Jump to content

Photo

Pesquisa Por Categoria

• Faça o login para participar
2 replies to this topic

#1 mafia_leo

mafia_leo

Novato no fórum

• Usuários
  • 19 posts

Posted 07/03/2007, 00:24

Olá, estou com um sistema para desenvolver mais infelizmente não estou conseguindo fazer o modelo de pesquisa por categoria funcionar. Estou colocando um link com a imagem do modelo para entender qual e a minha duvida caso alguem saiba me ajudar para min iniciar este sistema, caso ja tenha visto algo parecido ou um comentário por favor me passa.

link http://www.indexinte...publicidade.jpg

A ideia de acordo com a imagem, e preparar uma CATEGORIA MASTER - com suas sub categoria diversas, e ter um contador de quantos cadastro foi feira para cada determinada subcategoria apresentada na imagem.

Creio que está facil de entender, mais minha duvida que nao estou conseguindo e fazer justamente isto, no sistema falar que:

ex:

CATEGORIA MASTER (EDUCAÇÃO)

para dentro da EDUCAÇÂO as subcategoria seria COLEGIOS, FACULDADE, ETC..

E tendo um contador determinando quantos cadastro fiz dentro desta subcategoria para cada uma delas.

Espero por alguma ajuda, ficarei grato.

#2 silici0

silici0

?

• Usuários
  • 902 posts
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 07/03/2007, 10:09

Bom vamos imaginar as TABELAS:

Tabela_CATEGORIA:campos:

ID
NOME_CATEGORIA

Tabela_SUB_CATEGORIA:campos:

ID
Nome_sub_categoria
ID_categoria

Tabela_CADASTRO_SUB_CATEGORIA:campos:

ID
Nome_cadastro
Seila_mais_oq
ID_sub_categoria

Como contar ? Imagina que temos agora os seguintes valores nas tabelas

Tabela_CATEGORIA:valores:

01 Bancos
02 Governo

Tabela_SUB_CATEGORIA:valores:

01 Cooperativas 01
02 Diversos 01
-- acima eles sao valores da categoria BANCOS
03 Estadual 02
04 Federal 02
05 Municipal 02
-- acima eles sao valores da categoria GOVERNO

Tabela_CADASTRO_SUB_CATEGORIA:campos:

01 cadastro1 01
02 cadastro2 01
03 cadastro3 01
04 cadastro4 01
-- acima são cadastros da sub categoria Cooperativas

Para fazer a contagem basta ter uma pesquisa no MySQL: Vou lhe dar um exemplo: Vamos querer saber quantos CADASTROS existem para a subcategoria COOPERATIVA:

SELECIONE todos da tabela Tabela_CADASTRO_SUB_CATEGORIA onde o ID_sub_categoria é igual da COOPERATIVA

SELECT * Tabela_CADASTRO_SUB_CATEGORIA WHERE ID_sub_categoria = '01'

Agora basta contar quantos retornos tiveram e exibir na tela.

Espeto ter ajudado.

Abraços
Procurando freelancer
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#3 mafia_leo

mafia_leo

Novato no fórum

• Usuários
  • 19 posts

Posted 14/03/2007, 17:28

Valew ajudou bastante, so que agora na hora que vai imprimir as variavel, ta mostrando subcategoria so pra primeira tabela e imprimindo CATEGORIA normal.

ex:
fiz cadastro no banco de dados.
Advocacia (CATEGORIA MASTER)
Agência (CATEGORIA MASTER)

e joguei subcategoria para ele de acordo os seus nomes. Vou postar o codigo para entender e o site que estou fazendo o teste, se alguem puder ajudar eu agradeço.

http://www.webfesta....assificados.php

<?include "config.inc.php";$sql = mysql_query("SELECT * FROM classificados"); $sql_clientes = "SELECT * FROM sub_classificados ORDER BY uid ASC";$exe_clientes = mysql_db_query($database, $sql_clientes);?><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"> <?// Agora vamos montar o código. Pegue o valor total de resultados: $total = mysql_num_rows($sql); // Defina o número de colunas que você deseja exibir: $colunas = "2"; // Agora vamos ao "truque": if ($total>0) { for ($i = 0; $i < $total; $i++) { if (($i%$colunas)==0) { ?> <tr> <? }?><?$dados= mysql_fetch_array($sql);?>    <td width="280" align="left" valign="top">      <b><? echo $dados['categoria'] ?></b><BR>     <?     $numero = mysql_num_rows($exe_clientes);     while ($x<$numero) {      while($row_clientes = mysql_fetch_array($exe_clientes)) {     if (($x % 2)==0);     ?>	  <? if($dados[categoria] == $row_clientes[idcategoriamaster]){	  echo $row_clientes['subcategoria'] ?>	  <? } ?>	  <?      $x++;       }      }      ?>       </td>  <? }} ?>  </TR></table>

Edição feita por: mafia_leo, 14/03/2007, 17:39.

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq