Estou aqui com mais um tutorial básico, agora mexendo com um pouco de Action Script.
Confiram aí um efeito de RollOver e RollOut.
• O que é RollOver e RollOut?
RollOver é, resumidamente, a ação do mouse de passar o mouse em cima do objeto em que esta action estiver dentro.
RollOut é o oposto do RollOver, ou seja, é a ação do mouse ao tirá-lo do objeto em que esta action estiver dentro.
Conforme o andamente do tutorial você irão entender melhor o que eu estou dizendo.
Bom, mãos à obra:

• Crie um novo arquivo e deixe o tamanho do palco que quiser, eu deixei 250x200 no meu.
• Mude o fps de sua animação para o número que quiser, eu utilizei 60.
( Se você não sabe como fazer isso, confira meu outro tutorial, chamado "Motion Tween" )
• Faça qualquer objeto, como por exemplo um círculo ou um retângulo. Vá em Insert/Convert to Symbol [ Inserir/Converter para Símbolo ] ou F8 e crie um MovieClip. Dê istância ( nome ) à ele. Por exemplo, objeto.

• Dentro deste MovieClip, faça uma animação, do frame 1 ao que você desejar, do objeto aumentando ou diminuindo de tamanho. Depois faça o mesmo movimento só que inverso, como se estivesse voltando à sua forma original.
• Faça um novo Layer [ Camada ] e nele coloque um Stop(); no Frame 1 e no Frame em que acaba a ação dele aumentar ou diminuir. É para ficar mais ou menos assim:

• Certo, agora saindo de dentro do Movie Clip, crie uma nova camada acima da do objeto e nela, faça um retângulo de qualquer cor, não importa, pois ele não irá aparecer, ele será nossa área de clique, nosso link invisível.

• Vá em Insert/Convert to Symbol [ Inserir/Converter para Símbolo ] ou F8 e crie um Button. Em suas propriedades, deixe Alpha 0%.

• Agora chegou a hora, vamos usar um pouco de Action Script: Vá em Window/Actions [ Janela/Ações ] ou F9 e mude a janela para o Expert Mode.

• Vamos começar. Escreva:
on (rollOver) {
objeto.gotoAndPlay(2);
}
on (rollOut) {
objeto.gotoAndPlay(9);
}
Explicando:
on (rollOver) {
Ao [ on ] passar o mouse em cima. [ RollOver ]
objeto.gotoAndPlay(2);
}
MovieClip de nome "objeto" vai para a frame 2 e termina a ação [ { ]
on (rollOut) {
Ao [ on ] tirar o mouse em cima. [ RollOut ]
objeto.gotoAndPlay(9);
}
MovieClip de nome "objeto" vai para a frame 9 e termina a ação [ { ]
O número 9 que eu coloquei no "gotoAndPlay" do RollOut é da minha animação, sua pode ser um número diferente.
O que é preciso saber é que o número da frame que ter que ir é um depois do Stop();, e o 2 é invariável.
O primeiro Frame é o objeto estático, imóvel. Ao passar o mouse em cima, aquele MovieClip vai para a Frame 2, que vai rodar até o próximo Stop();, que, no caso aqui, é a Frame 9.
Para se tornar uma verdadeiro botão com função, é preciso colocar o on (release){} [ Ao clicar ].
Bom, este é para ser o resultado final, não exatamente assim, mas seguindo a idéia.
Clique aqui para visualizar o resultado final
Este efeito pode ser usado em botões que precisam de um retorno na animação após tirar o mouse e tem outras diversas funções.
Bom, eu acho que é isso, pessoal!
Espero ter ajudado vocês e até a próxima!

Abraços,
Henrique P.L.
Usuário de Flash desde 2003