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#1
Posted 16/06/2005, 12:41
grato Eduardo
#2
Posted 16/06/2005, 13:15
o d cima ou o lateral?
os dois são bem simples mais qual vc quer?
#3
Posted 21/06/2005, 17:40
#4
Posted 21/06/2005, 19:59
Vamos ao que interessa:
Obs.: Estas funções devem ser feitas no Flash MX.
Vamos aos passos:
Crie um arquivo novo no Flash e modifique o tamanho do mesmo para 400 de "width" por "60" de height, e coloque a cor de fundo que você preferir.
Modify > Movie.
Crie um quadrado com o tamanho de 40x40 (Procure fazer este quadrado sem linhas de borda). Este será o quadrado que, inicialmente, aparenta ser uma simples borda branca para o botão.
Transforme este quadrado em MOVIE CLIP. Selecione o quadrado, pressione a Tecla F8, na janela Convert to Symbol, digite no campo NAME: Movie_Borda, pressione OK. Na sua instância coloque Graph (se você quiser colocar outro nome, tudo bem, é só lembrá-lo mais pra frente, uando formos usar esta instância na Programação).
Entre na edição deste MOVIE CLIP e alinhe o objeto (o quadrado) à Left Edge e Vertical Center. Clique duas vezes sobre ele. Selecione o objeto interno e na Paleta Align, escolha os seguintes botões: (se a Paleta Align não estiver sendo exibida, pressione CTRL + K).
Saia da edição do MOVIE CLIP, clicando duas vezes numa área fora do objeto.
Selecione o MOVIE CLIP (Movie_Borda) e pressione a Tecla F8. A janela Convert to Symbol aparece. Na janela Convert to Symbol, escolha Movie Clip, no campo NAME digite: Movie_Bot01. Pressione OK. Na sua instância coloque Bot01 (se você quiser colocar outro nome, tudo bem, é só lembrar mais pra frente, quando formos usar esta instância na Programação).
Entre na edição do MOVIE CLIP Movie_Bot01. A partir de agora, vamos editar o próprio botão, nossa linha de tempo deve parecer-se com a da figura abaixo:

Renomeie o "Layer1" para Graph. Eu procuro estar associando sempre o nome do Objeto com o nome do Layer, fica mais fácil de se encontrar depois!
Crie mais dois Layers e deixe sua Time Line, igual a imagem abaixo:

