
Projeto - Apostila Coreldraw
#1
Posted 25/04/2003, 12:04
Coloquei isso num outro tópico, mas eu tive uma idéia de longa data que eu quero por em prática.
Há um bom tempo atrás, tive que comprar um livro de CorelDRAW, pelo simples motivo que não se acha um tutorial decente na nossa lingua na Internet.
Então eu to com um projeto OPEN SOURCE pro caso do corelDRAW (quase como o Linux):
É assim:
Eu disponibilizo pra vocês baixarem a apostila de CorelDRAW do curso que eu montei (pro CorelDRAW). Essa apostila me deu MUITO trampo montar. tem 80 páginas, (aliás um pouco mais) Só que, na época que eu montei direcionei pra versão do curso onde dou aula (Versão 9,0 ) Mas é plenamente compatível com as versões posteriores (10 e 11)
No projeto, você baixa a apostila (que está em formato DOC) e a EDITA (muda, acrescenta aquilo que está faltando ou eventualmente oq está errado). Esse processo não é obrigatório. Mas se puder faça. A apostila será da comunidade.
Todo esse processo é gratuito e a nossa comunidade vai ganhando cada vez uma apostila, um ponto de referência cada vez mais completo que nada vai deixar a desejar às apostilas/ livros no mercado.
Deixem os meus créditos no final e acrescentem os seus. A apostila virá com um número (versão 1.0) e a partir do instante de revisão vc coloca outro número (1.1 ou se vc fizer grandes alterações 2.0, etc.. assim por diante).
É quase como se fosse o Linux sabe? Só que numa apostila.
Observações:
1-Eu preciso acertar como isso vai ser feito e ver aqui mais sugestões a respeito disso.
2- Haverá muitas cópias é verdade e esse é o objetivo. Não duvido que alguém disponibilize comercialmente, não encaro isso como um problema.
3- A apostila está em formato DOC do word. Não acrescentem MACROS ou VÏRUS, por favor e nem convertam pra outro formato, como PDF (dificulta a edição)
4- Esse é o primeiro projeto que eu lanço: Apostila CorelDRAW. Se esse projeto tiver realmente empenho, desenvolvimento do pessoal e as apostilas forem evoluindo, maravilha: Eu começo o projeto Photoshop, projeto dreamweaver. Caso contrário, se eu perceber que a galera só pega e não melhora a qualidade, esse será o meu primeiro e último projeto.
Então precisamos decidir aqui alguns detalhes antes de eu colocar o link pra apostila.
5- Temos que combinar (ou achar soluções) para evitar que existam 2 versões com mesmo numero só que com conteúdos diferentes. Isso eu tb preciso combinar com vcs.
6- Quando tivermos acertado todos os detalhes com vocês, eu coloco o link aqui pro pessoal baixar.
Sugestões, opiniões, por favor, postem aqui. Já pagamos um absurdo pelos programas, não vamos pagar pelos livros!!!
E como não poderia deixar de ser, o link da apostila:
Antes de baixar um aviso: A apostila está hospedada no Terra, então não adianta mandar pro getright ou flashget. Feche o seu gerenciador de downloads e faça como indicado abaixo: Salvar destino como. A apostila tem pouco mais de 2 megas (zipada)
clique aqui com o botão direito e escolha salvar destino como
Budismo,Anime, Matemática e CorelDRAW
Cursinho Virtual
Meu Fórum de Vestibular
#2
Posted 25/04/2003, 12:24
eu topo...
http://www.carlosbrito.com
#3
Posted 25/04/2003, 14:30
Gostei mesmo da sua ideia, por enquanto, q eh soh um projeto vo dar uma sugestao:
vc disse:
Como eh vc q ta tendo essa ideia e coisa e tal, vc fica "redentora" dos direitos da apostila, ou seja, pra naum haver versões repetidas, sempre q alguem fizer modificãções na apostila, esse alguem manda pra vc (com os creditos separados), ae vc analiza as mudanças na apostila, e se realmente alterou alguma coisa (e naum trocou 6 por meia duzia), VC disponibiliza a apostila, ja com as devidas informações alteradas, a versão atual, e os creditos do cara q alterou!- Temos que combinar (ou achar soluções) para evitar que existam 2 versões com mesmo numero só que com conteúdos diferentes. Isso eu tb preciso combinar com vcs.
bom isso eh a minha opinião, e acho q eh +/- assim q funciona com o linux! blz!
abraços,
"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta." Henry Ford
#4
alx
Posted 25/04/2003, 17:25
por exemplo, assim q disponibilizar vc precisa limitar o número de pessoas q estarão editando o material, senão, por exemplo, eu posso fazer uma alteração, o zoiudo fazer outra e as alterações não se completarão.
acho q seria legal se vc colocasse o material aí só um editasse, depois outro usuário editava e assim por diante, mas sempre um de cada vez.
dessa forma, qdo o zoiudo ler o seu material q tiver sido editado por mim ele vai ter a apostila atual, o q não aconteceria se ele visse a sua original e eu tb.
assim a gente pode montar uma linha de evolução.
o q acham?
#5
Posted 25/04/2003, 17:35
Falow
#6
Posted 26/04/2003, 02:39
1- A apostila tem vários capítulos. Não é imprescindível que todos editem todas as partes. Mas podemos então esperar que um membro revise e acrescente outros elementos. Mas tudo bem.
2- Disponibilizo a versão 1.0. Daí alguém faz as modificações e a renomeia pra 1.1 ou 1.2 dependendo da modificação e acrescenta seus créditos ao final (que pode incluir seu site, contatos etc.) seria assim que procederemos?
3- Caso o passo 2 citado acima seja o que nós vamos seguir, uma vez disponibilizada a apostila, quem começaria? Como limitar (segundo sugerido por ALX) o número de pessoas que fariam essa edição? Apenas por uma mensagem " olha, estou fazendo". Não seria ruim um comprometimento e não haveria uma certa "cobrança" pelo andamento do trabalho?
Comentários: ^^PenDragon^^ não é tão trabalhoso pq a estrutura está pronta. Apenas seria um processo de refinamento e não de construção.
Temos que concordar que as nossas idéias precisam ser melhoradas para evitar a confusão. Chegando num consenso e acertados os devidos passos, disponibilizo a versão 1.0 da apostila com 80 páginas em formato DOC (do word, facilmente editável)
Budismo,Anime, Matemática e CorelDRAW
Cursinho Virtual
Meu Fórum de Vestibular
#7
Posted 26/04/2003, 04:38
Antes de baixar um aviso: A apostila está hospedada no Terra, então não adianta mandar pro getright ou flashget. Feche o seu gerenciador de downloads e faça como indicado abaixo: Salvar destino como. A apostila tem pouco mais de 2 megas (zipada)
clique aqui com o botão direito e escolha salvar destino como
Vamos nos organizar para melhorar o conteúdo. Conto com a opinião e o upgrade de vocês para tornar essa apostila mais abrangente do que já é. Se esse projeto for bem sucedido, eu encabeçarei outros projetos de apostilas free (Dreamweaver, Photoshop, Flash). Caso o projeto não corresponda às expectativas, outros projetos não serão iniciados (pelo menos não por mim). Vamos lá!!! Tornar o ideal Open Source será se depender de nós uma realidade nas apostilas em português também!!!
Budismo,Anime, Matemática e CorelDRAW
Cursinho Virtual
Meu Fórum de Vestibular
#8
Posted 26/04/2003, 11:08
· Membro WMONLINE
| Regras do Fórum · Warn System
· Não faça perguntas por MP ou E-Mail. Elas só ajudam a você
-- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --
"Sem saber que era possivél, ele foi lá e fez"
#9
Posted 27/04/2003, 03:15
#10
Posted 27/04/2003, 17:03
Bem... o problema é que como vc concluiu: Fica muito carregado, pra depois haver um reagrupamento das idéias (eu tenho uma porrada de projetos pra tocar e todos ao mesmo tempo) Eu não teria tempo pra isso atualmente.eu achei bem legal a ideia, mas eu acho que a ediçao deveria ser um pouco diferente, por ex, alguem leu, e acha que falta algo, essa pessoa manda um formulario que estaria no mesmo site q a apostila, indicando onde começa a ediçao, o formulario seria enviado ao e-mail do administrador (no caso vc) que iria ler, editar se necessario e encaixar no arquivo.doc e colocar para download, assim nao ficaria apenas um grupo editando, mas sim TODOS e nao iria perder a organizaçao, e caso fique sobrecarregado para voce, vc poderia chamar um grupo para te ajudar, dividindo o trabalho como cada semana um é responsavel pela manutençao da apostila, ou cada dia, dependendo do volume de contribuiçoes.
Todos Editando aconteceria o seguinte problema: Alguém poderia editar duas vezes a mesma parte. Seria ineficiente quando as duas poderiam trabalhar em áreas distintas do mesmo projeto, não acha?
Budismo,Anime, Matemática e CorelDRAW
Cursinho Virtual
Meu Fórum de Vestibular
#11
Posted 28/04/2003, 17:55
#12
alx
Posted 28/04/2003, 18:11
#13
Posted 28/04/2003, 19:27
tah bm legaleu vou baixar o material pra dar uma olhada...
precisa de algumas correcoe como o autor flw...
apredi algumas coiasas novas jah...
mais o corel tem bm mais ferramentas!
esta bm legal
bm ilustrado..
precisa colocar mais ferramentaS!
e tb falta uma parte de tutoriais!
#14
Guest
Posted 28/04/2003, 19:42
http://www.forumnow....1349088&nrpag=1 (abram o fórum e vejam aí, fiz um celular simples pra um amigo da internet e pretendo tornar tutorial)
ou alguns truques para fazer botões de web, dar efeitos realistas, coisas do tipo.
se eu fosse alguém que estivesse aprendendo um software procuraria aprender a mexer nele, mais o que mais me interessaria seria isso. apoio a iniciativa de vcs mais pretendo seguir minha opinião.
Boa Sorte a vcs e que consigam realizar o projeto, eu serei um que tentarei ajudar para que ele siga em frente.
[]'s
Old_Pardal
#15
Posted 28/04/2003, 20:38
ps.: to de volta pessoal
█ּּCorelDraw
█ּּJava (SE & EE) with Hibernate and JBoss
█ּּPlataforma .NET with MS-SQL Server
█ּּPHP with MySQL
1 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)