas que estão aprendendo....

foi mals se fugi muito do assunto...

:rolleyes:

Edição feita por: betocps, 25/09/2007, 16:39.

twitter: @robertorcezar

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq