Jump to content

Photo

Fotografia

• Faça o login para participar
11 replies to this topic

#1 Oracle

Oracle

Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

• Usuários
  • 222 posts
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ
  • Interesses:Play

Posted 16/08/2005, 04:27

Estou fazendo painéis com 135x241cm a partir de montagem de fotografias tiradas com câmera digital de 3.2 Mpx. A impressão será em MDF.

O problema é que mesmo usando somente 100dpi no arquivo, as imagens em alta resolução ficam minúsculas, e estou consertando tudo na mão com tablet.

Os painéis não serão visualizados somente à distância, mas bem próximos ao público.

O problema é com a fotografia? (maiores resoluções resolvem?)
Ou existe alguma maneira ou formato pra importação que se adapte melhor?

Grato... (y)

Edição feita por: Oracle, 16/08/2005, 04:28.

#2 RUN

RUN

12 Horas

• Usuários
  • 199 posts

Posted 16/08/2005, 17:15

Não tem muito oque fazer, vc precisaria ter uma foto de 13x24 cm com 1000 dpi ou uma de 26x48 com 500 dpi pra quando interpolar ela atingir o tamanho desejado com 100 dpis, em ultimo caso vc pode pegar sua foto digital, revelar ela e mandar escanear já ampliando, dá mais trabalho mas acho que é o unico jeito no seu caso.

Falow

#3 Oracle

Oracle

• Usuários
  • 222 posts

Posted 16/08/2005, 17:29

Beleza... Não tinha pensado nisso de revelar/escanear e pode até ser uma saída.

Mas não existe nenhum método disponível?
Alguém sabe como são feitos esses painéis fotográficos?

Sei que a maioria não tem lá grandes resoluções, pois são vistos de longe, mas já vi (em lojas, principalmente) outros muito bons.

#4 RUN

RUN

12 Horas

• Usuários
  • 199 posts

Posted 16/08/2005, 18:46

Atualmente trabalho com comunicação visual, fazemos paineis impresso em lona, aliás estou terminando um de 6x20m onde a foto que vai ser usada é um a4 de 300 dpi, estamos fazendo alguns testes mas acho que a saída vai ser imprimir e tirar um cromo pra ampliar e dar saída com uns 50 dpi já que vai ficar bem alto.
Agora paineis com alta resolução é cromo escaneado.

#5 Oracle

Oracle

• Usuários
  • 222 posts

Posted 16/08/2005, 18:58

a saída vai ser imprimir e tirar um cromo

Pode me explicar o que é isso?

#6 LeviataN

LeviataN

Veterano

• Usuários
  • 1017 posts
  • Localidade:Ipatinga - MG

Posted 17/08/2005, 14:44

cromo é um tipo de filme pra camera que quando escaneado pode dar maior resolução devido o fato de ter menor granulação do que o filme normal (de prata) e muitas das vezes melhor do que cameras digitais...

#7 Neli

Neli

Novato no fórum

• Usuários
  • 16 posts

Posted 30/08/2005, 14:38

Pra que revelar e escanear a foto se tudo o que você tem está ai no seu computador???!!
Imagem digital é melhor que a analógica (estou falando de cameras profissionais! essas máquinas digitais que nem cabem na mão direito são realmente horríveis).

Aqui na empresa fazemos direto este tipo de serviço: Fotografamos em Raw, abrimos no Ps (o cs e cs2 podem abrir estes arquivos), a resolução inicial da máquina tirada aqui é de 1960 por 3008 pixels a 300 dpis, pra um painel de 1 x 2 metros a imagem cropada fica com resolucão de 1468 x2936 a 38dpis, modo RGB salvo em Tiff, compressão Lzw(perfeito pra painel fotográfico pra ser visto de PERTO).

Só aumentamos a resolução quando tem texto na imagem, que fica perceptível a baixa resolucão, aí é bom uma imagem com 4000 pixels de largura.

Edição feita por: Neli, 30/08/2005, 14:47.

#8 Oracle

Oracle

• Usuários
  • 222 posts

Posted 30/08/2005, 14:52

a resolução inicial da máquina tirada aqui é de 1960 por 3008 pixels a 300 dpis, pra um painel de 1 x 2 metros a imagem cropada fica com resolucão de 1468 x2936 a 38dpis, modo RGB salvo em Tiff, compressão Lzw(perfeito pra painel fotográfico pra ser visto de PERTO).

Não entendi... 1960x3008px a 300dpi dá 16x25cm :huh:

#9 Neli

Neli

Novato no fórum

• Usuários
  • 16 posts

Posted 30/08/2005, 15:12

Sim, esta é a imagem quando pegamos da máquina fotográfica, quando cropa 1x2metros como no exemplo a resolução cai pra 38 dpis e com 1468 x2936 pixels

#10 Oracle

Oracle

• Usuários
  • 222 posts

Posted 30/08/2005, 15:21

Mas se trabalhar uma imagem dessas no Pc não fica nem perto de uma boa resolução, a não ser que seja uma máquina ou algum recurso que não conheço.

A máquina que eu fotografo é uma Sony de 3.2 Mpx

#11 Neli

Neli

Novato no fórum

• Usuários
  • 16 posts

Posted 30/08/2005, 15:42

Não sei então :( , trabalhamos com Nikon D70, ela tem 6.2 mpx...

Com quantos pixels de largura x altura fica a imagem da sua camera quando você abre no Photoshop? pra ficar legal o painel tem que ter pelo menos 1000 pixels no lado menor...

Fotografa sempre com resolução máxima, se sua camera tiver opção, fotografe em raw (seria o arquivo cru, sem comprimir ou converter pra jpeg, tiff etc, conferindo qualidade melhor na imagem), e edite no photoshop.

Se nada disso adiantar... tente tirar as "gosminhas" que ficam na imagem... não tenho muita certeza que revelar e escanear vai melhorar pois este já será o processo que sua imagem irá passar para se tranformar num painel.
De forma bem simples, ao se fazer um painel fotográfico, a imagem rgb é capturada numa máquina própria de laboratório, num papel fotográfico, revelada com químicos próprios de fotografia, igual se você manda revelar uma imagem comum, a diferença é o tamanho.

você pra ver se vai dar certo sua imagem, pode ampliar a foto pro tamanho que seria o banner e revelar só um pedaço (10 por 15 cm) que tenha mais detalhes.

#12 Oracle

Oracle

• Usuários
  • 222 posts

Posted 30/08/2005, 18:10

Eu tiro com a máxima resolução da câmera.
A imagem fica com 2048x1536px a 72dpi e 8533x6400px a 300dpi.
Isso dá 72x54cm, que é muito pequeno.

Imagino que se eu tiro com essa câmera que tem quase o dobro de Mpx ficaria mais ou menos 140x100cm (não sei se a conta é assim simples). A imagem que vejo aqui, se fosse o resultado com esse tamanho de 140x100 ficaria razoavelmente boa, pra visualizar de perto, mas não o suficiente.

Agora, não verifiquei a possibilidade de deixar como raw. Li uma vez uma reportagem sobre isso, mas nunca verifiquei até porque na época não trabalhava com foto, nem gráfica... e nem tinha câmera.

Mas de qualquer forma, só o Ps Cs trabalha com raw? A versão 7 não?

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq