"iframe" No Flash
Started By =TNT=, 26/06/2005, 19:11
12 replies to this topic
Posted 26/06/2005, 19:11
Ola a todos. Sou novo em flash e, apesar de já ver vários posts que explicam isso, ainda tenho algumas dúvidas:
1- Fiz um botao com o seguinte código:
on (press) {
loadMovie("empresa.swf", local);
}
e criei um movie clipe onde quero que o arquivo empresa.swf seja carregado dentro dele. Porém o arquivo não está carregando exatamente dentro do movie clipe que eu criei, mas do lado direito e inferior dele. Alguém sabe o que posso estar fazendo de errado?
2- Teria como eu fazer com que este movie clipe alvo carregasse alguma apresentação externa antes mesmo do usuário clicar em qualquer link (o que equivaleria, na linguagem HTML à tag src)? Exemplo: o usuário, ao entrar no site, encontra uma espécie de home já carregada dentro do movie clipe.
3- Teria como ser feita uma barra de rolagem para o conteúdo que será carregado nesse movie clipe? Como eu faria? Seria na arquivo principal ou no arquivo a ser carregado? E usaria scrollpane, scroll ou alguma outra forma?
Agradeço e aguardo respostas.
1- Fiz um botao com o seguinte código:
on (press) {
loadMovie("empresa.swf", local);
}
e criei um movie clipe onde quero que o arquivo empresa.swf seja carregado dentro dele. Porém o arquivo não está carregando exatamente dentro do movie clipe que eu criei, mas do lado direito e inferior dele. Alguém sabe o que posso estar fazendo de errado?
2- Teria como eu fazer com que este movie clipe alvo carregasse alguma apresentação externa antes mesmo do usuário clicar em qualquer link (o que equivaleria, na linguagem HTML à tag src)? Exemplo: o usuário, ao entrar no site, encontra uma espécie de home já carregada dentro do movie clipe.
3- Teria como ser feita uma barra de rolagem para o conteúdo que será carregado nesse movie clipe? Como eu faria? Seria na arquivo principal ou no arquivo a ser carregado? E usaria scrollpane, scroll ou alguma outra forma?
Agradeço e aguardo respostas.
Posted 26/06/2005, 19:23
Coe TNT existe sim é so vc fazer o seguinte:
A primeira coisa a fazer é baixar esse arquivo javascript
http://www.gamix.com.br/affsclib.zip
Sem esse arquivo vai ser quase impossível fazer isso. Depois de baixar esse arquivo, é só descompactar ele no sub-diretório HTML do flash (C:\Arquivos de programas\Macromedia\Flash 5\HTML se vc não alterou a configuração padrão de instalação) e reiniciar o programa.
Dentro do affsclib.zip, você vai ter 4 outros arquivos:
Affsclib.js
Affscjs.html
Affscjsi.html
Readme.txt
O que nos interessa aqui é o primeiro (affsclib.js). Dentro dele, há todos os comandos possíveis para controlar um movie. Seja o próprio movie, ou um movie na mesma página ou até mesmo um movie em outro frame html.
Vamos ao que interessa... Bom, nós temos, no nosso exemplo, dois movies. Um será o principal (que vai ter os comandos) e o outro é o que vai receber esses comandos. No movie que vai receber as ações (vamos chamá-lo de "receptor") você vai montá-lo do jeito que quiser. Animações, interpolações, actionscript, qualquer coisa. A única coisa importante é na hora de publicar. Aí precisa escolher a opção "Flash with FSCommand".
No movie principal, o que vai enviar as ações para o outro movie, nós vamos montá-lo da seguinte maneira: 3 Botões; Alguns textos. Em cada um dos botões nós vamos inserir a seguinte action:
O que faz esse comando???
Vamos explica-lo por parte...
O primeiro fscommand:
SetFrameRef -> Define qual o frame q contém o movie (swf);
Direita -> Nome do frame (frame name="direita");
Receptor -> ID do swf.
2 -> Indica q o movie está em um outro frame. Esse valor varia de 0 a 2.
0 (zero) significa o próprio movie;
1 indica q é um outro movie, porém, na mesma página, e;
2 indica q o movie está em um outro frame
No segundo fscommand:
GoToFrameNumber -> Vai para o frame número ?;
1 -> é o número do frame (aqui vc vai alterar o valor nos 3 botões).
2 -> é o mesmo esquema do "2" do primeiro fscommand.
Voltando ao movie principal.
Depois de montar as actions, vá no menu File-> "Publish Settings" (crtl+shift+F12).
Na aba HTML, vá até "Template" e selecione "AF include FS Command JS Library."
Não achou essa opção???
Bom, lá no começo, tinha um arquivo zip para baixar... Pois é!!! Faça aquele processo de instalação e você vai ver q ele aparece. Agora é só mandar publicar e pronto.
Agora o HTML.
Até agora vc tem dois movies e duas páginas html, certo?! Em cada página criada (através do publish do Flash) você vai ter entre as TAGS <OBJECT> </OBJECT> e <EMBED> </EMBED> um valor ID e NAME. Os dois valores são iguais. Para o receptor.html vc vai ter ID=receptor e NAME=receptor Para o principal.html vc vai ter ID=principal e NAME=principal
Qual a diferença entre as páginas criadas com a opção Flash with FSCommand e AF include FS Command JS Library?
Na página criada com a segunda opção, ele insere alguns comandos contidos em uma função javascript.
----------
Agora só falta criar o frame.
Crie um html com duas frames.
Frame esquerda = principal.html
Frame direita = receptor.html
Aí vc pergunta: "Porque esquerda e direita?" Bom, é só para explicar, aqui poderia ser o nome que vocês quiserem. Mas não se esqueça que no fscommand você tá fazendo referência ao frame "direita". Então já sabe...
Pronto.
Agora é só testar.
Mais uma coisa!!! Não se esqueça de colocar o affsclib.js no diretório especificado em:
Se não ele não vai rodar!!! Agradeçam a equipe da AshzFall por isso!!! pois o códigos são deles
No link segue um manual em PDF, explicando as funções contidas no arquivo JS.
http://www.gamix.com.br/swf_frame.zip
Um abraço,
Patrique André
A primeira coisa a fazer é baixar esse arquivo javascript
http://www.gamix.com.br/affsclib.zip
Sem esse arquivo vai ser quase impossível fazer isso. Depois de baixar esse arquivo, é só descompactar ele no sub-diretório HTML do flash (C:\Arquivos de programas\Macromedia\Flash 5\HTML se vc não alterou a configuração padrão de instalação) e reiniciar o programa.
Dentro do affsclib.zip, você vai ter 4 outros arquivos:
Affsclib.js
Affscjs.html
Affscjsi.html
Readme.txt
O que nos interessa aqui é o primeiro (affsclib.js). Dentro dele, há todos os comandos possíveis para controlar um movie. Seja o próprio movie, ou um movie na mesma página ou até mesmo um movie em outro frame html.
Vamos ao que interessa... Bom, nós temos, no nosso exemplo, dois movies. Um será o principal (que vai ter os comandos) e o outro é o que vai receber esses comandos. No movie que vai receber as ações (vamos chamá-lo de "receptor") você vai montá-lo do jeito que quiser. Animações, interpolações, actionscript, qualquer coisa. A única coisa importante é na hora de publicar. Aí precisa escolher a opção "Flash with FSCommand".
No movie principal, o que vai enviar as ações para o outro movie, nós vamos montá-lo da seguinte maneira: 3 Botões; Alguns textos. Em cada um dos botões nós vamos inserir a seguinte action:
on (release) { fscommand ("setFrameRef","direita,receptor,2") fscommand ("goToFrameNumber","1,2") }
O que faz esse comando???
Vamos explica-lo por parte...
O primeiro fscommand:
SetFrameRef -> Define qual o frame q contém o movie (swf);
Direita -> Nome do frame (frame name="direita");
Receptor -> ID do swf.
2 -> Indica q o movie está em um outro frame. Esse valor varia de 0 a 2.
0 (zero) significa o próprio movie;
1 indica q é um outro movie, porém, na mesma página, e;
2 indica q o movie está em um outro frame
No segundo fscommand:
GoToFrameNumber -> Vai para o frame número ?;
1 -> é o número do frame (aqui vc vai alterar o valor nos 3 botões).
2 -> é o mesmo esquema do "2" do primeiro fscommand.
Voltando ao movie principal.
Depois de montar as actions, vá no menu File-> "Publish Settings" (crtl+shift+F12).
Na aba HTML, vá até "Template" e selecione "AF include FS Command JS Library."
Não achou essa opção???