No Layer TextoBot, coloque o Texto que vai ficar no botão. Crie um quadrado de 30x30 (menor que o Movie_Borda). Neste se você quiser deixar uma borda, fica até legal. Agrupe este quadrado (CTRL + G) e alinhe ele no centro do MOVIE.
Você pode usar tanto texto quanto uma imagem, como aparência do botão. A aplicação deste MENU vai conforme a criatividade de cada um, como no exemplo estamos trabalhando com texto, crie um TEXTO e alinhe este texto no centro do MOVIE.
No Layer Botao, coloque um botão invisível. Ele só vai servir pra "startar" a animação e como link. Crie um quadrado de 30x30, selecione ele e pressione a Tecla F8.
Aparece a janela Convert to Symbol. Na janela Convert to Symbol, escolha Button, no campo NAME coloque: Bot01, pressione OK.
Entre na edição do botão, dentro dele arraste o Frame UP até o HIT.
Selecione o botão, pressione a Tecla F8. A janela Convert to Symbol aparece. Na janela Convert to Symbol, escolha Movie Clip e no campo NAME digite: MC_Bot01. pressione Ok. Entre na edição do "MC_Bot01", selecione o objeto interno (Bot01), alinhe o objeto (Bot01) à Left Edge e Vertical Center, na Paleta Align. Escolha os seguintes botões: (se a Paleta Align não estiver sendo exibida, pressione CTRL + K).
Saia da edição do "MC_Bot01". Na sua instância coloque: Bot (se você quiser colocar outro nome, tudo bem, é só lembrar mais pra frente, quando formos usar esta instância na Programação).
Agora só falta criarmos a descrição do botão, que só irá aparecer a partir do momento que a pessoa colocar o mouse sobre o botão, por isto teremos de trabalhar com Layer do tipo Mask. Para confirmar, mova seu mouse sobre qualquer botão do exemplo do MENU acima.
Crie mais dois Layers. O Layer superior você deverá configurá-lo como MASK e o 2º Layer como MASKED.
No Layer MASK, crie um quadrado de 30x30 (não importa a cor, ele não vai aparecer. Estou usando a cor PRETA, tanto no preenchimento, quanto na borda).
Transforme este quadrado em um MOVIE CLIP. Nomeio-o como Movie_Mask, e coloque como instância dele: Mask (se você quiser colocar outro nome, tudo bem, é só lembrar mais pra frente, quando formos usar esta instância na Programação).
Entre na edição deste MOVIE CLIP (Movie_Mask) e alinhe o objeto interno à Left Edge e Vertical Center, na Paleta Align, escolha os seguintes botões: (se a Paleta Align não estiver sendo exibida, pressione CTRL + K).
Saia da edição do MOVIE CLIP (Movie_Mask).
No Layer DESCRICAO, crie um texto como descrição do que teria no Item 1.
Como o texto está no Layer DESCRICAO que é MASKED, ele não aparecerá. Para confirmar, pressione CTRL + ENTER.
Pronto, os objetos necessários para o funcionamento, já foram criados. Agora precisamos inserir a devida programação! Antes de continuarmos, vamos verificar se está tudo em ordem?
Abra a janela MOVIE EXPLORER (Window > Movie Explorer ou F4).
Verifique se está tudo certo, lembrando que o que está dentro do quadrado VERMELHO, são as instâncias, e devem estar corretas, pois se não, a programação não irá funcionar corretamente.
Estando tudo em ordem, vamos em frente!
Certifique-se que você está na edição do MOVIE CLIP (Movie_Bot01).
No PRIMEIRO FRAME do Layer ACTIONS, digite ou escolha na coluna de Actions da janela ACTIONS, esta instrução:
stop();
Entre na edição do MOVIE CLIP (MC_Bot01), vamos colocar as instruções no botão. Se você não estiver vendo o MOVIE CLIP, oculte o Layer MASK!
Selecione o botão, e na janela ACTIONS, digite ou escolha na coluna de Actions da janela ACTIONS, estas instruções:
on (rollOver) { _parent.gotoAndPlay(2); }
Nesta instrução você está fazendo com que o MOVIE CLIP (MC_Bot01), vá até o FRAME 2. Repare bem que estamos dentro do MC_Bot01, por isto estamos colocando _parent.
on (rollOut) { _parent.gotoAndPlay(4); }
Nesta instrução você está fazendo com que o MOVIE CLIP (MC_Bot01), vá até o FRAME 4.
Saia da edição do MOVIE CLIP (MC_Bot01). Crie mais 4 KEY FRAMES na Time Line do Layer ACTIONS do MOVIE CLIP (MC_Bot01).
No FRAME 2, digite ou escolha na coluna de Actions da janela ACTIONS, estas instruções:
if (Graph._xscale == "310") { stop(); } else { Graph._xscale = Graph._xscale + 30; Mask._xscale = Mask._xscale + 30; Bot._xscale = Bot._xscale + 30; }
Nestas instruções, você está verificando se o TAMANHO em % do MOVIE CLIP GRAPH é igual à 310, se for ele para, se não, ele vai aumentando o _xscale de 30 em 30, tanto do GRAPH quanto do MASK e do BOT. O MASK para que apareça a descrição, ele aumenta o TAMANHO do MOVIE (Mask) e assim a área de exibição do LAYER MASK aumenta! E o BOT para que aumente a área de HIT do Botão.
Mas ainda falta um detalhe para que esta etapa funcione! No FRAME 3, digite ou escolha na coluna de Actions da janela ACTIONS, esta instrução:
gotoAndPlay (_currentframe -1);
Pronto! A primeira etapa está concluída. Pressione CTRL + ENTER, ao passar o mouse sobre o botão, você verá que ele vai aumentar conforme o esperado, mas ainda não volta por que não montamos a programação de volta!
Então vamos a ela!
No FRAME 4, digite ou escolha na coluna de Actions da janela ACTIONS, estas instruções:
if (Graph._xscale == "100") { stop(); } else { Graph._xscale = Graph._xscale - 30; Mask._xscale = Mask._xscale - 30; Bot._xscale = Bot._xscale - 30; }
Nestas instruções, você está verificando se o TAMANHO em % do MOVIE CLIP GRAPH é igual à 100, se for ele para, se não, ele vai diminuindo o _xscale de 30 em 30, tanto do GRAPH quanto do MASK e do BOT.
No FRAME 5, digite ou escolha na coluna de Actions da janela ACTIONS, esta instrução:
gotoAndPlay (_currentframe -1);
Terminamos o primeiro botão. Se você precisar aumentar o tamanho do botão, é só aumentar o valor no IF do FRAME 2, faça o teste! Agora só criar outros botões baseado no primeiro e ir alterando o tamanho dele conforme o necessário.
A única coisa que mudará quando tivermos mais de um botão no MENU, é que precisamos fazer o SEGUNDO, TERCEIRO... quantos botões você tiver criado, andarem conforme o movimento do botão ativo, mas é bem simples também, é só acrescentarmos estas instruções no FRAME 2 do Layer ACTIONS de cada MOVIE CLIP:
_root.Bot02._x = _root.Bot02._x + 12; _root.Bot03._x = _root.Bot03._x + 12;Para não haver confusão! Nosso código no FRAME 2, ficará assim:
if (Graph._xscale == "310") { stop(); } else { Graph._xscale = Graph._xscale + 30; Mask._xscale = Mask._xscale + 30; Bot._xscale = Bot._xscale + 30; _root.Bot02._x = _root.Bot02._x + 12; _root.Bot03._x = _root.Bot03._x + 12; }Obs.: Isto supondo que você está trabalhando com 3 BOTÕES, assim como no exemplo, caso contrário, você deve acrescentar este código conforme o número de botões você criou. E lógico, os outros Botões devem seguir a mesma nomenclatura, se o nosso primeiro botão chama Bot01, o segundo irá chamar Bot02, e assim por diante!
No FRAME 4, você deve acrescentar o mesmo código, mas alterando o sinal + para -! Ficaria assim:
if (Graph._xscale == "100") { stop(); } else { Graph._xscale = Graph._xscale - 30; Mask._xscale = Mask._xscale - 30; Bot._xscale = Bot._xscale - 30; _root.Bot02._x = _root.Bot02._x - 12; _root.Bot03._x = _root.Bot03._x - 12; }
Valeu cara tente ai se não conseguir post ae

Edição feita por: Patrique, 22/06/2005, 11:13.
#5
Posted 22/06/2005, 10:55
Crie mais dois Layers e deixe sua Time Line, igual a imagem abaixo:
......
mais nao tem imagem nenhuma....????
#6
Posted 22/06/2005, 11:15

Se vc quiser ver o fla clique no link abaixo para o download
Valeu

Um Abraço
Patrique André
Attached Files
#7
Posted 22/06/2005, 12:18
Mais eh o sequinte... eu qria soh saber como q faz akele efeito q qdo passa o mousea sombra do menu aumenta de tamanha!? saca's
brigado.. t+
#8
Posted 22/06/2005, 16:46
http://www.flashkit....ption&term=menu
Tem centenas de modelos
Talvez la vc encontre oque esteja querendo

Um Abraço,
Patrique André
#9
Posted 22/06/2005, 22:07
Pra aumentar o tamanha daquela sombra amarela eh bem simples,
1 - Cria teu botao
2 - no quadro "sobre" do teu btn cria um MC com o estado inicial do quadrado amarelo, ou seja, comprimido....
3- Muda o centro do quadrado pro canto esquerdo, pra facilitar
4-No MC do quadrado tu coloca lah pelo quadro 5 o estado final dele, esticado...e coloca uma ação de stop.
5- Interpolaçao de movimento basica no MC e pronto....
se era soh isso q tu queria saber num tem erro....
Faloow
Edição feita por: projeto_nerd, 22/06/2005, 22:14.
#10
Posted 23/06/2005, 00:58

Um abraço,
Patrique André
#11
Posted 23/06/2005, 08:53
Brigaduuuu
[]'s
#12
Posted 23/06/2005, 09:39

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