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Separação De Cores No Indesign


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4 replies to this topic

#1 duca-pereira

duca-pereira

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Posted 22/02/2006, 02:56

Olá amgos!

Sou novo aqui e estou com problemas.

Faço serviços de free lancer em uma pequena gráfica da minha cidade (que tb é pequena...rsrs).

Na gráfica quando tem quando o trabalho tem foto (cromia ou não) nós mandamos para um birô para fazer fotolito, mas para reduzir custos, quando é só vetor imprimimos em poliestes na própria gráfica, usando uma HP Laser Jet 5000.

Até o final do ano passado tava td blz....eu usava o Corel mandava imprimir com separação de cores normalmente a 150lpi e no setup da prt botava 1200dpi e funfava blz...

Só que esse ano eu resolvi tentar o InDesign (pq se fosse pra eu não evoluir eu teria nascido pedra, e não humano...rsrsrs), só que fui fazer uns testes de impressão para ver se dava certo antes que o volume de serviços aperte e deu o seguinte:

1 - Criei um arquivo que só tinha vetores e algumas imagens que poderiam ser impressas em baixa resolução (tipo marca d'água e background).

2 - Tudo que foi feito (inclusive as imagens) estava apenas nos canais Cyan e Black e as imagens estavam em PSD que eu importei pro InDesign.

3 - Nas opções de impressão marquei como separação de cores cmyk, desabilitei a impressão dos canais M e Y, coloquei 110 lpi (justamente por ser teste eu queria os pontos bem aparentes) e mandei imprimir.

4 - Realmente foram impressas duas folhas, uma com o ciano e outra com o preto, mas eles saíram meio chapados....tipo impressão sem retícula....e assim não funfa né....e outra, não consegui fazer sobreposição de preto....


Se alguém puder me dar uma luz aki vou ficar realmente muito grato.


Aproveitando, vou postar outra dúvida junto....

No meio e no final do ano nós temos muito serviço de convites de formatura de faculdade. O que acontece é que muita gente que as fotos dos formandos em pb, mas com efeito de envelhecido com uma leve camada de dourado...

Nós fazemos assim:

Fazemos um duotona da imagem e regulamos os nível até ter o resultado desejado...o problema é que há uma certa "convenção" na gráfica em fazer o duotone com preto e ciano pq é meio que um padrão da gráfica quando tem duas cores o que não é preto coloca no canal ciano.

Como ajustamos os níveis "no olho", é muito difícil (pelo menos pra mim) ver e ajustar em preto e ciano o que vai ser impresso em preto e dourado.

Minha pergunta é: Só pra efeito de visualização na tela, eu posso no lugar do ciano botar uma cor PANTONE (bem próxima à minha tonalidade de dourado)? Sei que na separação de cores vai sair uma chapa de preto e outra da pantone, mas a principal dúvida é se a diferença da angulação da retícula vai comprometer o resultado final no off-set? O dono da gráfica acha que vai e eu acho que não, mas na verdade nunca testamos.

Bem, desculpem pelo tamanho do post e desde já agradeço aos que poderem ajudar.

Abraços a todos,
Duca Pereira

#2 aLx

aLx

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Posted 22/02/2006, 08:27

Vamos lá...

#1
Antes de mais nada, a forma de impressão do coreldraw e do indesign são diferentes. o corel se baseia nas informações que o windows disponibiliza, já o indesign precisa que se aponte o ppd da impressora.

Assim, a sua impressão do indesign pode estar saindo em PCL e não em PostScript. Procure ajustar este detalhe. Se for o caso, baixe o PPD da sua impressora e utilize na impressão. Outra coisa, precisa ver a linguagem da impressora. Sei que a LJ 5000 é antiga, acho que cheguei a usar.. e por isso verifique a linguagem do PostScript dela.

InDesign não aceita trabalhos em PS nível 1.

*

Outra solução seria gerar um postscript e convertê-lo em PDF com o Acrobat Distiller. Depois a impressão a partir do Acrobat Reader é mais simples. Mas são dois caminhos... você escolhe qual prefere!


#2
A questão de separar as tintas é feita desta forma por ser a mais fácil. Pelo que entendi você tem a informação de cor em PB e converte a imagem para CMYK colando estas informações no canal do preto e do ciano, certo?

A primeira coisa a se fazer é estabelecer a metodologia de trabalho... vai continuar como está sendo feito, que, apesar se lhe faltar confiança e apresentação vem funcionando OU vai inovar e evoluir, afinal, não nasceu pedra, certo??? =)

Bom, a forma correta (no meu ponto de vista) é trabalhar com o Pantone correto que vai ser impresso.

Assim, partimos da idéia de que tem a imagem em PB. Tem duas formas de se trabalhar.

A. Se a imagem estiver mesmo em PB, basta ir em IMAGE>MODE>DUOTONE e selecionar as cores que serão impressas. Por default, uma já vai estar em Preto, basta escolher o Pantone dourado que vai usar... algo como PMS 872.

Veja que nesta tela vai ter um ícone de curvas ao lado da tinta. Você pode fazer as compensações aí mesmo. O que já ajuda.

Esta imagem duotone poderá ser salva em formato PSD ou EPS DCS 2. Eu recomendo o PSD pela facilidade de trabalhar.



B. Mantendo um pouco mais próximo da forma como você trabalha, converta a imagem de PB para CMYK. Recorte a imagem toda e cole no canal do Preto. Até aí tudo bem.

Duplique o canal do preto. Isso vai criar um novo canal de cores spot. Basta clicar duas vezes sobre o nome do novo canal (algo como BLACK COPY) e escolher a cor pantone a ser impressa.

Faça os ajustes de carga pela CURVES. Este arquivo também deverá ser PSD ou EPS DCS 2.

*

As duas formas usam canais pantones. Assim vai precisar tomar alguns cuidados.
1º. Coreldraw não lida muito bem com pantones. Prefira, então, os programas da Adobe.

2º. Diferentemente dos canais de escala, estas cores pantones não levam a informação de inclinação default. Por isso vai precisar mandar anotado para o bureau em que angulação vai soltar o filme. Da mesma forma que indicam a lineatura, vão passar a indicar a inclinação... ou seja:

"Favor confeccionar fotolitos a 150lpi. Preto com 45º, Pantone Dourado com 75º."
Ou, claro, as inclinações que preferirem.

*

A razão que o seu patrão tem é a seguinte: se não mandar a indicação de inclinação, todos os canais pantones sairão (salvo se o bureau alterar isso manualmente no rip) com a mesma inclinação do preto.

=)

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, olhe também no meu fórum.

Abraços.


PAX!

aLx.

#3 efata

efata

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Posted 22/02/2006, 09:36

esse é o aLx, mais uma grande aula, véio.

#4 duca-pereira

duca-pereira

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Posted 22/02/2006, 12:56

Boa tarde pessoal!!!

Muito obrigado aLx, realmente foi uma grande aula! Me ajudou muito e foi de grande valia, principalmente porque moro numa cidade do interior do Rio, onde, apesar de não estar muito longe da capital (aprox. 120Km), não temos muito recursos em termos de informações de qualificações...e o bureau tá a +/- 100km de mim, o que dificulta um pouco a troca de informações, pq não se tem um contato direto com os caras a ponto de criar uma certa confiança pra eles passarem uns macetes pra gente.

Foi meu primeiro post (e primeira viita no forum), mas com certeza vou voltar sempres....e como estou começando no ramo, não tenho muito o que ajudar, mas se aparecer alguém com dúvidas de coisas de coisas que já sei fazer, com certeza terei o maior prazer em ajudar....vlw mesmo!

Ah! Pra terminar, provavelmente vcs não estão habituados com o estilo de vida no interior, principalmente en cidadezinhas com menos de 50.000 habitantes...aki nos temos aquele velho esquema de td mundo conhece td mundo, então a gente entra na gráfica (normalmente são gráficas pequenas, quando muito com off-set duas cores e tal) e conhece e faz amizade com td mundo...vai lá trocar idéia com os impressores...sai pra tomar cerveja com td mundo....e eu acho isso muito saudável pro nosso trabalho...pq o impressor depende do seu trabalho e o seu trabalho depende do impressor, então é melhor que vcs sejam amigos!

Abraços a todos e novamente obrigado!

Duca

#5 aLx

aLx

    All4PG Adm

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Posted 22/02/2006, 17:06

pronto!!! já errou!

eu moro atualmente em São Paulo, mas nasci numa cidade chamada Pereira Barreto, divisa de SP com MS. essa cidade não tem mais que 20.000 habitantes.

depois, mudei com meus pais para Franca. uma cidade média do interior paulista... com aproximadamente 300.000 habitantes... onde, da mesma forma que na sua cidade, não tínhamos muitas fontes de informação.

isso foi em 98 mais ou menos, quando a internet ainda não era tão "lugar-comum" como hoje.

agora, vc entra em qq site de busca e faz pesquisas e tem os resultados na mão. claro que precisa filtrar muita besteira que falam na net, mas tem boas informações por aí... fóruns como wmo, imasters, mxstudio e, pq não, o meu all4pg tem bastante material interessante.

faça testes com as respostas que te derem e mande ver!

abraços e bem vindo!!!

PAX!

ps.: aqui tb rola uns lances de pagar Tubaína pra galera do prelo, ir em happy-hour com cliente. relacionamento é tudo, bro!!!

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veja o tutorial que preparei!

[TUTORIAL] Imagens com cores Pantone — ALL4PG




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