Qual seria a quantia “piso” razoável a se pagar a um vendedor mensalmente? (como fixo)
Veja nesse caso... Vai haver algum benefício como vale-refeição? Vale-transporte não tem como definir, até porque vendedor externo não tem n° de passagens definido e pode até ter que pegar um táxi ou botar combustível em seu próprio veículo.
Então acho que o ideal é não haver nenhum benefício e basear o piso nesse tipo de gasto básico para o trabalho. Da mesma forma que vai fornecer os equipamentos necessários ao trabalho, estará fornecendo também condições mínimas para o mesmo.
Não sei exatamente o valor disso, mas chuto algo em torno de 250 Reais para combustível (um cálculo baseado em 30Km diários talvez seja razoável) e o mesmo para refeições, o que daria uns 500 Reais fixos.
Estou tentando imaginar um programa de incentivo, uma forma criativa de estabelecer o salário dos vendedores de forma que seja estimulante a busca por novas vendas. Uma mistura de fixo e comissão, ou apenas comissão. Porém que seja inovador e eficaz.
Se der mais ou menos 500 fixos e tiver indicações de possíveis clientes de seu "produto" pra passar pros vendedores, poderia estipular comissões de 5, 10 e 15%, de acordo com metas de número de clientes trazidos para a Empresa ou montante em reais dos trabalhos trazidos. Quando o vendedor chega a determinada meta, passa a receber uma porcentagem maior em todas as vendas seguintes.
Se o vendedor tiver que captar sozinho os clientes, de acordo com seu próprio conhecimento sobre o assunto, poderia pensar em um fixo maior, já que provavelmente vai demorar mais pra consegui-los e tendo somente um fixo pra despesas logo desanima.
Estarei investindo nos funcionários e pretendo mantê-lo em bases de longo prazo.
Isso é ótimo, e se está investindo pode pensar que um retorno pequeno nos primeiros meses pode "formar" melhores e mais leais vendedores, satisfeitos com o que vem sendo feito pra que ele desempenhe um bom trabalho e não fique "desesperado" no fim do mês pra pagar as contas...heheh
Contudo, surgem várias questões que afligem a tomada de decisões. Coisas como:
Qual é o ROI em cada bom vendedor? (retorno sob investimento)
Devo estipular um número base de vendas de forma que ele seja obrigado a vender pelo menos X por mês? Qual seria este número?
Caso ele não alcance a meta estipulada, quais decisões tomar a respeito de seu salário?
Quais questões estou eu, provavelmente esquecendo e que são importantes?
Quais os modelos de pagamento que vocês, já com alguma experiência adotam em seus negócios? Quais deram certo e quais não deram?
Quanto à essa parte, não tenho nada a acrescentar e acredito que pouquíssimos aqui ou em qualquer fórum tenham. Geralmente quem frequenta fóruns são justamente pessoas que estão tentando entrar ou se estabelecer no mercado de trabalho, ou tão somente buscando conhecimento e em alguns casos até diversão.
Falando por mim mesmo, tudo que estou te sugerindo é teórico. Não tenho um negócio estabelecido com funcionários pra poder me basear em dados concretos ou pesquisa.
Estou levando em consideração diversas formas criativas de incentivo, como exemplos, percentuais extras a cada curso de aperfeiçoamento, tabela de premiação quando um teto é alcançado, sorteios de bens de consumo semestralmente com toda equipe, valor condicionado ao atendimento, etc etc...
Incentivar com sorteios não acho uma boa.
Em um mês um vendedor vende 20 mil reais e outro 2 mil e este último leva como prêmio um home theater (exemplo). Pode causar discórdias e melindres. É melhor investir o que se investiria em sorteios em coisas mais concretas.
Do mesmo modo, pagar mais pra quem faz cursos acho questionável.
O vendedor pode não ter nenhum curso e vender muito melhor (não apenas vender mais) do que outro com trocentos cursos.
Imagine o bom vendedor que faz seu trabalho impecavelmente e sempre está acima da meta... Ele quer curtir o tempo livre que o trabalho rápido e eficaz que ele presta lhe proporciona, mas se não gastar esse tempo livre fazendo um curso pode ter esse percentual de ganhos com seu trabalho reduzido. Não vejo isso como incentivo, mas quase como uma imposição de tempo integral.