Descobrir E Pegar A Extenção...
Posted 04/12/2005, 13:47
to tentando pensar como fazer isto, tenho amis ou menos na mente, mas vamos lá ver se alguem te idéia melhor.
eu tenho em um diretório os seguintes arquivos...
[PASTA]
- 1.zip
- 23.zip
- 44.html
- 213.tar.gz
- 347.txt
bem é só um exemplo, mas é mais ou menos assim cada pasta, então quero fazer o seguinte o script vai chamar o arquivo 23 por exemplo, só que nãos e sabe qual é a extenção deste arquivo então quero o seguinte o script verifica qual a extenção do arquivo 23 (lembrando que não haverá numeros repetidos ou seja só existira um 23, só que não sabe-se ainda a extenção dele, eu quero que o script descubrar qual é a extenção do arquivo 23, para saber se é .zip, .html, .tar.gz e assim por diante e adicione ai arquivo.
ou seja depois que ele descobrir qual é a extenção deste arquivo ele complete para que eu possa dar a url para o usuário baixar o arquivo ficando 23.zip sakou?
ta meio confuso né galera, veja mais ou menos o que pensei.
if(file_exists("$id.zip")){
$arquivo = $id.zip";
}elseif(file_exists("$id.html")){
$arquivo = $id.html";
}elseif(file_exists("$id.tar.gz")){
$arquivo = $id.tar.gz";
}elseif(file_exists("$id.txt")){
$arquivo = $id.txt";
}
acho que assim daria certo, mas eu quero mais uma coisa, ao identificar a extenção eu quero que ele pegue o nome desta extenção apra eu chamar a imagem da extenção tipo se foi .zip a extenção ele vai chamar a imagem zip.jpg da pra entender...
ai acho que eu teria que usar o explode é isto?
alguem tem uma idéia melhor que a minha por ai? ou um modo mais simples?
Posted 04/12/2005, 15:08

explode() seria uma solução, porém, uma solução "tosca". A melhor solução para teu caso é esta:
<?php $caminho = './diretorio/arquivo.extensao'; $extensao = pathinfo($caminho, PATHINFO_EXTENSION); ?>[]’s

Posted 04/12/2005, 22:48
com este comando eu vou conseguir saber qual a extenção de um arquivo coocando apenas o nome dele?
e depois paraselecionar a imagem da extenção?
lembre eu não sei a extenção do arquivo, pis irei identifica-lo pelo id dele no banco de dados.
ou seja sei que quero o arquivo X que ta na pasta y só que não sei a extenção do X e depois de saber quero que ele pegue a extenção que for o arquivo , ou sejatudo que vem após o ponto doarquivo X e nomea-lo como ext.jpg
pensei nisto aki.
f(file_exists("$id.zip")){
$arquivo = $id.zip";
$imagem = "zip.jpg";
$arquivo = $id.html";
$imagem = "html.jpg";
$arquivo = $id.tar.gz";
$imagem = "tar.gz.jpg";
$arquivo = $id.txt";
$imagem = "txt.jpg";
}
desculpe não ter usado a pesquisa, novamente mas agora que vi qual o comando que utilizou path_info, vou verificar no manual do php.
vlws!!!
Posted 04/12/2005, 23:22
fiz assim e deu certinho, se alguem tiver uma maneira mais leve de fazer o que quero agradeço..
<?php
$arquivo = "$id.zip";
$imagem = "zip.jpg";
$arquivo = "$id.html";
$imagem = "html.jpg";
$arquivo = "$id.tar.gz";
$imagem = "tar.gz.jpg";
$arquivo = "$id.txt";
$imagem = "txt.jpg";
}
?>
t+
Posted 05/12/2005, 06:47
e faça "TESTES"
qualquer coisa use o EXPLODE
<? $Arquivo = 'imagem.jpg'; $Separ = explode('.',$Arquivo); echo "Nome da imagem é : ".$Separ[0]."<br>"; echo "Extenção da imagem é : ".$Separ[1]."<br><br>"; echo "Arquivo: ".$Arquivo; ?>
T+
PALMEIRAS - Primeiro campeão do mundo em 1951
Posted 05/12/2005, 18:25
Isso que você colocou ai eu sei fazer, lei atentamente apra ver o que quero fazer.
vou tentar explicar dnovo.
sei que o arquivo que eu quero ta na pasta X
dentro desta pasta X eu tenho os seguintes arquivos por exemplo
10.zip
25.zip
35.html
130.tar.gz
bem fiz um sistema que vai baixar para o usuário o arquivo 10, só que no sistema eu só tenho o nome do arquivo, sei q quero o arquivo 10, más não sei a extenção dele , ou seja sei apenas que o nome dele é 10 e esta na pasta X.
portanto ele pode ser .zip, .html, .tar.gz e assim por diante.
o que quero é ele descobrir qual a extensão do arquivo 10 que ta na pasta X.
compreendeu agora o que quero? sei que é meio complicato, más de uma olhada no que fiz para resolver isso no post acima que acho que irá ajudar a compreender o que to tentando fazer de modo mais leve.
t+
Posted 05/12/2005, 18:57
Re: ler o mime type
publicado por Felipe Lopes (usuário autenticado) - 2003-12-23 11:34:05
O melhor jeito de se ver a extensão de um arquivo eh usando a seguinte variavel
$_FILES['arquivo'][type]
Isso retorna o MIME type do arquivo. Ex: image/jpg
Posted 05/12/2005, 18:57
Re: ler o mime type
publicado por Felipe Lopes (usuário autenticado) - 2003-12-23 11:34:05
O melhor jeito de se ver a extensão de um arquivo eh usando a seguinte variavel
$_FILES['arquivo'][type]
Isso retorna o MIME type do arquivo. Ex: image/jpg
Posted 06/12/2005, 16:34
bem ja resolvi isto, se quizer pode fechar o tópico.
resolvi da seguinte maneira:
<?php
$arquivo = "$id.zip";
$imagem = "zip.jpg";
$arquivo = "$id.html";
$imagem = "html.jpg";
$arquivo = "$id.tar.gz";
$imagem = "tar.gz.jpg";
}elseif(file_exists("$id.tar")){
$arquivo = "$id.tar";
$imagem = "tar.jpg";
$arquivo = "$id.txt";
$imagem = "txt.jpg";
}
?>
flws!!!
Posted 06/12/2005, 19:28
Da pra fazer isso de outra forma...
Use glob() para varrer a pasta, em cada arquivo listado(eles viram em array() ) voce vai passar um substr() pegando as ultimos tres caracteres e depois use o echo() pra imprimir(claro

Exemplo:
foreach(glob("imagens/*.*") as $arquivo){ $nome = substr($arquivo, -3); echo $nome."\n"; }Acho que seria isso mesmo
Falopa!
Posted 07/12/2005, 00:18
hehe, kra essa ta dificil ainda não é isto mas obrigado enquanto ninguem diz uma maneira mais leve vou usando as sentenças acima hehe.Não sei se entendi direito mas...
Use glob() para varrer a pasta, em cada arquivo listado(eles viram em array() ) voce vai passar um substr() pegando as ultimos tres caracteres e depois use o echo() pra imprimir(claro)
Exemplo:foreach(glob("imagens/*.*") as $arquivo){ $nome = substr($arquivo, -3); echo $nome."\n"; }Acho que seria isso mesmo
Falopa!
claro que com esa ai também dava para fazer, mas ficaria mais complexa que a maneira que achei...
Posted 07/12/2005, 00:47
A única coisa que eu implementaria neste caso seria o nome do arquivo.Não sei se entendi direito mas...
Use glob() para varrer a pasta, em cada arquivo listado(eles viram em array() ) voce vai passar um substr() pegando as ultimos tres caracteres e depois use o echo() pra imprimir(claro)
Exemplo:foreach(glob("imagens/*.*") as $arquivo){ $nome = substr($arquivo, -3); echo $nome."\n"; }Acho que seria isso mesmo
Falopa!

Como ele já sabe o nome do arquivo, basta usar nome_do_arquivo.* (curinga). Assim, a busca fica bem mais rápida e funcional.

Sendo assim, tendo apenas 1 arquivo com este nome, não importando sua extensão, ficaria fácil de achá-la (extensão).

Veja:
<?php $file_ext = pathinfo(end(glob('./diretorio/nome_do_arquivo.*', GLOB_BRACE)), PATHINFO_EXTENSION); ?>[]’s

Posted 07/12/2005, 10:02
eu so tava dando um exemplo tanto que nem usei o modo GLOB_BRACE...
Bom toda forma eu nem tinha pensado em passar esta teoria pra ele... mas ta ai agora hehe
Falopa!
Posted 08/12/2005, 15:38
vo testar este ai acima e ver no que da.
vlws...

Posted 08/12/2005, 15:58
veja só.
fiz o seguinte teste.
o arquivo 164.tar.gz
indiquei somente o numero dele ai envez dele mostrar a extensão .tat.gz ele mostrou apenas gz
ja os outros arquivos ele mostra normal.
acho que agora então a melhor maneira seria esta.
<?php
if(file_exists("$id.tar.gz")){
$extensao = "tar.gz";
}else{
$extensao = pathinfo(end(glob('$id.*', GLOB_BRACE)), PATHINFO_EXTENSION);
}
echo "A extenção do arquivo é: $extensao";
?>
ou será que existe outra forma?
vi um caso semelhante eno manual
http://br.php.net/ma...on.pathinfo.php
tem lá nos comentarios uma pessoa falando se o arquivo for tar.gz que ele mostra apenas gz
"If a file has more than one 'file extension' (seperated by periods), the last one will be returned.
For example:
<?php
$pathinfo = pathinfo('/dir/test.tar.gz');
echo 'Extension: '.$pathinfo['extension'];
?>
will produce:
Extension: gz
and not tar.gz "
1 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)