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Tutotial Sharedobject


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2 replies to this topic

#1 Guilherme De Lucca

Guilherme De Lucca

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Posted 09/02/2007, 09:37

Neste tutorial falarei a respeito de uma das melhores características do Flash MX, o local sharedObjects. Similar aos cookies do HTML, porém mais interessante. Ele habilita com segurança, à máquina cliente, o armazenamento de dados, possibilitando a re-leitura destes dados quando uma próxima visita ao seu site for efetuada.

Por exemplo, se o cliente digitar o seu nome a primeira vez que visita o seu site, você poderá fazer uma rotina que, na próxima visita deste cliente, apareça a mensagem "Bem vindo novamente (nome do cliente)".

Este processo não é somente simples como também não precisa de tecnologias de servidor.

A idéia é como armazenar dados em um objeto genérico e então salvar este objeto em um arquivo especial da máquina cliente. Números são armazenados como números, arrays como arrays e aí por diante. É mais conveniente que todas as outras técnicas de envio e recebimento de linhas de código como loadVariables().

O dado de seu local sharedObjects é armazenado em um arquivo de texto locado em uma subpasta dentro da pasta "Flash Player". Esta pasta recebe o nome do domínio de seu site, onde você tem o controle sobre o arquivo que foi salvo.

Um exemplo interessante para construirmos será uma maneira de não apresentar mais a introdução de um site, isto é, o cliente visita o seu site pela primeira vez e vê a apresentação, se o fizer novamente, não a verá.

Isto é interessante, ainda mais, quando temos aquelas apresentações enormes que necessitam de saco e tempo para assisti-las.

Mãos à obra:

No seu site já construído, insira um quadro chave em branco antes de tudo.

Teremos o frame 1 vazio e no frame 2, o início da introdução. Por fim o frame n (logo após os frames usados para a introdução - início do site)

Nomeie o frame n (início de seu site) de "pula_intro" - sem aspas.

Volte para o primeiro frame e insira o código actionscript:

1 meu_so = SharedObject.getLocal("meu_cookie");

2 if (meu_so.data.introVista){

3 gotoAndPlay("pula_intro");

4 }

5 meu_so.data.introVista=true;

6 meu_so.flush();


Comentando o código:

Linha 1: Instanciamos o objeto genérico e colocamos na variável criada meu_so. É próximo a dizer meu_so = New Object(), exceto que o objeto que nós criamos inclui a propriedade chamada data, e este valor esta na forma do objeto genérico. Enfim, determina se há o arquivo local SharedObject na máquina cliente - neste caso o arquivo chamado - meu_cookie.sol. Se não existir, o Flash cria.

Linha 2: Se for a primeira vez que o cliente visita o site, a condição para a diretiva if é falsa. Então faz com que o script pule para a linha 5, tornando a diretiva if, true. Se o mesmo cliente visita-lo novamente a diretiva if é true, fazendo o filme pular a intro (linha 3) e ir direto para o site.

Linha 6: O método flush() força os novos valores na variável meu_so a serem escritas na máquina cliente.

#2 Pedropauloalmeida

Pedropauloalmeida

    Fale ao motorista somente o indispensável

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Posted 09/02/2007, 09:40

Muito bom!

Se bem que, no caso de jogos, esse cookie pode ser um tanto "perigoso" pois basta esquecer e limpar que aí babau, não é? Legal seria um xml... mas aí é abrir porta pra muita tranqueira...

Edição feita por: Pedropauloalmeida, 09/02/2007, 09:42.


#3 Guilherme De Lucca

Guilherme De Lucca

    Turista

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Posted 09/02/2007, 09:41

Vlw PEdro tamos aqui para tentar ajudar

Edição feita por: Guilherme De Lucca, 09/02/2007, 09:42.





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