Jump to content

Photo

Dúvida...300dpi

• Faça o login para participar
9 replies to this topic

#1 ces

ces

Novato no fórum

• Usuários
  • 13 posts
  • Localidade:São Paulo / SP
  • Interesses:._\?carlaum?/_.

Posted 02/03/2005, 16:11

iae galera, tenho uma dúvida que eu sei que é muito simples mais eu naum sei...

quando preciso criar algo pra uma gráfica eu tenho os tamanhos e tenho que coloocar 300dpi e mudar para o CMYK, até ai tudo bem....mas quando eu crio um arquivo desse num programa como o Photoshop, ele aparece uma área de trabalho gigantesca...

Isso é normal por o aquivo ser 300 dpi ?

Tenho que devenvolver o trabalho nessa área gigantesca e depois pra mandar pra gráfica eu mando em qual extenção??

naum sei c consegui passar minha dúvida....

espero que me ajudem...

valeu !

OBS:. como c eu fosse devenvolver no photoshop, naum no corel !
._\?carlaum?/_.

#2 juniorjtb

juniorjtb

12 Horas

• Usuários
  • 171 posts

Posted 02/03/2005, 16:45

por vc deixar em cmyk e em 300dpi o arquivo tera maior qualidade mais não é necessário edeixalo tão grande vc tem que ver as dimensões da sua propaganda para redimensionalo no photoshop ou no corel

#3 ces

ces

Novato no fórum

• Usuários
  • 13 posts

Posted 02/03/2005, 16:52

por vc deixar em cmyk e em 300dpi o arquivo tera maior qualidade mais não é necessário edeixalo tão grande vc tem que ver as dimensões da sua propaganda para redimensionalo no photoshop ou no corel

por exemplo, o arquivo é 15cm X 15cm.....nessa caso c eu criar CMYK com 300dpi o arquivo já será grande, como eu vou dimensiona-lo se o arquivo precisa ser desse tamanho. (estou dizendo no photoshop)

A minha dificuldade é trabalhar com um arquivo que seja maior que minha tela mesmo estando em 1280 x 1024.

Se isso for normal de ficar grande, tudo bem !!!

até mais....valeu
._\?carlaum?/_.

#4 juniorjtb

juniorjtb

12 Horas

• Usuários
  • 171 posts

Posted 02/03/2005, 16:54

ele aumenta a resolução para vc ter certeza do que vc quer aplique as medidas e importe no corel que vc vera as dimensões reais da imagem

#5 core

core

[ 10.3.7 ]

• Usuários
  • 650 posts
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 02/03/2005, 17:00

e . . .

. . . coloque uma margem de sangria de 0,5 cm (p/ não refilarem seu trabalho) . . .

. . . não deixe zerar as áreas claras ("suje o branco" em selective color c/ valores 3 - 3 - 2 - 0) . . .

. . . defina em 300dpi a dimensão exata de saída da imagem (caso offset) . . .

. . . envie p/ fornecedor apenas um .tiff ou eps dcs 2 (caso utilização de cores especiais) . . .

. . . envie o .psd se solicitarem .

abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#6 aLx

aLx

All4PG Adm

• Conselheiros
  • 890 posts
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 02/03/2005, 17:18

vamos lá..
  • 1º. - O que deve ser feito no Photoshop são as imagens, e não o trabalho todo... tudo o que for imagem (foto, sombras, efeitos, etc) deve ser feito lá (no PhotoShop) o que for vetor (textos, fios muito finos, facas especiais, etc) deve ser feito em um programa vetorial, como o CorelDRAW, que você citou;
  • 2º. - Todos os objetos (imagens ou vetores) devem estar no modo CMYK de cor... RGG, CIE LAB, Indexed Colors não servem para saída gráfica;
  • 3º. - As imagens devem estar a 300dpi e com o tamanho exato acrescido da sangria. Dois exemplos:
    1. um cartão de visitas de 95x55mm deve ter o fundo com 105x65mm
    2. um cartaz de formato 2 (640x460mm) deve ter o fundo com 650x470mm (*)
  • 4º. - Deve ser respeitada uma margem de 5mm para dentro do corte, a fim que textos estejam seguros na hora do refile... é mais ou menos como uma sangria ao contrário, isso é chamado de margem de segurança;
  • 5º. - As imagens devem ser salvas primeiramente em PSD com separação das layers e depois uma cópia em TIF ou EPS DCS 2.0 (como disse o C•re);
  • 6º. - Todos os objetos devem ser desenhados no seu tamanho real, mesmo que fique maior que o seu monitor. Para isso use as ferramentas de zoom. Ou seja, um cartaz formato 2 (como eu usei de exemplo) vai ficar enorme e não vai ser possível visualizá-lo todo a 100% (a menos que você use uma tela de 35" ;) );
  • 7º. - Quando for enviar o arquivo para a gráfica ou bureau, verifique se eles recebem o formato que você vai estar enviando... alguns prestadores de serviço não trabalham, por exemplo, com o InDesign;
  • 8º. - Mande cópia das fontes usadas ou converta-as em curvas;
  • 9º. - Prepare uma impressão - pode ser em jato de tinta mesmo - e solicite ao dono do serviço que verifique e revise todos os dados (endereços, telefones, e-mails, etc) a fim de evitar erros e a necessidade de reimpressão, que geralmente corre por conta do responsável, no caso, você!
  • 10º. - Se mesmo assim sobrarem dúvidas, ligue para a gráfica e pergunte a eles o procedimento sobre o qual você tem dúvidas. Tenho certeza de que eles preferem perder 5 minutos esclarecendo o procedimento errado do que fazer o serviço de forma incorreta.
abraços.

=)

(*) os valores de formatos gráficos podem variar de gráfica para gráfica. peça uma tabela de formatos na sua gráfica para melhor aproveitamento dos seus trabalhos. um trabalho montado no tamanho correto pode economizar muito no orçamento final. aproveite e pergunte também se ele não têm uma tabela de cores CMYK, pois a impressão costuma ser muito diferente do que você vê no seu monitor.

Para saber mais, CLICK AQUI!

#7 ces

ces

Novato no fórum

• Usuários
  • 13 posts

Posted 02/03/2005, 18:05

valeu mesmo....core e junior !
._\?carlaum?/_.

#8 Léo_C

Léo_C

Expert

• Usuários
  • 585 posts
  • Localidade:No fim do mundo!!!
  • Interesses:Html, Flash, PhotoShop, Corel Draw, Dw, java script<br />E tudo mais que poder aprender

Posted 02/03/2005, 18:10

Aprendi bastante, isto foi uma aula! :unsure:
Cada um tem o seu estilo de criar, crie e não copie.
As vezes a fonte de inspiração pode vim de uma coisa que nem percebemos.

------------------------------
Posted Image

#9 aLx

aLx

All4PG Adm

• Conselheiros
  • 890 posts
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 02/03/2005, 18:11

e eu???

(oO)

#10 core

core

[ 10.3.7 ]

• Usuários
  • 650 posts
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 02/03/2005, 18:27

e eu???

(oO)

. . . vc, vichenco e kreativ são masters, não vale !

abrasss (hahaha)
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq