Chamo-me Marcos Aurélio, curso Ciência da Computação, e sou o programador do site da Universidade Candido Mendes, que até o momento usava programação comum (asp, php, javascript...) que é o que domino...
Até aí, estava tudo indo, mas surgiu um grande imprevisto e me deixou sem base alguma. O coordenador da minha sala chegou pra mim e simplesmente disse: "Estamos com um projeto para o novo portal da UCAM, queremos ele TODO em Python > Zope > Plone, está aqui a apostila, se vira!". Simplesmente "boiei".
Na hora fiquei até tonto: "Afinal, que diabos são essas coisas? Py... o quê?". Dei uma pesquisada e descobri alguma coisa, mas ainda estou com muitas dúvidas, afinal ZOPE e PHP nem parentes são!
Pensando nisso, resolvi recorrer ao velho WebFórum, para esclarecer minhas dúvidas, vamos lá!
1ª - Afinal eu Programo no Zope, ou no Python?
2ª - Eu, acostumado com linguagem estilo PHP, onde você "cria um arquivo > programa o script > salva > joga no servidor > PIMBA FUNCIONA!", como faço para programar e ver o resultado no caso do ZOPE?
3ª - Se for assim, como crio o arquivo e começo a programar? Onde ele tem que ficar aqui na máquina?
4ª - Pode postar alguns exemplos de códigos para um script em ZOPE? Ou quem sabe, um script básico pronto?
5ª - Existem códigos prontos na internet? São editáveis?
6ª - Onde acho tutoriais, artigos, etc em português?
Espero que possam me ajudar, pois estou muito perdido!
Agradeço desde já!