É verdade, toda a interface dele é bem simples e fácil. Porém, acho que um suporte maior a programas em tar.gz seria bem-vindo

Não só programas em tar.gz, mas de uma forma geral, é meio complicado a parte de instalações, mas talvez com o tempo eu me acostume.
Pelos desktops que andei olhando pela web, me pareceu que o KDE é mais elegante, vou experimenta-lo em breve, Mas gostei bastante do meu desktop, mesmo usando o Gnome. Quem viu as screenshots que postei na matéria pode perceber que gosto do "estilo Windows", acho que me adaptarei melhor ao KDE.
Você já esperimentou o Kurimin? Dizem ser mais simples e mais fácil para quem está acostumado com o Windows, será? Pensei que o Ubuntu fosse mais simples, com poucos recursos, mas se você que já é experiente usa, deve ser porque tem muitos recursos avançados também, isso é bom... pelo menos, quando me acostumar ao Ubuntu, não vou ter que me preocupar em me acostumar com outras distribuições mais avanaçadas.
Quanto a rodar o Ubuntu sozinho acho meio dificl, pois por mais que eu me acostume, infelismente tem coisas que só dá para fazer no Windows...
Ps.: Postei no Offtopic para ficar algo mais descontraido, para galera postar suas opiniões e experiencias mesmo, mas tudo bem
[]s
Marcelo