Bom, lá no começo, tinha um arquivo zip para baixar... Pois é!!! Faça aquele processo de instalação e você vai ver q ele aparece. Agora é só mandar publicar e pronto.
Agora o HTML.
Até agora vc tem dois movies e duas páginas html, certo?! Em cada página criada (através do publish do Flash) você vai ter entre as TAGS <OBJECT> </OBJECT> e <EMBED> </EMBED> um valor ID e NAME. Os dois valores são iguais. Para o receptor.html vc vai ter ID=receptor e NAME=receptor Para o principal.html vc vai ter ID=principal e NAME=principal
Qual a diferença entre as páginas criadas com a opção Flash with FSCommand e AF include FS Command JS Library?
Na página criada com a segunda opção, ele insere alguns comandos contidos em uma função javascript.
----------
<script LANGUAGE="JavaScript"> <!-- // Code by AshzFall. // www.ashzfall.com/flash/fscomlib/index.html var InternetExplorer = navigator.appName.indexOf("Microsoft") != -1; var libLoad=0; // Handle all the the FSCommand messages in a Flash movie function principal_DoFSCommand(command, args) { if (libLoad) {doComs(command,args);}} // Hook for Internet Explorer if (navigator.appName && navigator.appName.indexOf("Microsoft") != -1 && navigator.userAgent.indexOf("Windows") != -1 && navigator.userAgent.indexOf("Windows 3.1") == -1) { document.write(' <script LANGUAGE=VBScript\> \n'); document.write('on error resume next \n'); document.write('Sub opc_FSCommand(ByVal command, ByVal args)\n'); document.write(' call opc_DoFSCommand(command, args)\n'); document.write('end sub\n'); document.write(' </SCRIPT\> \n'); } // --> </SCRIPT> <script LANGUAGE="JavaScript" SRC="affsclib.js"> </SCRIPT> </HEAD> <BODY bgcolor="#FFFFFF" onLoad="setMovieRef('principal',0)" >
Agora só falta criar o frame.
Crie um html com duas frames.
Frame esquerda = principal.html
Frame direita = receptor.html
Aí vc pergunta: "Porque esquerda e direita?" Bom, é só para explicar, aqui poderia ser o nome que vocês quiserem. Mas não se esqueça que no fscommand você tá fazendo referência ao frame "direita". Então já sabe...
Pronto.
Agora é só testar.
Mais uma coisa!!! Não se esqueça de colocar o affsclib.js no diretório especificado em:
<script LANGUAGE="JavaScript" SRC="affsclib.js"> </SCRIPT>
Se não ele não vai rodar!!! Agradeçam a equipe da AshzFall por isso!!! pois o códigos são deles
No link segue um manual em PDF, explicando as funções contidas no arquivo JS.
http://www.gamix.com.br/swf_frame.zip
Um abraço,
Patrique André
Posted 26/06/2005, 19:28
Para carregar swf externos siga sempre estas regras:
Load movie = comando utilizado para ler filmes swf externos.
Tell Target = comando para acertar o alvo, seja ele movieclip ou filme swf externo. No último caso é necessário utilizar o level# pra atingi-lo.
Level# = Camadas. Exatamente como no PhotoShop , uma sobrepõe a outra.
Se você quer atingir um filme que foi carregado no level5, escreva:
Se quer atingir um movieclip que esta dentro do filme externo, carregado no level4, escreva:
Se tiver um botão dentro do movieclip que está dentro de um filme .swf externo, carregado no level 4 e quiser mandar um comando para o filme principal, escreva:
Existem formas mais avançadas de se fazer isso. Mas não aconselho para iniciantes:
Isso tudo numa única linha por exemplo, para declarar uma variável dentro de um movieclip que está no filme externo SWF carregado no level2, através de um botão no filme principal:
é isso ai se ficou faltando alguma coisa poste ai
Um abraço,
Patrique André
Load movie = comando utilizado para ler filmes swf externos.
Tell Target = comando para acertar o alvo, seja ele movieclip ou filme swf externo. No último caso é necessário utilizar o level# pra atingi-lo.
Level# = Camadas. Exatamente como no PhotoShop , uma sobrepõe a outra.
Se você quer atingir um filme que foi carregado no level5, escreva:
on (release) { tellTarget (Level5) { gotoAndPlay (2); } }
Se quer atingir um movieclip que esta dentro do filme externo, carregado no level4, escreva:
on (release) { tellTarget (Level4.nomedomovieclip) { gotoAndPlay (2); } }
Se tiver um botão dentro do movieclip que está dentro de um filme .swf externo, carregado no level 4 e quiser mandar um comando para o filme principal, escreva:
on (release) { tellTarget (Level0) { gotoAndPlay (2); } }
Existem formas mais avançadas de se fazer isso. Mas não aconselho para iniciantes:
_level5.nomedomovieclip.gotoandplay(4)
Isso tudo numa única linha por exemplo, para declarar uma variável dentro de um movieclip que está no filme externo SWF carregado no level2, através de um botão no filme principal:
_level2.nomedomovieclip:nomedavariavel = www.seusite.com.br
é isso ai se ficou faltando alguma coisa poste ai
Um abraço,
Patrique André
Posted 26/06/2005, 19:40
Meu deus do céu. Não sei nem por onde começo heheheh. Vou tentar fazer aqui qualquer dúvida eu posto aew. Valeu pela ajuda. E se alguém souber de um jeito mais simples por favor hehehehe.
Posted 26/06/2005, 19:46
Cara tenta ae.... mais tenta mesmo de vez em quando é bom quebrar a cuca so assim iremos aprender estude bastane eu ainda passei os exemplos é fácil mais tu tem que quebrar a cuca....
se tiver alguma dúvida post ae mais tenho certeza que vc ira conseguir
Também de uma olhada nos resultados da busca que eu achei tem varios tópicos sobre este assunto:
http://forum.wmonlin...hlite=loadmovie
Cara espero que tu consiga
Um abraço,
Patrique André

Também de uma olhada nos resultados da busca que eu achei tem varios tópicos sobre este assunto:
http://forum.wmonlin...hlite=loadmovie
Cara espero que tu consiga

Um abraço,
Patrique André
Posted 26/06/2005, 20:36
Hãmmmm agora eu entendi...
Mais é simples pra caramba o site véi...
O site é simples e reque poca programação
Tu quer que eu crie um exemplo igual a este site e te mando o resultado, dai é so vc modificar ou a parti dele tentar criar um outro que?
Se quiser assim fica mais facil
Um abraço,
Patrique André
Mais é simples pra caramba o site véi...
O site é simples e reque poca programação
Tu quer que eu crie um exemplo igual a este site e te mando o resultado, dai é so vc modificar ou a parti dele tentar criar um outro que?
Se quiser assim fica mais facil
Um abraço,
Patrique André
Posted 26/06/2005, 20:45
Pow se tu fizer issu mew.. vou te agradecer muito meeessmo. Se tu não te incomodar aew..por favor. vlw mesmo
Posted 27/06/2005, 10:06
E ai =TNT= vou começar a fazer hoje a noite pois agora estou no trampo e aqui fica meio dificil. Mas pode deixar que eu vou fazer um maneiro pra ti deixa comigo...
Um abraço,
Patrique André
Um abraço,
Patrique André
Posted 28/06/2005, 04:44
Olá to precisando disso tb se puder me envie no e-mail: washinferreira@yahoo.com.br ...
Desde já muito obrigado
Desde já muito obrigado
http://www.cashfiest....php?ref=washin
Dinheiro extra
Dinheiro extra
Posted 28/06/2005, 09:19
E ai w@shin ! ! ! pode deixar comigo
Começei a fazer ontem a noite pois so tenho tenpo pra fazer a noite... vai ser simples que nem o exemplo que o TNT passou mais vai dar para vc´s pegarem a noção
Quando eu termina eu vou posta aqui um link para download pode deixar comigo
Um abraço,
Patrique André
Começei a fazer ontem a noite pois so tenho tenpo pra fazer a noite... vai ser simples que nem o exemplo que o TNT passou mais vai dar para vc´s pegarem a noção

Quando eu termina eu vou posta aqui um link para download pode deixar comigo
Um abraço,
Patrique André
Posted 29/06/2005, 07:47
Valew mesmo cara! Vc nao tem noção de quanto vc ajudou... foi um verdadeiro "artigo" sobre o assunto... muito didata vc... Valew mesmo! É de gente assim q o mundo precisa!
Posted 02/07/2005, 00:19
blz aew patrique. quqndo ficar pronto vc coloca o link aew intao neh?vlw mesmo aew mew.
1 user(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)