Jump to content

Photo

Pantone Matching System Coated

• Faça o login para participar
11 replies to this topic

#1 pmap

pmap

Novato no fórum

• Usuários
  • 13 posts

Posted 02/02/2007, 17:24

Pessoal,
estou com um grande problema! Um de nossos clientes usa uma cor da paleta Pantone Matching System Coated. A cor é Pantone sei-lá-o-quê CVC. Só que, no Illustrator, eu não consigo achar esta cor e, muito menos, a Paleta com as cores CVC.

Sei que é chato a pessoa ficar falando "URGENTE", mas realmente é. Tô atrasado com um peça só por causa dessa cor.

Vocês poderiam me orientar?

Agradeço desde já.

Grande abraço.

#2 aLx

aLx

All4PG Adm

• Conselheiros
  • 890 posts
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 05/02/2007, 08:45

hmmm... dá pra perceber que vc não entende muito de pantone, né?

por exemplo, a informação mais importante sobre a cor q vc deve usar, foi deixada de lado... o número da cor é o q a indentifica... o seu sei-lá-o-que nem me deixa ter uma idéia de q cor seria.

mas

a paleta pantone simplesmente existe para poder separar um cor (SPOT) na sua arte. se quisesse colocar qualquer cor no lugar ela seria separada normalmente.

bem, vamos resolver logo seu problema...

O "CVC" depois do nome da cor não importa nada! estas letras são abreviações... C de Coated (para papel revestido - tipo couchet), U de Uncoated (para papel não revestivo - tipo jornal), V de Vanish (tinta transparente).. enfim, nada disse se usa.

são referências dispensáveis, então vamos entender que a cor seria... o PANTONE 485 CVC, bem, isso diz que seria o Pantone 485 para papel revestido e tinta de cor transparente. na verdade o pessoal da gráfica que tem que saber que a tinta a ser usada é a transparente para papel revestido... até pq a tinta para papel revestido é diferente da tinta para sulfite.

=)

nem daria para usar uma tinta de papel sulfite (U) em papel papel revestido, tipo couchet ©.

se vc usar o pantone 485 C ou 485 U não muda nada no seu documento. assim, proceda como na imagem em anexo para abrir sua paleta de cores pantone e escolha a tinta com o número indicado pelo seu cliente.

abraços e bons trabalhos.

Attached Files

Edição feita por: aLx, 05/02/2007, 08:47.

#3 core

core

[ 10.3.7 ]

• Usuários
  • 650 posts
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 07/02/2007, 17:33

exato alx . . . como sempre . . .

. . . pmap, cuidado p/ não adicionar seu novo spot no mesmo ângulo de retícula de outro canal . . . caso envio de arquivo fechado, recomenda-se uma diferença de 30graus.

abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#4 Braccini

Braccini

BANIDO NO TAPETÃO

• Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts
  • Localidade:Beozonti

Posted 08/02/2007, 06:10

exato alx . . . como sempre . . .

. . . pmap, cuidado p/ não adicionar seu novo spot no mesmo ângulo de retícula de outro canal . . . caso envio de arquivo fechado, recomenda-se uma diferença de 30graus.

abrasss

Essa angulação não é definida pela imagesetter ou o operador dela?
Ou tenho que tomar cuidado somente em arquivos fechados?
E no caso de arquivo fechado, como é esse procedimento?

#5 aLx

aLx

All4PG Adm

• Conselheiros
  • 890 posts
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 08/02/2007, 08:24

a angulação não é automática, como as pessoas costumam pensar. quem define a angulação é o operador de DtP. e, apesar dos softwares virem com as angulações pré-definidas para imagens e trabalhos CMYK, recomenda-se que sempre seja considerado a análise de inclinação de retículas.

sei que algumas gráficas costumam trocar a inclinação do amarelo com o ciano para trabalhos de imagens de rosto e pele. isso se deve a maior interação entre as angulações de Magenta e Yellow.

...

estas questões de angulação são pertinentes ao fechamento de arquivo. para arquivo aberto nem precisa se preocupar com isso...

lembre-se que simplesmente digitar a inclinação do canal no momento de se fechar o arquivo não quer dizer nada. uma vez que a maioria dos rips ignora os ângulos usados justamente prevendo falta de conhecimento técnico por parte dos arte-finalistas que estão no mercado.

MAS

você pode anotar as angulações e informar ao bureua que deseja os ângulos TAIS para determinadas cores.

esta inclinação de cores é indicada na área que trabalha a separação das cores nos softwares de paginação/lay-out.

=)

e a visita, c•re? qdo vem???

#6 Braccini

Braccini

BANIDO NO TAPETÃO

• Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts

Posted 08/02/2007, 10:13

Você é o cara, alx!!!!

Mas ficou a minha última pergunta. Esse lance de "fechar o arquivo".

Seria pegar tudo e transformar em um JPG?
Ou é aquele lance de mandar imprimir em postscript e salvar o arquivo?
O que é mais indicado? Aberto ou Fechado?
Vc tem algum link para me indicar a respeito desse procedimento?

Me desculpe pela metralhadora cuspindo tantas perguntas numa rajada só.

#7 core

core

[ 10.3.7 ]

• Usuários
  • 650 posts
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 08/02/2007, 10:42

desculpem a propaganda . . .

. . . mas há um lugar onde vc encontra tudo isso q precisa saber . . .

http://all4pg.com/forum

abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#8 Braccini

Braccini

BANIDO NO TAPETÃO

• Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts

Posted 08/02/2007, 11:45

Valeu Core!

Vou navegar por lá!

#9 aLx

aLx

All4PG Adm

• Conselheiros
  • 890 posts

Posted 08/02/2007, 14:08

desculpem a propaganda . . .

. . . mas há um lugar onde vc encontra tudo isso q precisa saber . . .

http://all4pg.com/forum

abrasss

kkkkkk

value o incentivo, c•re!!!
falta vc aparecer por lá agora, né bro???

e a visita???
qdo vem???

Você é o cara, alx!!!!

Mas ficou a minha última pergunta. Esse lance de "fechar o arquivo".

Seria pegar tudo e transformar em um JPG?
Ou é aquele lance de mandar imprimir em postscript e salvar o arquivo?
O que é mais indicado? Aberto ou Fechado?
Vc tem algum link para me indicar a respeito desse procedimento?

Me desculpe pela metralhadora cuspindo tantas perguntas numa rajada só.

Sim, fechar arquivo é imprimí-lo em formato PS para, posteriormente, ser convertido em PDF. É uma rotina bastante técnica e neste caso sugiro que use arquivo aberto.

Estou pensando em escrever um mini-tutorial sobre fechamento para o ALL4PG... vamos ver!!!

=)

#10 Braccini

Braccini

BANIDO NO TAPETÃO

• Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts

Posted 08/02/2007, 16:07

Sim, fechar arquivo é imprimí-lo em formato PS para, posteriormente, ser convertido em PDF. É uma rotina bastante técnica e neste caso sugiro que use arquivo aberto.

Estou pensando em escrever um mini-tutorial sobre fechamento para o ALL4PG... vamos ver!!!

=)

Só porque você está "sugirindo que eu mande o arquivo em aberto", me deu uma curiosidade enorme em saber sobre o fechamento de arquivo.
Vou esperar ansiosamente esse tutorial.
(y)

Mas sem explorar e já explorando alx.
Daria para me explicar os prós e contras desta técnica?

#11 aLx

aLx

All4PG Adm

• Conselheiros
  • 890 posts

Posted 09/02/2007, 17:23

aquivo fechando só tem um contra:
se vc não souber fechâ-lo, ferra com o trabalho de forma q só vai perceber o erro na gráfica!

*

para fechar um arquivo vc precisa conhecer os detalhes da impressão... quantidade de corese, inclinação das retículas, lineatura, ganhos de carga, etc, etc.

desta forma, para fechar um arquivo precisa saber muita coisa.. estar muito inteirado do trabalho.

pouquíssimos fecham arquivo corretamente.

qq hora vamos fazer um contest sobre MELHOR ARQUIVO FECHADO... HAHAHAHA
bom, é isso.

abraços.

aLx.

#12 Braccini

Braccini

BANIDO NO TAPETÃO

• Banidos
  • PipPipPip
  • 241 posts

Posted 09/02/2007, 18:36

qq hora vamos fazer um contest sobre MELHOR ARQUIVO FECHADO... HAHAHAHA
bom, é isso.

Mas antes do contest, quero o tutorial para pelo menos poder disputar sem passar vergonha.
heheh

No geral, agradeço muito pelas suas explicações alx.

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq