Boa noite,
Tenho um trabalho na disciplina de Lab. de criação e produção em mídia impressa que me pede a LPI dos seguintes tipos de impressão: xilografia, tipografia, flexografia, litografia, offset, offset digital, serigrafia, rotogravura, impressão digital, eletrofotografia, indigo e impressão eletrostática.
Alguém sabe me dizer ou sabe onde posso localizar essa informação???
Grato.
Mauro

Lpi
Started By entchucs, 18/04/2005, 20:21
3 replies to this topic
#1
Posted 18/04/2005, 20:21
#2
Posted 19/04/2005, 12:20
bom, pelo que eu saiba, todos os processos trabalham com variações... ou seja, em offset, por exemplo, pode-se trabalhar com várias lineaturas. desde 100lpi até 200lpi, isso varia de acordo com o substrato e as características do processo.
gostaria de dizer, que a maioria dos dados nesta resposta foram encontrados em sites da internet através de pesquisa no Google.
definição de lineatura:
[quote name='http://www.arquivofotolito.com.br']
Lineatura
1. Número de linhas de pontos de retícula por unidade de medida. Usado para específicar resolução de equipamentos eletrônicos no processamento de imagens. Pode ser LPI (linhas por polegadas) ou LPC (linhas por centímetro). Varia conforme a qualidade pretendida do trabalho, características da tinta e do papel etc. Normalmente, a divisão da resolução de saída pela lineatura deve resultar em um número que, elevado ao quadrado, produzirá a quantidade de etapas (steps) de gradientes máxima que o dispositivo pode gerar.
2. Uma medida linear qualquer. Indica o número de linhas de pontos de retícula por unidade de medida. Usado para específicar resolução de equipamentos eletrônicos no processamento de imagens. Pode ser LPI (linhas por polegadas) ou LPC (linhas por centímentros). Normalmente a divisão da resolução de saída pela lineatura deve resultar em um número que elevado ao quadrado produzirá a quantidade de etapas de gradientes máxima que o dispositivo poderá gerar. Ex.: 2400/150=16 que elevado ao quadrado é = 256 (steps).[/quote]
fonte:
http://www.arquivofo...om.br/glossario
10 LPI / Outdoor & Offset
Monolúcido 75-85 g/m2
65 LPI / Tipografia
Jornal, sulfite, bufon com superfícies ásperas
75 LPI / Tipografia
Acetinados de 2ª classe e cartolinas
85 LPI / Tipografia
Acetinados de 1ª classe, ilustração de 2ª classe, jornal e cartolinas
100 LPI / Tipografia
Ilustração de 1ª classe, couchê de 2ª classe, kraft, flor-post
120 LPI / Tipografia & Offset
Couchê, cartolina, duplex e flor-post
133 LPI / Offset
Couchê, alguns jornais, offset, casca de ovo (Bond e White) e todos suportes de boa qualidade
150 LPI / Offset
Suportes finos para trabalhos delicados (Couchê, casca de ovo super bond)
ACIMA DE 175 LPI / Offset
Pápeis de qualidade superior para trabalhos com extrema riqueza de detalhes
fonte:
http://www.ascensaof....br/suporte.asp
:: xilografia ::
[quote]A xilografia
A xilografia, ou seja, os impressos mediante placas ou chapas inteiriças de madeira, nas quais se gravavam previamente as letras, era praticada pelos chineses desde o século X, enquanto no Ocidente ela seria iniciada pelos monges. Os exemplares xilográficos mais antigos são desenhos de santos, com explicações à margem. A xilografia assinala a etapa imediatamente anterior à impressão tipográfica; pronta a tábua, a tiragem não tinha quase limite. Arte de origem monástica, a xilografia aplicou-se a princípio na estampagem de motivos sacros em panos e tapetes das igrejas. Atraída pelo comércio profano, logo se exercitou na impressão de imagens de santos, cuja procura aumentara com o incremento dado às peregrinações pelo Papa Bonifácio IX - os romeiros compravam - e traziam-nas para suas casas, como lembrança e atestado de presença e como objeto de culto. Das figuras religiosas, estenderam-se os gravadores às de baralho, seduzidos pelo alto preço das cartas de jogar pintadas à mão.
Durante muito tempo se pensou que as figuras profanas houvessem precedido as sagradas. Hoje, contudo, está provado o contrário. De cartas impressas não há data certa anterior a 1470, nem data provável anterior a 1430, enquanto há imagens impressas datadas de 1423, indiscutível, para o São Cristóvão do Mosteiro dos Cartuxos de Buxheim, e a de 1419, aceita com reservas para a Virgem e o Menino Jesus, achada num velho cofre em Malinev. O autor do São Cristóvão, datado de 1423, esculpiu duas linhas de legenda em gótico.
O interesse pelas imagens religiosas impulsionou a xilografia, vulgarizando-a.O que antes era fruto da solidão e paciência dos que viviam nos conventos, transformou-se em artesanato. Das estampas partiram os gravadores para os folhetos e opúsculos, e iriam certamente aperfeiçoar
ainda mais o seu trabalho, se a tipografia não surgisse, para ultrapassar a impressão tabulária.
Dos manuscritos aos caracteres móveis: a quiroxilografia
A transição do manuscrito ao impresso - fase quiroxilográfica - pode ser exemplificada pelo "Exercitium Super Pater Noster", de 1425 aproximadamente. Legendas escritas à mão vêem-se acima de seus dez quadros gravados. Nos vários Apocalipses, alguns gravados e manuscritos, e outros apenas gravados, também se pode constatar esse período de transição. Pelas suas inúmeras edições, a "Bíblia Pauperum" (Bíblia dos Pobres) deve ter sido o livro de maior popularidade, com desenhos em parte atribuídos a Van Eyck. Por outro lado, no "Ars Moriendi", a perfeição do entalhe das letras chama a nossa atenção.
A existência tão breve da impressão tabular provou que a tipografia já estava abrindo caminho. O mundo de Gutenberg reivindicava livros, e colocava ao alcance do inventor todos os elementos que, reunidos e associados, resultariam nos tipos soltos de metal. Havia papel em abundância, quinze vezes mais barato do que o pergaminho; a tinta acabava de surgir, homogênea e indelével, das bem sucedidas experiências de Van Eyck. Adicionando à solução das cores em oleio de linhaça e nozes, umas substâncias resinosas, Van Eyck conseguiu impedir a deterioração, além de
transmitir às tonalidades uma perene frescura e transparência. A prensa de rosca, adequada ao esmagamento das uvas e azeitonas, ao aperto dos livros na encadernação e ao enxugamento do papel nas manufaturas, vinha sendo empregada pelos xilógrafos na tiragem rotineira de estampas e opúsculos.
Dispondo dos meios necessários à tarefa de libertação e multiplicação das letras presas à prancha, os xilógrafos tentaram uni-los, conseguindo efeitos como o da mobilidade do desenho em relação aos textos, e o da mobilidade das letras em relação às linhas, chegando a estampar textos inteiros com caracteres soltos de madeira. Muitos gravadores, ourives e impressores quiseram afirmar seu merecimento como inventores da imprensa, arrebatando de Gutenberg a glória de terem atingido primeiro o termo decisivo e final - a fundição. Suas reivindicações não procedem.
Gutenberg não deve ser reverenciado porque inventou os elementos da tipografia, desde que eram comuns. Seu nome merece honra e gratidão porque reuniu esses elementos, ordenando-os de maneira útil e conseqüente.
É verdade que Janszoon Coster obteve caracteres móveis, em 1437, imprimindo com eles o "Abecedarim", cinco anos antes do primeiro livro de Mogúncia, que foi o primeiro de Gutenberg. Um neto de Mentelin, da Alsácia, afirmou que o avô imprimia com tipos móveis em Estrasburgo, desde 1438. O fato é verdadeiro, com exceção da data, pois ficou provado ser a partir de 1458. Gutenberg preparava o seu invento, nessa época, na mesma cidade em que vivia Mentelin, o que fez nascer a hipótese de que tivesse descoberto o segredo da tipografia. Outra suposta prioridade beneficia o nome do polaco Waldfogel. Por volta de 1445 ele trabalhou com letras de ferro e um "processo de escrever artificialmente", embora não tenha ficado esclarecido se essas letras eram fundidas. Ao que parece, tratavam-se simplesmente das letras dos encadernadores.[/quote]
fonte:
http://www.abn.com.b...ttheca2ante.htm
:: tipografia ::
veja a tabela no começo do post.
[quote]Tipografia
No sentido atual, é simplesmente a ciência e arte da criação e composição de tipos. No sentido original, é um sistema de impressão direta. Usa tinta gordurosa e pastosa; os tipos são fôrmas relevográficas de metal. Originou-se da xilogravura (impressão com blocos de madeira em relevo), originalmente inventada pelos chineses; a prensa de tipos metálicos foi criada em 1440 por Gutenberg. Foi o principal sistema de impressão durante 400 anos. Ainda é usado na impressão de livros, folhetos, cartões de visita, convites e outros produtos de natureza semi-artesanal. Nas demais aplicações, foi substituída por outras tecnologias.[/quote]
fonte:
http://www.arquivofotolito.com.br
:: flexografia ::
Também varia de acordo com a impressão a ser realizada... Veja o que diz o vichenco:
[quote name='vichenco']O que vai determinar a lineatura é o substrato.
Tomemos como exemplo os rótulos pet do Guaraná Antarctica. Alguns fornecedores fazem em rotogravura e outros em flexografia.
Os que fazem em flexo utilizam a lineatura de 133LPI. O que é muito bom para flexo.
Já em papelão ondulado a lineatura pode cair para 60LPI.[/quote]
fonte:
http://forum.wmonlin...howtopic=112594
:: offset ::
Jornais - 133lpi
Offset papel sultite - 133 a 155lpi
Offset papel revestido (couchet) - 155 a 200lpi
:: offset digital ::
algumas simulam as retículas de offset, assim, as lineaturas são semelhantes ao processo offset.
:: serigrafia ::
ou silk-screen. as lineaturas variam de 40lpi a 80lpi, de acordo com o fornecedor.
:: rotogravura ::
já observamos impressos com 200lpi que ficaram ótimos. novamente, pode-se usar várias lineaturas.
:: impressão digital ::
algumas simulam as retículas de offset, assim, as lineaturas são semelhantes ao processo offset.
:: eletrofotografia ::
verifiquei que este é o processo usado em laboratórios de fotografia digital, apenas encontrei a resolução da impressão, que no caso foi de 600dpi.
[quote]Uma categoria que inclui as impressoras a laser, LED, LCD e com deposição de íons. Todas usam um tambor que é carregado eletrostaticamente para formar a imagem que aparecerá na página. A carga elétrica fixa o toner de encontro ao tambor e, em seguida, o toner é transmitido para o papel. A forma como tambor é carregado varia dependendo do tipo da impressora. Ver também ion-deposition printer (impressora com deposição de íons); laser printer (impressora a laser); LCD printer (impressora LCD); LED printer (impressora de fotodiodo).[/quote]
fonte:
http://www.netpedia....home&source=ASP
::indigo::
HP Indigo é uma impressora de médio porte digital com qualidade offset, ou seja, faz impressão dispensando o uso de fotolitos. Acredito que as lineaturas sejam as mesmas de uma impressão offset.

::impressão eletrostática::
pelo que vi, é um processo de impressão digital com tecnologia eletrostática para maior durabilidade do impresso... não encontrei nada sobre lineatura.
obs.: todos estes dados encontrei pesquisando no Google...
gostaria de dizer, que a maioria dos dados nesta resposta foram encontrados em sites da internet através de pesquisa no Google.
definição de lineatura:
[quote name='http://www.arquivofotolito.com.br']
Lineatura
1. Número de linhas de pontos de retícula por unidade de medida. Usado para específicar resolução de equipamentos eletrônicos no processamento de imagens. Pode ser LPI (linhas por polegadas) ou LPC (linhas por centímetro). Varia conforme a qualidade pretendida do trabalho, características da tinta e do papel etc. Normalmente, a divisão da resolução de saída pela lineatura deve resultar em um número que, elevado ao quadrado, produzirá a quantidade de etapas (steps) de gradientes máxima que o dispositivo pode gerar.
2. Uma medida linear qualquer. Indica o número de linhas de pontos de retícula por unidade de medida. Usado para específicar resolução de equipamentos eletrônicos no processamento de imagens. Pode ser LPI (linhas por polegadas) ou LPC (linhas por centímentros). Normalmente a divisão da resolução de saída pela lineatura deve resultar em um número que elevado ao quadrado produzirá a quantidade de etapas de gradientes máxima que o dispositivo poderá gerar. Ex.: 2400/150=16 que elevado ao quadrado é = 256 (steps).[/quote]
fonte:
http://www.arquivofo...om.br/glossario
10 LPI / Outdoor & Offset
Monolúcido 75-85 g/m2
65 LPI / Tipografia
Jornal, sulfite, bufon com superfícies ásperas
75 LPI / Tipografia
Acetinados de 2ª classe e cartolinas
85 LPI / Tipografia
Acetinados de 1ª classe, ilustração de 2ª classe, jornal e cartolinas
100 LPI / Tipografia
Ilustração de 1ª classe, couchê de 2ª classe, kraft, flor-post
120 LPI / Tipografia & Offset
Couchê, cartolina, duplex e flor-post
133 LPI / Offset
Couchê, alguns jornais, offset, casca de ovo (Bond e White) e todos suportes de boa qualidade
150 LPI / Offset
Suportes finos para trabalhos delicados (Couchê, casca de ovo super bond)
ACIMA DE 175 LPI / Offset
Pápeis de qualidade superior para trabalhos com extrema riqueza de detalhes
fonte:
http://www.ascensaof....br/suporte.asp
:: xilografia ::
[quote]A xilografia
A xilografia, ou seja, os impressos mediante placas ou chapas inteiriças de madeira, nas quais se gravavam previamente as letras, era praticada pelos chineses desde o século X, enquanto no Ocidente ela seria iniciada pelos monges. Os exemplares xilográficos mais antigos são desenhos de santos, com explicações à margem. A xilografia assinala a etapa imediatamente anterior à impressão tipográfica; pronta a tábua, a tiragem não tinha quase limite. Arte de origem monástica, a xilografia aplicou-se a princípio na estampagem de motivos sacros em panos e tapetes das igrejas. Atraída pelo comércio profano, logo se exercitou na impressão de imagens de santos, cuja procura aumentara com o incremento dado às peregrinações pelo Papa Bonifácio IX - os romeiros compravam - e traziam-nas para suas casas, como lembrança e atestado de presença e como objeto de culto. Das figuras religiosas, estenderam-se os gravadores às de baralho, seduzidos pelo alto preço das cartas de jogar pintadas à mão.
Durante muito tempo se pensou que as figuras profanas houvessem precedido as sagradas. Hoje, contudo, está provado o contrário. De cartas impressas não há data certa anterior a 1470, nem data provável anterior a 1430, enquanto há imagens impressas datadas de 1423, indiscutível, para o São Cristóvão do Mosteiro dos Cartuxos de Buxheim, e a de 1419, aceita com reservas para a Virgem e o Menino Jesus, achada num velho cofre em Malinev. O autor do São Cristóvão, datado de 1423, esculpiu duas linhas de legenda em gótico.
O interesse pelas imagens religiosas impulsionou a xilografia, vulgarizando-a.O que antes era fruto da solidão e paciência dos que viviam nos conventos, transformou-se em artesanato. Das estampas partiram os gravadores para os folhetos e opúsculos, e iriam certamente aperfeiçoar
ainda mais o seu trabalho, se a tipografia não surgisse, para ultrapassar a impressão tabulária.
Dos manuscritos aos caracteres móveis: a quiroxilografia
A transição do manuscrito ao impresso - fase quiroxilográfica - pode ser exemplificada pelo "Exercitium Super Pater Noster", de 1425 aproximadamente. Legendas escritas à mão vêem-se acima de seus dez quadros gravados. Nos vários Apocalipses, alguns gravados e manuscritos, e outros apenas gravados, também se pode constatar esse período de transição. Pelas suas inúmeras edições, a "Bíblia Pauperum" (Bíblia dos Pobres) deve ter sido o livro de maior popularidade, com desenhos em parte atribuídos a Van Eyck. Por outro lado, no "Ars Moriendi", a perfeição do entalhe das letras chama a nossa atenção.
A existência tão breve da impressão tabular provou que a tipografia já estava abrindo caminho. O mundo de Gutenberg reivindicava livros, e colocava ao alcance do inventor todos os elementos que, reunidos e associados, resultariam nos tipos soltos de metal. Havia papel em abundância, quinze vezes mais barato do que o pergaminho; a tinta acabava de surgir, homogênea e indelével, das bem sucedidas experiências de Van Eyck. Adicionando à solução das cores em oleio de linhaça e nozes, umas substâncias resinosas, Van Eyck conseguiu impedir a deterioração, além de
transmitir às tonalidades uma perene frescura e transparência. A prensa de rosca, adequada ao esmagamento das uvas e azeitonas, ao aperto dos livros na encadernação e ao enxugamento do papel nas manufaturas, vinha sendo empregada pelos xilógrafos na tiragem rotineira de estampas e opúsculos.
Dispondo dos meios necessários à tarefa de libertação e multiplicação das letras presas à prancha, os xilógrafos tentaram uni-los, conseguindo efeitos como o da mobilidade do desenho em relação aos textos, e o da mobilidade das letras em relação às linhas, chegando a estampar textos inteiros com caracteres soltos de madeira. Muitos gravadores, ourives e impressores quiseram afirmar seu merecimento como inventores da imprensa, arrebatando de Gutenberg a glória de terem atingido primeiro o termo decisivo e final - a fundição. Suas reivindicações não procedem.
Gutenberg não deve ser reverenciado porque inventou os elementos da tipografia, desde que eram comuns. Seu nome merece honra e gratidão porque reuniu esses elementos, ordenando-os de maneira útil e conseqüente.
É verdade que Janszoon Coster obteve caracteres móveis, em 1437, imprimindo com eles o "Abecedarim", cinco anos antes do primeiro livro de Mogúncia, que foi o primeiro de Gutenberg. Um neto de Mentelin, da Alsácia, afirmou que o avô imprimia com tipos móveis em Estrasburgo, desde 1438. O fato é verdadeiro, com exceção da data, pois ficou provado ser a partir de 1458. Gutenberg preparava o seu invento, nessa época, na mesma cidade em que vivia Mentelin, o que fez nascer a hipótese de que tivesse descoberto o segredo da tipografia. Outra suposta prioridade beneficia o nome do polaco Waldfogel. Por volta de 1445 ele trabalhou com letras de ferro e um "processo de escrever artificialmente", embora não tenha ficado esclarecido se essas letras eram fundidas. Ao que parece, tratavam-se simplesmente das letras dos encadernadores.[/quote]
fonte:
http://www.abn.com.b...ttheca2ante.htm
:: tipografia ::
veja a tabela no começo do post.
[quote]Tipografia
No sentido atual, é simplesmente a ciência e arte da criação e composição de tipos. No sentido original, é um sistema de impressão direta. Usa tinta gordurosa e pastosa; os tipos são fôrmas relevográficas de metal. Originou-se da xilogravura (impressão com blocos de madeira em relevo), originalmente inventada pelos chineses; a prensa de tipos metálicos foi criada em 1440 por Gutenberg. Foi o principal sistema de impressão durante 400 anos. Ainda é usado na impressão de livros, folhetos, cartões de visita, convites e outros produtos de natureza semi-artesanal. Nas demais aplicações, foi substituída por outras tecnologias.[/quote]
fonte:
http://www.arquivofotolito.com.br
:: flexografia ::
Também varia de acordo com a impressão a ser realizada... Veja o que diz o vichenco:
[quote name='vichenco']O que vai determinar a lineatura é o substrato.
Tomemos como exemplo os rótulos pet do Guaraná Antarctica. Alguns fornecedores fazem em rotogravura e outros em flexografia.
Os que fazem em flexo utilizam a lineatura de 133LPI. O que é muito bom para flexo.
Já em papelão ondulado a lineatura pode cair para 60LPI.[/quote]
fonte:
http://forum.wmonlin...howtopic=112594
:: offset ::
Jornais - 133lpi
Offset papel sultite - 133 a 155lpi
Offset papel revestido (couchet) - 155 a 200lpi
:: offset digital ::
algumas simulam as retículas de offset, assim, as lineaturas são semelhantes ao processo offset.
:: serigrafia ::
ou silk-screen. as lineaturas variam de 40lpi a 80lpi, de acordo com o fornecedor.
:: rotogravura ::
já observamos impressos com 200lpi que ficaram ótimos. novamente, pode-se usar várias lineaturas.
:: impressão digital ::
algumas simulam as retículas de offset, assim, as lineaturas são semelhantes ao processo offset.
:: eletrofotografia ::
verifiquei que este é o processo usado em laboratórios de fotografia digital, apenas encontrei a resolução da impressão, que no caso foi de 600dpi.
[quote]Uma categoria que inclui as impressoras a laser, LED, LCD e com deposição de íons. Todas usam um tambor que é carregado eletrostaticamente para formar a imagem que aparecerá na página. A carga elétrica fixa o toner de encontro ao tambor e, em seguida, o toner é transmitido para o papel. A forma como tambor é carregado varia dependendo do tipo da impressora. Ver também ion-deposition printer (impressora com deposição de íons); laser printer (impressora a laser); LCD printer (impressora LCD); LED printer (impressora de fotodiodo).[/quote]
fonte:
http://www.netpedia....home&source=ASP
::indigo::
HP Indigo é uma impressora de médio porte digital com qualidade offset, ou seja, faz impressão dispensando o uso de fotolitos. Acredito que as lineaturas sejam as mesmas de uma impressão offset.

::impressão eletrostática::
pelo que vi, é um processo de impressão digital com tecnologia eletrostática para maior durabilidade do impresso... não encontrei nada sobre lineatura.
obs.: todos estes dados encontrei pesquisando no Google...

Edição feita por: alexleitte, 19/04/2005, 12:30.
#3
Posted 19/04/2005, 12:36
Magavilha!!!!
Completei meu trabalho!!!!
Muito obrigado pelas informações.
=}
Completei meu trabalho!!!!
Muito obrigado pelas informações.
=}
#4
Posted 26/04/2005, 17:01
se possível, poste um PDF do seu trabalho para que outros usuários o usem como fonte de pesquisa.

claro, se for possível.

claro, se for possível.
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